TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Estagio Final

Ensaios: Relatorio Estagio Final. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/6/2014  •  2.607 Palavras (11 Páginas)  •  674 Visualizações

Página 1 de 11

FUNDAÇÃO ASSISTENCIAL E EDUCATIVA CRISTÃ DE ARIQUEMES - FAECA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE RONDÔNIA- IESUR

FACULDADES ASSOCIADAS DE ARIQUEMES - FAAr

Estagio Básico Escolar – Projeto: “Educar para Evoluir”

Ariquemes

2014

Jéssica Nunes de Almeida

Monique Joana D’arc Alves Garcia

Estagio Básico Escolar – Projeto: “Educar para Evoluir”

Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de nota no componente curricular: Estagio Basico Escolar I, 5º Período do curso de Graduação em Psicologia da FAar - Faculdades Associadas de Ariquemes.

Docente: Prof.ª Daniela Castro de Oliveira

Ariquemes

2014

Sumário

1. INTRODUÇÃO............................................................................4

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA...................................................4

3. LEVANTAMENTO DAS DEMANDAS INSTITUCIONAIS...........6

3.1 A instituição.....................................................................................6

3.2 Recursos Humanos.........................................................................7

4. PROCEDIMENTOS......................................................................7

4.1 Aplicação da intervenção ..............................................................7

5. DESCRIÇÃO DOS RESULTADOS..............................................8

6. DISCUSSÃO................................................................................9

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS ........................................................9

8. Referências Bibliográficas......................................................10

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo discutir sobre os resultados do projeto de intervenção realizado na escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Heitor Villa Lobos. A intervenção faz parte de um projeto realizado pelas estagiárias do 5° período do curso de Psicologia, como requisito parcial de nota no componente curricular Estágio Básico Escolar I.

O tema escolhido para ser trabalhado foi a “indisciplina” dos alunos do ensino fundamental. Para à escolha deste tema foi feito um levantamento de demandas, através de questionários escritos, entrevistas com os professores e alunos, onde os próprios alunos alegaram reconhecimento do mal comportamento em sala de aula. Com base nos dados colhidos no campo de estágio, buscamos por conhecimentos mais profundos sobre a - indisciplina no contexto escolar, bem como por técnicas de como combatê-la, incentivando os alunos a se disciplinarem, ressaltando os pontos positivos, como isso pode ajuda-los futuramente, e também foi mostrado os postos negativos da indisciplina para melhor compreensão. Foi também falado sobre violência escolar, uma vez que a mesma trata-se de agressividade e é causada pela falta de disciplina. Foi pesquisado também sobre a importância de se ter responsabilidade, então foi criado o projeto “Educar para evoluir”,com o intuito de mostrar a importância de seguir as normas, e também para colaborar com a escola, educadores em geral.As orientadoras indicaram duas turmas do ensino fundamental para serem trabalhadas, sendo uma do 8º ano e outra do 9º , uma vez que o mal comportamento destes alunos em sala de aula é alegado pelos educadores da escola, devido à eles terem chegado recentemente, e ainda não se adaptaram as regras, vale ressaltar que o projeto também visou trabalhar a importância de aceitar regras, já que ser disciplinado é seguir as normas.

“A indisciplinaé um das maiores dificuldades enfrentadas pelos

educadores para desenvolverem o trabalho pedagógico.” (apud Parrat-Dayan (2008, p. 21),

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Indisciplina -no dicionário significa: mal comportamento que compromete o convívio social, seria a quebra de regras (Dicionário Aurélio), com base neste conceito Oliveira (2005, p.21) afirma:

“Além de a indisciplina causar danos ao professor e ao processo ensino-aprendizagem, o aluno também é prejudicado pelo seu próprio comportamento: ele não aproveitará que se nada dos conteúdos ministrados durante as aulas, pois o barulho e a movimentação impedem qualquer trabalho reprodutivo.”

Com base no tema trabalhado do mau comportamento no contexto escolar, é importante ressaltar que a escola sofre com o reflexo de uma educação que vem de casa, a falta de limites, já que os pais são, ou ao menos deviam ser, os primeiros educadores, exemplos de seus filhos, nota-se que então o papel de educador, muitas vezes não exercido por estes responsáveis, geram maus comportamentos e afetam o contexto social em que o aluno está inserido, interferindo assim não somente em sua aprendizagem, mas comprometendo o que o professor tem a lecionar aos demais alunos. Porém existem outros fatores que nem sempre é levado em conta pelos educadores da instituição, que a ausência de limites nem sempre é a principal causadora da indisciplina, mas também pela ausência de afetividade dos pais e seus resgate de valores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com