TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTAGIO FINAL EM INFORMÁTICA

Por:   •  3/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.991 Palavras (8 Páginas)  •  1.656 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA

CÂMPUS PORTO VELHO ZONA NORTE

CURSO MULTIMEIOS DIDATICOS

RELATÓRIO DO ESTAGIO FINAL

Escola M. E. I. E. F CRIANÇA FELIZ

MACHADIMHO

Outubro

2015

MARIA PEREIRA FREIRE

RELATÓRIO DO ESTAGIO FINAL

Relatório DO ESTAGIO FINAL do Curso MULTIMEIOS DIDATICOS do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – CâmpusPorto Velho Zona Norte, realizado na Escola M. E. I. E. F CRIANÇA FELIZ, município de MACHADINHO D’ OESTE, com duração de 300 horas, apresentado como requisito para a conclusão do estágio.

Orientador: ELIZABETE PEREIRA NUNES.

MACHADIMHO

Outubro

2015


[pic 3]



AGRADECIMENTO

       Agradeço a toda à equipe da Escola M. E. I. E. F CRIANÇA FELIZ, município de MACHADINHO D’ OESTE, que me recebeu e oportunizou esse Estágio, em especial a supervisora Zélia martes pela gentileza com que me acolheu em sua sala, as professoras, a Inspetora Escolar Inês pela receptividade e disponibilidade com que me transmitiu as informações necessárias para o relatório. A diretora Iraci Freire, que me guiou nesse significativo momento de reflexão e ressignificação da minha profissão.



Epígrafe

    “Ninguém nasce educador ou marcado para ser educador. Agente se faz educador, a gente se forma, como educador, permanentemente, na prática e na reflexão sobre a prática”.

Paulo Freire


Dedicatória

      Dedico este relatório a todos os educadores que estiveram comigo durante o processo de estagio, em especial aqueles que me contagiou com seu entusiasmo, compromisso, ética e competência. Por serem não só educadores, mas formadores de pessoas, e acreditam na Educação como fonte principal para transformar uma nação.


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO.        

2. HISTÓRICO E CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA        10

3 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS        2

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS        5

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        

  1. INTRODUÇÃO.

           A finalidade do Projeto A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM, foi desenvolvido um trabalho interdisciplinar de maneira prazerosa partindo da educação tecnológica, informatização, manuseio dos computadores, estimulando assim uma melhora no aprendizado por meio do Laboratório da escola. Mostrando novas iniciativas como por exemplo : Software de Jogos de varias possibilidades, o computador foi utilizado para propiciar um ambiente interativo de aprendizagem, no qual o aluno constrói seu conhecimento a partir da exploração, da investigação e da descoberta, envolvendo-se em atividades muito mais atraentes e criativas. O presente trabalho teve por objetivo relatar o projeto que foi desenvolvido na Escola Criança Feliz, com os professores, alunos, e funcionários da escola, esteve presente um técnico de informática, Através do mesmo foi realizada uma palestra e outras atividades referentes ao projeto.

        E com esse projeto que concluir meu estagio do Multimeio Didático do Pro Funcionário pelo Ifro. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº 9394/96, o Estágio é uma exigência nos cursos de formação técnica referente à formação profissional, uma vez que oportuniza a ambientação dos estagiários com a área em que atuarão e viabiliza a interação real entre teoria e prática.

A escola atende 511 alunos, e tem uma extensão que atende a quatorze turmas do ensino infantil. Para se tiver uma escola de qualidade em um mundo que vivemos onde tudo é digital, é necessária a implantação e execução da educação tecnológica.  Devendo integrar todos os níveis e modalidades do processo educacional, sendo de forma integral, todos os níveis e modalidades da educação básica, e superior, uma vez que o crescimento da tecnologia veio aumentando e tendo alcançado níveis jamais vistos e, vivi hoje uma era digital sem fronteira. Nesse sentido, cabe à educação um papel de fundamental importância: formar cidadãos comprometidos e capacitados para estarem prontos e preparados para o mercado de trabalho, e garantir um lugar digno na sociedade.

As atividades desenvolvidas tiveram como referencia o bloco da informatização no ensino fundamental em series iniciais, o estagio é de suma importância pelo fato de nos fazer perceber a realidade da escola, dessa forma vivenciei os aspectos físicos, o corpo docente, a didática do professor em sala de aula, e sua formação, onde se percebe o domínio ou despreparo do docente; e minha atuação em sala de aula, é importante verificar o relacionamento do professor e aluno, mas não é só isso o relatório serve para muitas experiências importantes no processo da formação acadêmica. Então o estagio é um processo de aprendizagem indispensável para um bom profissional.

2 HISTÓRICO E CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

O nome da instituição foi inspirado na música “Criança Feliz” retrata o desejo constante de felicidade a todas as crianças, antes ela atendia um total de 50 alunos

No ano de sua criação ela atendia em um prédio alugado com 02 salas de aula, localizado na Avenida Tancredo Neves com a Avenida Getúlio Vargas Com as mudanças que ocorreram no âmbito educacional, a escola foi renomeada alterando sua denominação para pré-escolar Criança Feliz, através do decreto nº582/97 de 25 de Julho de 1997, oferecendo o pré-escolar nível I para crianças de 4 (quatro) anos, pré-escolar nível II para crianças de 5(cinco) anos e pré-escolar nível III para crianças de 6(seis) anos, atendendo um total de 250 alunos. Com o aumento da clientela escolar houve a necessidade de alugar outro prédio com 05 salas de aulas, oferecendo espaço físico suficiente e adequado para atender e comportar o número de alunos. O prédio se localizava na Avenida Castelo Branco.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (353.3 Kb)   docx (378.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com