TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de estagio TST

Por:   •  12/1/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.417 Palavras (10 Páginas)  •  1.187 Visualizações

Página 1 de 10

RELATÓRIO DE ESTÁGIO DO CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

AGRADECIMENTOS

Ao SENHOR DEUS, por ter nos dado forças para enfrentar este grande desafio.

A todos os integrantes da “família” EFONAPE, que estiveram sempre presentes, atuando em nosso favor, durante todo o transcorrer do ano letivo de 2014.

Aos nossos pais, irmãos, filhos, parentes, amigos e colegas. E a todas as pessoas que, de forma direta ou indireta, participaram desta nossa árdua e cansativa, porém, gratificante jornada, em busca do término do Curso Técnico em Segurança do Trabalho do ano de 2014.

Aluno:

• RODRIGO DOS SANTOS COUTINHO

Campos dos Goytacazes, 12 de janeiro de 2015.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO......................................................................................................................4

2. TAREFAS EXECUTADAS DURANTE O ESTÁGIO.........................................................5

2.1. Curso Básico de Operador de Equipamentos Onshore e Offshore..........................5

2.2. Curso de NR 10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade...............7

3. CONCLUSÃO........................................................................................................................9

REFERÊNCIAS........................................................................................................................11

1. INTRODUÇÃO

O campo de atuação profissional no qual vivemos atualmente é muito competitivo. Tal fato nos conduz à necessidade de capacitação constante, o que torna cada aprendizado, durante a vida ativa de trabalho, uma forma de crescimento intelectual e profissional, além de proporcionar uma probabilidade de melhor colocação num mercado de trabalho extremamente concorrido e diante da ávida disputa por uma vaga de emprego.

O Curso Básico de Operador de Equipamentos Onshore e Offshore despertou interesse em razão da necessidade de qualificação numa área de avanço crescente, além de uma maior possibilidade de inserção no setor industrial referente ao ramo de perfuração de poços de petróleo.

Através deste curso, tornou-se possível conhecer todo o funcionamento e todas as etapas desenvolvidas durante as atividades de perfuração de poços de petróleo. Foram adquiridos conhecimentos de operação em diversos equipamentos para controle e limpeza de fluidos de perfuração. Tais procedimentos são essenciais para o sucesso da referida atividade.

E no que tange ao Curso de NR 10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade – é importante ressaltar que se trata de um treinamento indispensável aos profissionais que atuam no setor elétrico (eletricistas, engenheiros e técnicos, dentre outros), em razão de sua exigência legal e, portanto, obrigatória. Porém, vale lembrar que sua importância não se resume somente aos profissionais mencionados, haja vista que todos os colaboradores, ainda que indiretamente, em seus respectivos ambientes de trabalho, vez ou outra terão que lidar com eletricidade. Para tal, torna-se essencial que todos adquiram conhecimentos que os capacitem cada vez mais no sentido de estarem aptos à prevenção de acidentes laborais.

Diante de tal certeza, ressalta-se, portanto, a relevância de ministrar tal curso, de igual modo, aos gestores de risco e profissionais que trabalham na área de saúde e segurança do trabalho. É de extrema importância que tais profissionais mantenham seus conhecimentos sempre atualizados, pois a legislação vigente e o constante desenvolvimento de novas tecnologias geram essa necessidade. Além de resguardar o patrimônio das empresas e organizações, estes profissionais precisam buscar novas qualificações e aprendizados para evitar cada vez mais acidentes de trabalho em prol da valorização da vida.

2. TAREFAS EXECUTADAS DURANTE O ESTÁGIO

2.1. Curso Básico de Operador de Equipamentos Onshore e Offshore

O início das atividades desenvolvidas e aprendidas dentro deste assunto específico foi referente à parte de segurança do trabalho. Foram estudadas técnicas de segurança em manutenção e orientação referentes ao uso de equipamentos de proteção individual e coletiva. A operação e todo o procedimento de manuseio de equipamentos condicionados a essa área de atuação requer uma grande preocupação com a segurança, pois se tratam de equipamentos com peças de movimento constante como esteiras, mangotes, engrenagens, etc.

Foi aprendido, também, sobre o sistema de segurança em manutenção de equipamentos, também conhecido como LOTO (log out tag out). Esta técnica nos ensina a prevenir a ocorrência de acidentes relacionados à deficiência de informação por parte dos envolvidos na operação. Trata-se do conceito de travamento e etiquetagem dos equipamentos para a segurança do operador em caso de acionamento ocasional ou acidental. Baseia-se nas operações de desligamento do equipamento, desligamento de sua chave geral, acionamento de sua botoeira para verificação de energia residual, travamento, etiquetagem e prosseguimento com a manutenção.

A próxima etapa de aprendizado foi sobre o funcionamento e a operação das peneiras vibratórias. As peneiras vibratórias são os primeiros equipamentos utilizados na operação de controle de sólidos no fluido de perfuração. Trata-se de equipamentos em metal, com uma peneira que retém sólidos de granulometria superior a 74µ.

A etapa seguinte foi de aprendizado sobre o funcionamento e operação dos hidrociclones. Os hidrociclones têm funcionamento baseado na força centrífuga e são capazes de eliminar os sólidos com granulometria entre 24 e 44µ.

A quinta etapa de aprendizado foi o conhecimento e operação de centrifugas, com a função de segregar sólidos com granulometria entre 2 e 5µ.

A sexta etapa foi de conhecimento de funcionamento e operação dos equipamentos de gerenciamento de resíduos. O equipamento conhecido como Vert-G tem o seu funcionamento baseado na força centrífuga e, através dele, é coletada uma amostra dos sólidos presentes no fluido, através da qual é realizado o teste

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (112.2 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com