TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO DE ESTAGIO FINAL

Por:   •  13/1/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.867 Palavras (12 Páginas)  •  905 Visualizações

Página 1 de 12

INTRODUÇÃO

O estágio supervisionado é um momento de grande importância na vida acadêmica e na nossa graduação. O estágio permitiu a nos alunos do curso de pedagogia uma aproximação com a realidade dentro da sala de aula com a nossa futura profissão de educadores.

As atividades realizadas no decorrer dos estágios foram de extrema importância na construção do nosso conhecimento e desenvolvimento pessoal.

O estágio nos permitiu uma vivencia dentro da sala de aula e isto fez com que pudéssemos refletir de uma maneira diferenciada a relação entre a teoria e a prática.

O estágio ainda nos proporcionou criar um elo entre nós e diferentes instituições de ensino, o que veio a possibilitar a nós alunos uma maior reflexão da realidade e dos habituais problemas enfrentados dentro de uma sala de aula e, também, os desafios enfrentados pelo pedagogo no exercício diário de sua profissão.

O estágio ainda nos oportunizou desenvolvermos habilidades, competências e um comportamento necessário para atuação pedagógica. Consequentemente, o estágio, em suas vertentes, contribuiu para o nosso desenvolvimento como futuros professores de um senso analítico, crítico e criativo desta profissão que escolhemos exercer em nossa vida.

Este seminário final de estágio tem como objetivo abordar os três estágios considerados a meu ver como os mais importantes realizados no decorrer desta graduação. Os estágios que destaquei como mais importantes foram - Estágio em Educação Infantil; Estágio no Ensino Fundamental e Estágio na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Nestes três estágios escolhidos foram analisados ações dentro e fora da sala de aula, porém focando os pontos mais relevantes a serem observados e, ainda realizando uma analise sobre as ações do educador dentro da sala de aula.

2.1 - EDUCAÇÃO INFANTIL

A educação infantil na escola estagiada tem alguns princípios básicos de postura docente, procurando sempre trabalhar de forma construtiva.

A pedagoga diariamente e por inúmeras vezes no decorrer do período que esta dentro da escola se mantém em contato direto com a diretora. A pedagoga esta sempre em ação e não mede esforços para desempenhar suas ações de modo que esteja sempre evidenciando a aprendizagem satisfatória de todos os alunos dentro do âmbito escolar.

Através de suas ações a pedagoga proporciona diversos benefícios para o ambiente escolar e, consequentemente, isso reflete no crescimento educacional dos alunos.

No seu dia a dia a pedagoga:

• Participar da proposta pedagogia da instituição de ensino.

• Elaborar plano de aula semanal e busca maneiras de coloca-lo em prática segundo a proposta pedagógica.

• Zelar pelo desenvolvimento da criança preparando-a para a alfabetização.

• Estabelecer dinâmicas e estratégias de ensino de acordo com as necessidades dos alunos dentro da escola.

No decorrer do estágio foi possível observar que a professora da turma estagiada apresentava um grande compromisso com a escola e com os alunos.

A turma estagiada demonstrava uma grande curiosidade e gostavam de participar das atividades propostas pela professora.

As atividades eram trabalhadas pela professora de forma lúdica. Ao longo do período de estágio observamos as seguintes atividades trabalhadas:

• Os cantos: os cantos eram muito utilizados pela professora, nesta ação havia uma estruturação na qual a professora disponibilizava nos cantos da sala jogos e brinquedos para que as crianças pudessem ficar ocupadas aguardando a chegada dos demais alunos.

• Roda de conversa: Momento onde a criança passava a perceber o quanto é importante dentro da sala de aula, pois este é o momento em que a criança fala é ouvida. A hora da roda é uma atividade em que as crianças são colocadas em círculos para um momento de dialogo aberto onde elas possam se expressar livremente tanto com o professor assim como com os demais alunos.

• Conhecimento musical: Momento em que observamos que através da música a professora trabalhava diferentes expressões corporais com as crianças visando estimular o cérebro, a criatividade e a socialização. A música em sala de aula é uma prática que contribui ricamente para o desenvolvimento da criança por meio dessa ferramenta é possível explorar vários temas incluindo linguagem oral e escrita de forma significativa e prazerosa.

• Artes: Momento em que a professora propunha atividades com as crianças que buscavam estimular o seu desenvolvimento através de brincadeiras com tinta, argila e cola.

• Faz de conta: Momento em que a professora através de suas ações buscava despertar a imaginação do educando.

• Movimento: Momento em que a professora buscava aplicar ações que trabalhassem a coordenação motora e motricidade da criança com o objetivo ajudar a criança a construir a sua imagem corporal.

Finalizando-se esta abordagem cabe ressaltar que a professora durante o período de observação no estágio também trabalhava com aulas expositivas e trabalhos manuais o que contribuía para a diversificação da metodologia empregada dentro do ambiente escolar.

Durante o estágio foi possível observar que os pais da turma estagiada eram participativos na aprendizagem de seus filhos, pois era habitual auxiliarem seus filhos nas atividades em casa, estimularem a brincarem com jogos propostos pela professora que continham números e letras e, ainda, na busca de informações com a professora sobre o comportamento de seus filhos dentro da sala de aula.

A turma estagiada cumpre com todos os combinados propostos pela escola com mediação da professora. Os combinados dizem respeito ao comportamento dos alunos mediante a seus colegas, funcionários da escola, familiares e, ainda com outras situações presentes no âmbito escolar. Estes combinados acabam refletindo em seus comportamentos com orientações como, por exemplo, não chorar, não responder e organizar os brinquedos.

Através da disciplina da turma foi possível observar que esta disciplina presente na sala acompanhada é um resultado do trabalho da professora.

A professora cumpre com todos os objetivos da educação infantil. Ela elabora e executa os planos de aulas, faz o planejamento diário de suas aulas, estimula

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)   pdf (120.1 Kb)   docx (18.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com