TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Estagio No Caps

Dissertações: Relatório De Estagio No Caps. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/8/2014  •  1.958 Palavras (8 Páginas)  •  1.687 Visualizações

Página 1 de 8

RELATÓRIO PARCIAL DE ESTÁGIO

Dionatan Coinete do Carmo

Estágio supervisionado CREAS

Ponta Porã

28-02-2014

RELATÓRIO PARCIAL DE ESTÁGIO

Dionatan Coinete do Carmo

Estágio supervisionado CREAS

Trabalho apresentado ao curso de Reabilitação de Dependentes Químicos do IFMS, como parte obrigatória para a obtenção de conclusão de módulo Estágio Supervisionado I. Sob a orientação da Prof.ª Esp. Adriana Langer.

Ponta Porã

28-02-2014

RESUMO

O estágio é uma atividade de caráter educativo e complementar ao ensino, com a finalidade de integrar o estudante em um ambiente profissional, o estágio curricular supervisionado, deve colocar o futuro profissional em contato com as diferentes realidades sociais, econômicas e culturais, proporcionando vivência e experiências que permitam ao estudante desenvolver uma consciência crítica e a capacidade de compreender a realidade e interferir sobre ela.

O CREAS é o Centro Especializado de Assistência Social. É uma unidade pública estatal responsável pela oferta de orientação e apoio especializados e continuados a indivíduos e famílias com seus direitos violados. Para isso, envolve um conjunto de profissionais e processos de trabalho que devem ofertar apoio e acompanhamento especializado.

Ao conhecer as pessoas, percebemos que elas passaram a morar na rua porque tiveram perdas sucessivas, frustrações, desilusões muito fortes, situações econômicas difíceis, e até problemas de saúde mental, ou seja, uma série de situações que desvaloriza a vida. E a vida fica tão desumanizada que as pessoas acabam abandonadas sem terem animo muito menos forças para encarar a realidade e procurar ajuda, é ai que entra o profissional técnico de reabilitação de dependentes químicos e as instituições de apoio

SUMÁRIO

1. O que é estagio..................................................................................................... 06

2. O que é o CREAS................................................................................................. 07

3. Como são realizadas as intervenções?................................................................ 08

4 .Qual sua importância e responsabilidade com a população?.............................. 09

5. Como ocorreu o período de estágio..................................................................... 09

INTRODUÇÃO

Este relatório tem por finalidade de relacionar a minha vivência no campo de estágio supervisionado na área de Técnico em Reabilitação de Dependentes Químicos . Onde posso relatar um pouco do que foi visto e feito no meu estágio, o trabalho do Técnico dentro do CREAS de Ponta Porã MS.

O que é estágio?

Além do conceito generalista, reproduzido com frequência para definir o estágio: atividade de caráter educativo e complementar ao ensino, com a finalidade de integrar o estudante em um ambiente profissional, o estágio curricular supervisionado, deve colocar o futuro profissional em contato com as diferentes realidades sociais, econômicas e culturais, proporcionando vivência e experiências que permitam ao estudante desenvolver uma consciência crítica e a capacidade de compreender a realidade e interferir sobre ela.

Propicia ainda o início de uma rede de relacionamentos profissionais e a confirmação dos interesses para determinada área de atuação diante das possibilidades apresentadas pela profissão.

Cada vez mais, o mercado necessita de profissionais competentes, preparados para lidar com situações novas e para tomar decisões adequadas, baseadas em conhecimentos técnicos e em experiências.

O trabalho intelectual não se transforma em prática por si só e a prática não substitui o conhecimento. Por isso o estágio é importante. Possibilita ao estudante compreender a realidade e os processos, identificar problemas e gerar soluções ao relacionar o conteúdo teórico com as atividades do dia-a-dia, seja nas atividades de trabalho, de relacionamento humano, ou simplesmente como cidadão.

Esse é o principal aspecto a ser desenvolvido nos estágios oferecidos pelo setor público.

O que é o CREAS?

CREAS é o Centro Especializado de Assistência Social. É uma unidade pública estatal responsável pela oferta de orientação e apoio especializados e continuados a indivíduos e famílias com seus direitos violados. Para isso, envolve um conjunto de profissionais e processos de trabalho que devem ofertar apoio e acompanhamento especializado.

O principal objetivo é o resgate da família, e dos direitos violados, potencializando sua capacidade de proteção aos seus membros.

Fortalecer a autoestima dos indivíduos usuários, e seus familiares, para que haja fortalecimento entre os membros da família dos usuários, e reinserção dos mesmos na sociedade.

O CREAS de Ponta Porã MS é localizado no centro da cidade em uma casa alugada e adaptada para o atendimento. Em relação a estrutura organizacional, possui duas áreas, sete salas, sendo uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com