TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Desenvolvimento Do Estudante

Por:   •  1/10/2023  •  Dissertação  •  787 Palavras (4 Páginas)  •  19 Visualizações

Página 1 de 4

RELATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO DO ESTUDANTE

De acordo com o que foi observado do estudante Lorenzo Davi até o momento, é possível identificar que seu desenvolvimento pedagógico ainda encontra - se insuficiente e aquém do esperado para a fase de alfabetização prevista para a educação infantil.

No que refere - se ao comportamento do aluno, é possível identificar que ele é um aluno ausente e não cria novas situações. Ele não fica muito tempo concentrado quando encontra obstáculo ele pede para sair de sala preferindo se ausentar, agindo de modo atípico ao que se espera de uma criança na sua faixa etária. O aluno demonstra uma agitação e desorganização além do convencional. O aluno não consegue permanecer sentado por muito tempo e para isso solicita diversas idas ao banheiro, levanta-se a todo momento, espalha diversos objetos, vai à mesa da professora a todo instante, dentre outras ações que o atrapalham, atrapalham seus colegas de classe e atrapalham o desenvolvimento das tarefas realizadas em aula.

Lorenzo Davi demonstra dificuldade em concentrar-se ou manter o foco por muito tempo em qualquer atividade proposta na escola e distrai-se com bastante facilidade.  Quando é necessário desenvolver quaisquer atividades, esquiva-se sob a justificativa de não saber – sendo necessário, com isso, a intervenção do adulto para ele retomar ao solicitado. Quando decide fazê-las, ele muda rapidamente de uma atividade para outra, deixando-as inconclusas. Sendo assim, o aluno não apresenta autonomia para realização das tarefas.

Quanto ao aspecto relacional, Lorenzo Davi se aborrece de forma repentina e, portanto, não responde quando o chamamos para realizar as atividades.

Descrição relacional do estudante

Convive tranquilamente com seus colegas de classe e da escola. Muitas vezes, ele apresenta dificuldade de respeitar a vez do outro, interrompendo falas ou adiantando-se para agir no lugar de outra criança ou adulto. Ao juntar-se com as outras crianças ele age com inverdades. Com isso, Lorenzo Davi se envolve em conflitos, sendo necessária a presença de um adulto o tempo todo por perto para fiscalizar se é verdade ou não sua indagação.

No que diz respeito ao seu desenvolvimento pedagógico, é possível depreender que:

Nas habilidades motora-espacial: o estudante demonstra dificuldade de grafar a escrita, não tem firmeza nas mãos para o colorido ou escrita ficando assim claro o colorido ou a escrita sem precisão, do modo que a intervenção da professora torna - se imprescindível em todos os momentos nos quais o registro escrito é exigido. Como exemplos, o aluno não se situa onde deve fazer o registro do seu nome nas atividades e/ou cabeçalho – movimento habitual e de rotina da turma – e não organiza a escrita em uma sequência esquerda - direita/de cima para baixo.

Cabe destacar, ainda, que a escrita do nome completo não ocorre de modo autônomo, mesmo tendo o aluno como recursos o nome na mesa ou exposto em outros espaços da sala de aula.

Na aprendizagem da leitura: é possível destacar que o aluno embora consiga identificar as letras do alfabeto até aqui apresentadas ele não consegue escreve-las da forma sequêncial sem intervenção e por consequência, não faz as correlações dessas unidades sonoras.

O aluno não sabe a diferenciação entre letras e números e ainda não realiza a escrita do nome completo. Apenas faz o registro do primeiro nome com dificuldade e para o sobrenome precisa da mediação da professora ou do apoio da ficha do nome. Esse movimento ocorre por parte do aluno sem que haja consciência fonológica e correspondência de tais letras com outras palavras cujo som/grafia sejam parecidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (52.7 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com