TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio financeiro

Por:   •  17/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  346 Palavras (2 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 2

Boa governança no mercado de capitais

Governança corporativa : Não há definição padronizada, a idéia foi criada baseada grandes corporações, porem também funciona em pequenas organizações, os executivos tem que estar focado nos interesses da organização como um todo.

Existem conselhos administrativos para ajudar nas decisões da diretoria executiva, não podendo haver abuso de poder para não prejudicar os acionistas minoritários,não podendo haver também conflito de interesses.

Os investidores sempre procuram empresas com melhor nivel administrativo de governança para não colocar em risco o futuro de suas ações, os papéis dos excutivos sempre tem que ser separados dos conselheiros, exemplo de mal organização podemos citar a empresa Tulip Mania onde houve varios problemas em sua administração onde havia mais ações do que o proprio produto, neste caso houve conflito de interesses.

Vamos falor um pouco dos estudiosos destacando um deles ; Robert Morks que estudou formas e trouxe transformações para equilibrar os interesses dos acionistas majoritários x minoritário.

Houve uma evolução em termos de governança meados do século XX e XXI depois da revolução industrial,destacando-se alguns dos pricipais modelos de governança , Outsisder system e Insider system ,bem o outsisder os acionistas não se envolvia no comando diário das operações, já no insider system , os grandes acionistas atuavam diretamente e diariamente no comando das operações ,hoje tambem temos comitês para melhorar e discutir tomadas de decisões mais específicas e eficiente .

Mercado de Capitais:Em meados de 1996 tinhamos 5500 compahias de investidores na bovespa, houve algumas crises financeiras tais como a de 2008 onde o mercado ficou muito prejudicado e houve uma quedo nos investimentos .

Já por volta de 2005 e 2006 houve melhoria nas iniciativs institucionais, as organizações começaram a investir mais na bovespa aquecendo novamente o mercado, o noo mercado foi implantado no Brasil por volta de 2002 foi estruturado varias normas para o bom funcionamento do negócio , uma dessas normas entre o nivel 2 impõe que o grupo de conselho tem que ter no minimo 5 menbros enfim novos sistemas de governança corporativa tem sido inovado ao longo do tempo e integrado com grande força nas instituições.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (29.2 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com