TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Campo Eletrico

Monografias: Relatório Campo Eletrico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2013  •  784 Palavras (4 Páginas)  •  1.374 Visualizações

Página 1 de 4

CAMPO ELÉTRICO

Introdução

Do mesmo modo que a Terra possui um campo gravitacional, uma carga Q também tem um campo que pode influenciar as cargas q nele colocadas. Partindo desta analogia, pode-se encontrar:

Assim como para a intensidade do campo gravitacional, a intensidade do campo elétrico E é definida como quociente entre as forças de interação das cargas geradoras do campo Q e de teste q e a própria carga de teste q, ou seja:

Denomina-se campo elétrico o campo estabelecido em qualquer ponto do espaço que estiver sob a influência de uma carga geradora de intensidade Q, de modo que qualquer carga de prova de intensidade q ficará sujeita a uma força de interação - atração ou repulsão - exercida por Q.

Michael Faraday (1791 – 1867) criou um conceito extremamente valioso para se entender este fenômeno. Tendo assim como um dos propósitos do uso de campos elétricos em evitar o conceito de ação à distância.

Segundo Faraday, o campo elétrico se emana de qualquer carga, tanto das positivas quanto das negativas, e que permearia todo o espaço em torno das mesmas. Admitindo ainda que uma segunda carga, colocada na presença da primeira, sentiria o campo elétrico produzido pela primeira carga. Este campo é que seria responsável pelo aparecimento da força elétrica. Mostrando evidências quanto à existência de uma conexão direta entre o campo elétrico e a força eletrostática de acordo com a Lei de Coulomb.

EXPERIMENTO

I - Campo elétrico uniforme.

As linhas de forças se deslocam da placa positiva para a placa negativa, o campo elétrico vai do positivo para o negativo. Sendo todo o campo elétrico um campo de força.

É possível a visualização de padrões de campos elétricos através do alinhamento de uma placa de fubá no óleo de rícino eletrizado por uma máquina Wimshursd.Linhas

de forças do campo entre uma placa e uma esfera

As linhas de força são mais concentradas na ponta, indicando o local de campo mais intenso

Campo nulo no interior de um condutor

No interior da sonda quadrada não formam linhas de força indicando ausência de campo elétrico

II - Campo elétrico em torno de um canudo.

Ao se aproximar do vetor E com um canudo eletrizado, percebe-se uma força de atração e só nota-se o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com