TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Comercial

Tese: Relatório Comercial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2013  •  Tese  •  1.552 Palavras (7 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 7

Relatório Comercial

Empresa: Apargatas / Av.Senador Salgado Filho, 4501 - Br 101 Km 4 – Neópolis – Natal/RN CEP: 59080-000

Segmento: Fabricação de calçados e artigos esportivos.

1) Análise Interna

* Características (estrutura, tamanho, objetivo, missão) produtos fabricados ou comercializados (descrição, usos, vantagens, benefícios, etc)

* Indicadores de desempenho (evolução nos últimos anos, ponto de equilíbrio, retorno)

Estrutura:

A Alpargatas está sediada em São Paulo e possui 14 unidades de produção no Brasil, sendo seis fábricas e oito satélites.

As operações internacionais próprias estão sediadas em: Buenos Aires, Nova York, Madri, Paris, Londres e Bolonha. Na Argentina, a produção é realizada em oito fábricas distribuídas no país.

A Alpargatas busca aperfeiçoar constantemente suas práticas de governança corporativa, incorporando, ao seu modelo de gestão estratégica, os princípios de transparência, prestação de contas, responsabilidade corporativa e equidade. Pertence ao grupo de empresas Nível 1 de Governança Corporativa da BM&FBOVESPA, comprometendo-se com padrões ainda mais elevados de gestão e comunicação com o mercado.

A governança da Alpargatas é exercida pelo Conselho de Administração e pela Diretoria, que contam com o apoio do Conselho Fiscal, órgão de caráter permanente, de acordo com o Estatuto Social. Todos os conselheiros têm larga experiência profissional e conhecimentos em várias áreas da administração.

A condução dos negócios da Alpargatas é de responsabilidade da Diretoria, composta por um diretor-presidente e por nove diretores. Os executivos estão alinhados aos interesses dos acionistas e têm como foco a criação de valores para a empresa e suas marcas.

Uma das maiores organizações privadas brasileira, presente no mundo todo, o Grupo Camargo Corrêa é acionista estratégico da Alpargatas, detendo 44,2% do capital total.

Missão:

Conquistar os consumidores por meio de marcas e produtos diferenciados e de alto valor percebido, criando valor para acionistas, empregados, fornecedores e clientes, e atuar com responsabilidades social e ambiental.

Valores:

 Comprometimento

Responsabilidade e compromisso com seu papel individual na realização dos objetivos e dos resultados finais da empresa, sejam resultados financeiro, de produto ou de serviços, privilegiando sempre o trabalho em equipe.

 Respeito às pessoas

Construção de um ambiente meritocrático com boas condições de trabalho e oportunidades de desenvolvimento, estimulando a satisfação e o orgulho de contribuir com a empresa.

 Empreendedorismo

Foco no crescimento e na criação de valores, impulsionados pela iniciativa, inovação e transformação de ideias em oportunidades de negócio.

 Satisfação dos consumidores

Conquista da lealdade dos consumidores em razão da clara percepção de superioridade da proposta de valor das suas marcas.

 Ética

Comportamento baseado em princípios de honestidade, integridade e respeito às leis na condução dos negócios e dos relacionamentos.

Marcas alpargatas:

Havaianas, Dupé, Topper, Rainha, Mizuno, Sete Léguas, Meggashop e Timberland.

Foi fundada em 1907, com o nome original de Fábrica Brasileira de Alpargatas e Calçados, pelo escocês Robert Fraser, oriundo da Argentina, em associação com uma indústria inglesa. Robert Fraser havia criado fabricas de Alpargatas na Argentina e no Uruguai.

Iniciou suas produções no distrito da Capital paulista da Mooca. Já em 1909 a empresa - com o nome de São Paulo Alpargatas Company S.A. - encontrava o sucesso na venda de seus produtos graças a utilização das sandálias e lonas na produção cafeeira.

Na década de 1930 o controle acionário da São Paulo Alpargatas foi transferido para a empresa argentina. No entanto, em 1982, após um gradativo processo de nacionalização do capital iniciado em 1948, a São Paulo Alpargatas deixou de ter participação argentina e passou para ao controle do gupo Camargo Corrêa, seu maior acionista.

Superando inúmeras dificuldades ao longo dos cem anos, a companhia tornou-se uma das maiores indústrias calçadistas do Brasil.

Em 2008 adquiriu mais de 60% da Alpargatas Argentina, sua antiga controladora, passando a ser a maior calçadista da América do Sul.

Em 2010, reforçando sua vocação para a comercialização de calçados e artigos esportivos, a Alpargatas vende a operação Locomotiva e os respectivos ativos do negócio.

A Havaianas é líder no mercado brasileiro de sandálias e agora cresce também em outros segmentos e países. A marca bate recorde de produção e estende sua linha lançando a Soul Collection – inovação no portfólio com calçados fechados.

O ano de 2010 é de muitas conquistas e novidades para Havaianas e Dupé, que juntas vendem 216,3 milhões de unidades. Com esse resultado, a Havaianas sustenta a maior participação no mercado brasileiro de sandálias e torna-se referência mundial no segmento.

No início do ano, a Topper aposta no potencial de crescimento do rugby, passando a patrocinar a Seleção Brasileira de Rugby. Globalmente, este é o segundo esporte coletivo mais praticado no mundo.

A Rainha realiza um estudo de branding que dá início ao projeto de reposicionamento da marca com o objetivo de ampliar sua participação no mercado brasileiro de artigos esportivos.

A Alpargatas realiza uma revisão de sua marca institucional e razão social. A nova razão social, de São Paulo Alpargatas S.A. para Alpargatas S.A., transforma-se em um nome sem fronteiras, a caminho da globalização. A nova identidade visual é mais moderna e descontraída, sem perder o elo com a anterior. Essas mudanças retratam a personalidade da equipe da Alpargatas: um time de gente apaixonada e empreendedora que cria calçados, roupas e acessórios.

A ALPA4 (ações da Alpargatas) está entre as dez ações mais valorizadas da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com