TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Trabalho Universitário: RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/8/2013  •  1.583 Palavras (7 Páginas)  •  3.366 Visualizações

Página 1 de 7

CENTRO UNIVERSITARIO UNISEB COC UNISEB INTERATIVO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I Finanças

Simone Ferreira Marques - R.A 68165 Sorocaba/SP

2011

1

Simone Ferreira Marques

Finanças

Relatório de Estagio Supervisionado I, apresentado ao Uniseb Interativo, no Curso de Administração, como pré-requisito para obtenção do titulo de Bacharel em Administração.

Sorocaba/SP 2011

2

SUMÁRIO

1. Introdução .......................................................................................................................................4 2. A Organização ..................................................................................................................................4 3. Área da administração: Finanças .....................................................................................................5 4. Considerações Finais .......................................................................................................................10

3

1. Introdução

O objetivo principal deste estágio foi conhecer a rotina financeira da empresa, na qual pude desempenhar atividades que aprimorou meus conhecimentos teóricos, dando-me a oportunidade de vivenciar problemáticas reais como: atendimento ao público, relatórios de faturamento, controle e elaboração de fluxo de caixa, conferências de faturas, verificação de débitos e etc. Essa experiência consolidou meus conhecimentos adquiridos durante o curso, me preparando mais efetivamente na minha vida profissional.

2. A Organização

Centro do Professorado Paulista – CPP, sede regional de Sorocaba, localizase na Rua Rio Grande do Sul, 434 - Centro – empresa de médio porte, iniciou suas atividades no ano de 1.930 com sua sede central na capital paulista e posteriormente expandiram-se regionais pelo interior chegando a Sorocaba no ano de 1.958, conta hoje com um quadro de 10 funcionários (diretora, vice-diretora, tesoureira, assistente financeiro, auxiliar de escritório, cobrador, 2 auxiliares de limpeza, 2 caseiros). Associação de professores oferece atendimento e serviços no que diz respeito à vida funcional prestando orientações e encaminhamentos de cunho jurídico em favor aos direitos da classe tanto da ativa como aposentado, possui convênios com planos de saúde e médicos particulares além de laboratórios e dentistas, também oferece aos associados cursos de italiano e espanhol a preços diferenciados. Na área de lazer o associado conta com um clube de campo com piscinas, saunas, playground, campo de futebol, quadra poliesportiva, lanchonete, salão de festa e churrasqueiras. A entidade possui também 8 colônias de férias ( Águas de Lindóia, Águas de São Pedro, Campos do Jordão, Itanhaém, Mongaguá, Vila Bandeirantes, Ubatuba e Termas de Ibirá), disponibilizando momentos de lazer e descanso as famílias associadas, além de freqüentes grupos de excursões. A empresa funciona em uma estrutura funcional a autoridade é estabelecida pela função exercida.

4

Diretoria

Vice Diretoria

Tesoureira

Ass. Financeiro

Aux. de escritório

Cobrador

Aux. de Limpeza(2) Organograma da empresa

Caseiros (2)

3. Área da administração: Finanças

Existem diferentes maneiras de se avaliar o desempenho de uma empresa: pela qualidade pela responsabilidade social, ou de forma financeira. As demonstrações financeiras oferecem uma série de dados sobre a empresa. Através da Análise Financeira pode-se avaliar o patrimônio da empresa, as decisões tomadas e conseqüentemente verificar as condições financeiras e econômicas das empresas. É uma excelente ferramenta e um dos elementos mais importantes na tomada de decisões à disposição de qualquer pessoa relacionada à empresa. Este relatório tem como objetivo descrever a situação da empresa, a partir de balanços referentes aos anos de 2008, 2009 e 2010, em seus aspectos financeiros. A partir dos balanços publicados pela empresa, referente aos últimos 3 anos, foi feita uma padronização da disposição de seus dados para que se pudesse ter uma melhor visão da realidade financeira da empresa. No balanço patrimonial, as contas respectivas do ativo e do passivo devem ser agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a analise da situação financeira da empresa.

5

O ativo representa os recursos aplicados em bens e direitos e o passivo representa as fontes de recursos fornecidos por terceiros. O balanço patrimonial é o mais importante das demonstrações contábeis. Parte-se da idéia de uma balança de dois pratos, onde encontramos a igualdade. Já o termo patrimonial refere-se ao patrimônio da empresa. Apresentação do Balanço Patrimonial e demonstração de resultados dos exercícios 2008 e 2010.

6

O orçamento empresarial é traduzir os pressupostos gerais a respeito do planejamento da estratégia empresarial em representações numéricas de mercados e de recursos. As metas de faturamento são a expressão da estratégia de empresa em relação aos mercados; o capital que se aloca aos tomadores de decisões nos diversos centros de responsabilidade reflete a escolha da empresa em matéria de utilização de recursos. Sob essa óptica, elaborar o orçamento faz parte do processo de planejamento. Entretanto, o orçamento também define normas, estabelecendo parâmetros para controle. É o que costumeiramente se chama papel duplo do orçamento. Um orçamento tem as funções de coordenar as atividades da empresa e servir como base de controle ao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com