TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio De Estagio Tecnico Em Mineração

Monografias: Relatorio De Estagio Tecnico Em Mineração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  1.927 Palavras (8 Páginas)  •  4.336 Visualizações

Página 1 de 8

1. INTRODUÇÃO

Será descrito neste relatório todo trabalho desenvolvido no estágio, desde o primeiro ao ultimo dia. Durante todas as atividades desenvolvidas me possibilitei a ter um maior conhecimento do processo da extração.

O processo de extração do amianto crisotila é muito dinâmico e complexo, e por isso são utilizados vários parâmetros. As frentes de minério são mudadas o tempo todo, conforme a necessidade do tipo de minério a ser lavrado.

A mina de Cana Brava é lavrada a céu aberto, atualmente com duas cavas, cava A e B, em bancadas com altura que variam entre 10 e 13m, com condições que obedecem aos parâmetros técnicos de estabilidade de taludes.

Atualmente a cava A está com 156m de profundidade e com as seguintes dimensões na superfície: 1.450mt no sentido Norte-Sul e 600mt no sentido Leste-Oeste, enquanto a cava B está com 169mt de profundidade, e na superfície com 1.110m no sentido Norte-Sul, e 850mt no sentido Leste-Oeste.

O processo de beneficiamento do amianto crisotila é todo a seco, totalmente enclausurado e com pressão negativa, para garantir a não emissão de particulados. É realizado por meio de vários estágios de britagem para fragmentação da rocha, passa pelo peneiramento, impactação, aspiração e seguido do desfibramento, depois é feita a classificação por tamanho da fibra, homogeneização e por fim o ensacamento.

2. EMPRESA SAMA S/A

Mina de Cana Brava SAMA S/A – Minerações Associadas, em 1962, com a descoberta da jazida de Cana Brava no município de Minaçu (GO), deu se então o inicio de suas atividades, instalada no Norte de Goiás, a empresa fica aproximadamente 510km da capital Estadual Goiânia, e a 381km da capital Federal Brasília, tendo como acesso, GO-132, passando por Alto Paraíso, (160km não asfaltados) fica entre as coordenadas geográficas de 48°13’12” de longitude Oeste e 13°31’59” de latitude Sul, e tendo como acesso principal à estrada pavimentada GO 241.

2.1 Descrições do amianto crisotila

O crisotila é um mineral natural, também chamado de silicato hidratado de magnésio (Mg3SI2O5(OH)4), pertencente ao grupo das serpentinas ou amianto branco. É conhecido por ter uma estrutura fibrosa flexível, fina e sedosa e está geralmente associado a rochas ultramáficas e pode formar jazidas de grande porte, com reserva de milhões de toneladas.

Entre as principais propriedades do crisotila, que chamaram a atenção da indústria, está a resistência mecânica, a tração superior à do aço, a resistência a produtos químicos e microorganismos, boa capacidade de filtragem, isolamento elétrico e acústico, durabilidade, flexibilidade, a facilidade em ser tecido ou fiado e afinidade com o cimento.

Os cientistas acreditam que desde a pré-história o homem primitivo utilizava o amianto para reforçar objetos de argila e cerâmica para aumentar a durabilidade e resistência ao fogo de panelas e outros utensílios.

3. Descrição das atividades desenvolvidas na Mina de Cana Brava SAMA S/A

Durante os seis meses de estagio, tive a oportunidade de conhecer e participar de grande parte do desenvolvimento da mina, tive a honra de aprender com pessoas experientes e com alto nível de conhecimento, elas me instruíram e me ensinaram boa parte do que aprendi na pratica. Hoje sei que para que uma mina funcione não é simplesmente colocar maquinas e equipamentos para rodar, existem uma serie de fatores para que tudo funcione bem, são varias etapas a seguir, desde o planejamento ate o beneficiamento do minério, neste relatório vou descrever todas as etapas que participei.

Todo meu estagio foi feito na área da extração, chegava à empresa por volta das seis horas da manha, me encontrava com o supervisor da mina no estacionamento de camionetes, saiamos andando pela mina para ver como estavam as frentes de lavra. Às oito horas da manha participava da reunião diária que acontecia no mirante da cava B, onde tinha a partição do gerente, coordenador e supervisor da extração, e demais responsáveis das áreas envolvidas. Eram discutidas e expostas todas as dificuldades encontradas no dia anterior, e tomada as decisões importantes de forma que a produção do dia se desenvolva bem. Eram decididas horas e locais do desmonte, prioridades de frente de lavra, segurança do trabalho, umidade do minério no dia e na media do mês, teor do minério, qualidade, disponibilidade de maquinas e equipamentos auxiliares, infraestrutura e tudo que envolve a produção e desenvolvimento da mina.

Depois da reunião o supervisor do turno coloca em praticas tudo que foi discutido, podendo haver mudanças só em caso de extrema necessidade e prioridades do momento.

3.1 PERFURAÇÃO E DESMONTE

Participei de todo o processo de perfuração e desmonte, aprendi e aperfeiçoei na pratica tudo que tinha apreendido na teoria no curso técnico, vou relatar um pouco sobre este assunto.

Para iniciar todo o processo de perfuração e desmonte, primeiro temos que seguir o plano, ele e que indicara o local onde será furado, carregado e desmontado, inicia-se a limpeza do local tirando todo excesso de material estéril ou minério que ali existe, e feita uma leira de proteção, onde transita maquinas e veículos, esta limpeza é feita com pá carregadeira ou pátrola, após a limpeza é feito a marcação das malhas, existem vários tipos de malhas, a malha mais usada e a estagiada, conhecido como pé de galinha, após a marcação das malhas, começa então o inicio da perfuração, ela e feita com perfuratrizes hidráulica, modelo ROC L8, são feito furos com diâmetro de 5 ½ (14cm), geralmente 15º de inclinação, podendo haver mudanças de acordo com a bancada, a variação das bancadas são entre 10 e 18 metros de altura, a área de influência de cada furo varia entre 18 a 32 m2, cada furo desmontado, gera em media cerca de 1.000 t de estério ou minério.São utilizados no carregamento dos furos, explosivos denominados emulsão, com nitrato de amônia, água, óleos, booster, cordel ou tubo de choque, sendo que o tubo de choque é utilizado somente nos desmontes de estéril.

Após o desmonte, a equipe responsável pela detonação e o supervisor do desmonte SAMA, vão ate a carga que foi detonada e analisam, verificam se toda a carga foi desmontada, caso algo esteja errado, exemplo algum furo sem detonar,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com