TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório City Tour Centro Velho São Paulo.

Casos: Relatório City Tour Centro Velho São Paulo.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  2.460 Palavras (10 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 10

Relatório

City Tour Centro Velho São Paulo.

No dia 25/09/2012, ás 13h00min horas, nos encontramos em frete a escadaria da Igreja da Sé e iniciamos uma City Tour pelo Centro Velho de São Paulo. A princípio foram 34 alunos do 1° semestre, 18 alunos do 5° semestre, porém não nos fornecido o numero exato de alunos participantes. Para nos auxiliar além da guia Cristiana Rocha e da professora da história da Arte Maria Ângela Raus e do Professor André Braun nos acompanhando foi fornecido um áudio tour onde era narrando todo o percurso.

A city tour teve como objetivo expandir e enriquecer nosso conhecimento cultural, além de nos proporcionar uma vivencia fora da sala de aula.

O metrô rápido e eficiente foi usado pela maioria para chegar ao ponto de encontro. O nosso trajeto foi a pé e caminhamos por ruas bem sinalizadas e as calçadas em bom estado de conservação, apesar do fluxo intenso de pessoas que dificultou a nossa caminhada. Os alunos que nos recepcionou e acompanhou estavam atentos e bem posicionados garantindo segurança e dispersão.

Às 18 horas terminamos o tour cultural.

No Centro Velho visitamos os seguintes pontos:

1. Igreja da Sé: Estilo neogótico começou a ser construída em 1912 e só foi concluída e inaugurada em 1954, no quarto centenário da cidade. Seus amplos espaços são iluminados por vitrais representando cenas da Bíblia, e o órgão italiano

de 12 mil tubos é uma de suas atrações. A igreja abriga os mausoléus do padre Feijó, regente do Império, e do cacique Tibiriçá, chefe indígena catequizado pelos jesuítas. Visitas monitoradas podem ser feitas com profissional capacitado. Pré-agendamento. Não é aberto ao publico.

Avaliação: A desigualdade social é visível e contrasta com a beleza da igreja e em suas escadarias estão o retrato do que é um centro urbano com a dimensão de São Paulo. Alguns moradores de rua dormem nos bancos da igreja contrastando com os turistas que chegam com outro olhar.

2. Lateral da Igreja da Sé: Sua cúpula é inspirada por estruturas renascentistas como o célebre domo da Catedral de Florença e suas colunas laterais reforçam seu estilo neogótico.

Avaliação: A lateral da igreja já é visível na saída do metrô, e sua imponência não a deixa passar despercebido. Sua arquitetura é como um chamado para conhecermos melhor sua riqueza de detalhes.

3. Marco zero: É o ponto zero da cidade, por onde circulam diariamente milhares de pessoas rumo às principais ruas do centro. O monumento tem forma de hexágono e trás símbolos representativos dos estados do Brasil, a partir dali são contadas as distâncias para qualquer localidade de São Paulo e a numeração das ruas.

Avaliação: Achei interessantes os símbolos representativos dos estados, é como se tivéssemos fazendo um tour em volta do monumento

marco zero e saímos dali com informações interessantes sobre do Brasil.

4. Praça da Sé: A praça foi desenvolvida no período colonial junto com uma série de edifícios que ficavam ao seu redor. No início do século XX, porém, com a demolição de vários dos edifícios originais a praça sofreu modificações e assim permaneceu até a segunda metade do século. E na praça onde se localiza a estação Sé do Metrô e nos arredores passa toda linha de ônibus que atende a cidade. A praça é um local de diversidade de pessoas, culturas e situações integrando-se entre elas a estatua do Apostolo São Paulo que é o padroeiro Da cidade.

Avaliação: A visão geral da Praça é caótica, uma multidão de pessoas em sua maioria com expressões de desesperança e cansaço. E possível ver de pastor evangélico, vendedores ambulantes, artistas de rua,mendigos e turistas que fotografam o local. As pessoas circulam apressadas sem noção da riqueza cultural em sua volta.

5. Estatua Padre Jose de Anchieta: São quatro faces do pedestal: a catequese, a primeira missa, dia da Conversão de São Paulo; a defesa da vila pelo cacique Tibiriçá. Na base da coluna, figuras de bronze em alto-relevo representam os indígenas em trabalho braçal. Pouco abaixo do alto-relevo, medalhões, também em bronze, estampam os perfis de autoridades da época: Martim Afonso de Souza,Papa Júlio III (1550 - 1555). Entre os medalhões, vinhas e

folhas de bronze, em relevo, completam a ornamentação.

Avaliação: E estatua está bem conservada, e a impressão é de voltar ao momento histórico ..A estatua mostra o padre em pregação e ao lado o seu trabalho catequese junto aos indígenas. E sua construção foi uma homenagem ao Apostolo Brasil, que juntamente com Manuel de Nóbrega, fundou a Cidade de São Paulo e catequizou os nativos que aqui viviam.

6. Solar Marquesa de Santos: o Solar da Marquesa de Santos, raro exemplar de residência urbana do século XVIII. O pavimento superior conserva até hoje paredes de taipa de pilão e pau-a-pique do c e mantém as características ambientais das intervenções do século XIX, como forros apainelados, pinturas murais e artísticas e pisos assoalhados, entre outras. Trechos de diversas paredes foram deixados aparentes, com o intuito de informar sobre as antigas e as novas técnicas construtivas encontradas no Solar, como a taipa de pilão, o pau-a-pique, a taipa francesa e a alvenaria de tijolos. Quanto ao tratamento dado à fachada, optou-se por conservar sua feição neoclássica, já incorporada à paisagem do centro. O Solar da Marquesa de Santos abriga atividades museológicas e a sede do Museu da Cidade de São Paulo da Divisão de Iconografia e Museus do DPH.

Avaliação: Fiquei impressionada como essa construção do século XVIII cheia de detalhes e tão bem elaborada .Ela nos leva a fazer

uma comparação com o que é era antes na época de muito luxo e glamour,observando a transição que a transformou no que é hoje. Casarão está muito bem preservado.

7. Páteo do colégio: O Páteo marca o local de fundação da cidade de São Paulo. Em 1554, os padres jesuítas José de Anchieta e Manoel da Nóbrega construíram uma casa para alojamento dos jesuítas e um colégio para catequização dos indígenas. Em 25/01/1954 foi celebrada a primeira missa no local que marcou a fundação de São Paulo. O Páteo abriga atualmente a Igreja e o Museu Padre Anchieta e a Biblioteca Padre Antonio Vieira.

Avaliação: É uma verdadeira volta ao tempo. Conserva o acervo histórico e em seu conjunto de edificações brancas e foi onde tudo começou como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com