TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de Estagio Final História

Por:   •  26/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  6.457 Palavras (26 Páginas)  •  549 Visualizações

Página 1 de 26

 [pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

HISTÓRIA – 5º e 6º SEMESTRES

ISAIAS MARINHO DE SOUSA

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO –

5º E 6º SEMESTRES – OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO PRÁTICA NO ENSINO MÉDIO

[pic 3]

Tucuruí

2015

ISAIAS MARINHO DE SOUSA

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO –

5º E 6º SEMESTRES – OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO PRÁTICA NO ENSINO MÉDIO

Trabalho apresentado ao Curso de História da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina  Estágio Curricular Obrigatório III – 5º e 6º Semestres (150 horas)

Orientador: Profa. Taise F. da C. Nishikawa

Tutor eletrônico: Walmir Jeronimo de Mello Ferreira Junior

Tutor de sala: Jefferson Rodrigues Garcia

Pólo de Apoio Presencial: Tucuruí

Tucuruí

2015


INTRODUÇÃO

Este relatório tem a intenção de documentar aqui minha experiência no decorrer do período em que vivenciei na prática tudo que tenho aprendido na teoria. Visa apresentar a descrição do local onde foi realizado o estágio, o período de duração e as atividades desenvolvidas.

O Estágio é um momento de fundamental importância no meio no processo de formação profissional, em que o acadêmico tem a oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos entre a teoria e a prática. O presente relatório de observação foi realizado especificamente na matéria de História do ensino médio e tem como escopo o objetivo de relatar a vivência e a prática de ensino-aprendizagem docente. Foi analisada a prática docente, como a professora faz o planejamento de suas aulas, atividades, trabalhos e avaliações. Foi analisado também questões como postura, didática, material utilizado, infraestrutura da escola e da sala de aula, e tudo que envolve o processo de ensino-aprendizagem, inclusive o comportamento dos alunos.

  1. ESTUDO DE ARTIGO

Ensino  de  História  hoje: errâncias , conquistas e perdas.

O artigo ensino de histórias hoje: errâncias, conquistas e perdas escrito por marcos Antonio da Silva e Selva Guimarães  Fonseca , analisa as tradições de debate do ensino de história no Brasil desde a ditadura de 1964  1984. Alem disso, discute as mudanças, permanências, conquistas e perdas na história da disciplina, assim destacando a importância da cultura escola, a necessidade de dá continuidade da escola como instituição e o diálogo com  formas não escolares de ensino.

O ensino da disciplina vem sendo alvo de pesquisadores que buscam compreender sua historiografia, todas as evoluções e suas errâncias ao longo do caminho. O que podemos observar é que o seu ensino foi alvo de intenso debate, lutas políticas e teóricas no contexto de resistências à política educacional da ditadura civil-militar brasileira, ocorrida de 1964 a1984.

 

O lugar ocupado pelo ensino de História, tanto na LDB como nos PCN, evidencia uma disciplina que tem sido alvo de intensas pesquisas e publicações acadêmicas, como destaca Silva; Fonseca:

Nessa perspectiva, o lugar ocupado pela Historia, apos 14 anos da implantação (LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação – Lei 9.394/96) e 13 anos da divulgação dos Parâmetros Curriculares Nacionais pelo Ministério da Educação, esta, intimamente, imbricado as intencionalidades educativas expressas na política educacional implementada na década de 1990, no contexto político de globalização da economia, de desenvolvimento de novas tecnologias e de consolidação da democracia no Brasil. Esse lugar deriva de mudanças na política educacional e no ensino de Historia, conquistadas no processo de lutas na década de 1980 e, também, a partir da promulgação da Constituição Federal de 1988. (SILVA; FONSECA. 2010, p. 13).

Alguns autores destacam que a ênfase dos PCN no ensino e na aprendizagem de temas e problemas da Historia do Brasil, desde os anos iniciais do ensino fundamental, não tem sido suficientes para o enfrentamento de velhos problemas em muitas realidades do ensino. Dentre eles, o fato de os estudantes ao concluírem essa primeira fase escolar, tem pouco contato direto com a História do Brasil.

O ensino de Historia na educação sempre foi um caso a ser pensado pois desde o principio vem enfrentando dificuldades, o combate dos estudos sociais a desvalorização da Historia, as lutas contras as políticas de precarização da profissão docente, são algumas destas velhas dificuldade a serem enfrentadas no ensino de Historia, que ha anos vem ocorrendo. Mas com o tempo o ensino de Historia vem se fortalecendo devido o crescimento da indústria editorial e das escolas privadas com isso cresceu a pesquisa cientifica cujo objetivo de estudo é o ensino e aprendizagem de Historia. Uma das conquistas alcançadas foi a forma de ensinar Historia, pois não é apenas repetir, reproduzir conhecimentos já existentes, mas sim existir uma produção escolar.

O ensino da disciplina de Historia tem sido objeto de vários estudos, como pesquisas e publicações acadêmicas isso mostra uma preocupação ao ensino de Historia na educação escolar no Brasil. A historia ensinada nas escolas é uma seleção de recortes históricos haja vista que as historias são resultados de interpretações de sujeito históricos da sociedade. Por isso, pode-se afirmar que o currículo escolar é sempre parte de uma tradição seletiva, um perfeito exemplo de invenção da tradição. Nota-se que o currículo da educação básica na importância do ensino de Historia resulta-se em permanente construção na pratica social, um campo de lutas, um processo de inacabamento.

O currículo escolar no ensino de Historia também está implantado na LDB ( Lei de Diretrizes e Bases) da Educação e nos parâmetros curriculares da Educação pelo Ministério da Educação, sendo uma das conquistas na década de 90. Com o tempo o ensino de Historia vai se aprimorando e incluindo diferentes assuntos relevantes que são discutidos no cotidiano da humanidade.  

Um dos grades problemas enfrentado no ensino de historia , que são antigos em muitas realidades escolares são o fato de o aluno concluir uma boa parte da fase da escolaridade sem ter contato com a historia do Brasil. Para resolver esse problema o texto curricular dos PCNs propôs um tema amplo para os dois últimos anos da primeira fase do ensino fundamental em parcerias, debates e experiências anteriores, possibilitou a professores e aluno problematizarem e compreenderem importantes dimensões da historia do Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.3 Kb)   pdf (289.8 Kb)   docx (56.1 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com