TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Em Caps

Ensaios: Estagio Em Caps. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  7.436 Palavras (30 Páginas)  •  771 Visualizações

Página 1 de 30

O presente relatório tem como objetivo relatar a prática do Serviço Social no campo da saúde mental, junto ao CAPS – Centro de Atenção Psicossocial. O trabalho apresenta um histórico do tratamento dado às pessoas com transtorno mental na infância e adolescência e na fase adulta, bem como também aborda o processo saúde/doença mental em que a qualidade e o modo de vida estão vinculados ao conceito de saúde ao exercício de cidadania. Posteriormente, mostra que o/a Assistente Social contribui para uma visão geral do paciente frente ao seu projeto terapêutico individual, garantindo ao usuário, com transtorno mental, um tratamento digno. Demonstrando as observações e atividades realizadas durante o estágio Supervisionado I do curso de Serviço Social, realizado entre de 02 de abril e 05 de junho 2014, com carga horaria de 120 h.

O estágio supervisionado é de extrema importância, pois é nele que o estagiário observa a:

- Realidade e a demanda dos usuários da instituição, relacionando teoria e prática no campo de Estagio.

- É nesse processo que o estagiário aplica os conhecimentos teóricos e inicia sua preparação para o mercado de trabalho.

A instituição escolhida e que prontamente disponibilizou campo para o estágio foi o Centro de apoio psicossocial CAPS I Pedro Bispo da Cruz Barra das Águas, de Barra dos Coqueiros/ Se. Tendo como coordenadora a Dr. Psicóloga Zelma de Lourdes Ribeiro Andrade, esta é mantida pela secretaria Municipal de saúde sob a direção do Secretário Joaci Souza Santos.

O município de Barra dos coqueiros foi durante a segunda metade do século XVI, a costa sergipana era frequentada pelos traficantes normandos do pau-brasil. Era a barra do rio Sergipe (barra do Cotinguiba, como então era chamado) o ponto preferido por esses aventureiros. Portugal pôs fim à pirataria através da conquista das terras intermediárias entre Bahia e Pernambuco, realizada por Cristóvão de Barros.

Segundo alguns historiadores, o atual Município teria abrigado, nos primeiros anos de sua fundação, a sede do Governo da Capitania de Sergipe-del-Rei - São Cristóvão -, fundada por Cristóvão de Barros em 1589, na costa ocidental da ilha dos Coqueiros, à margem esquerda do rio Sergipe e próximo de sua foz, local que corresponde, hoje, ao da Cidade de Barra dos Coqueiros. Era, então, povoado ou, talvez, apenas cidadela.

A 10 de maio de 1875, por força da Resolução n.º 1028, a antiga Capela de Nossa Senhora dos Mares da Barra dos Coqueiros foi elevada à categoria de freguesia (nunca provida eclesiasticamente). A Lei estadual n.° 525-A, de 25 de novembro de 1953, criou o Município, desmembrado do de Aracaju, compreendendo apenas a ilha de Coqueiros. É constituído de um único distrito, que é termo da Comarca de Aracaju.

O Município estende-se em direção SE-NO, ao longo do litoral atlântico. Vários rios descreem-lhe a fronteira com os Municípios vizinhos: o Sergipe (navegável), com o de Aracaju, a leste; o Pomona e o canal do mesmo nome, na direção SE-NO, com o de Santo Amaro das Brotas; e o Japaratuba, ao norte, com o do mesmo nome. A superfície municipal é de 86 km².

O Município liga-se por via fluvial com o de Aracaju (10 minutos) e Santo Amaro das Brotas (2 horas e 20 minutos). Por via mista, fluvial até Aracaju (10 minutos) e daí, por rodovia - BR-11, SE-2 e SE-4 - (2 horas e 40 minutos) ou ferrovia - VFF Leste Brasileiro - (3 horas), alcança-se o de Japaratuba.

Em Barra dos Coqueiros havia, em 1960, 4 577 habitantes, segundo dados preliminares do último Censo Demográfico. A população urbana de 2 551 pessoas refere-se à cidade, única aglomeração deste tipo existente. Foram contados 982 domicílios. Densidade demográfica: 53 habitantes por quilômetro quadrado.

Distrito criado com a denominação de Barra dos Coqueiros, pela lei municipal nº 84, de 27-011903, subordinado ao município de Aracaju. Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito figura no município de Aracaju, assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950.

Elevado à categoria de município com a denominação de Barra dos Coqueiros ex-povoado, pela lei estadual nº 525-A, de 25-11-1953, desmembrado de Aracaju. Sede no atual distrito de Barra dos Coqueiros ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 31-01-1955.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007. (IBGE)

A População estimada em 2010 foi de 24.976 habitantes, já em 2013 houve crescimento para 27.495. A área da unidade territorial (km²) é de 90,322 e densidade demográfica (hab./km²) 276,52, tendo como Código do Município é 2800605.

Atualmente o município tem como prefeito Airton Sampaio Martins.

2 ESTAGIO SUPERVISIONADO I

2.1 A ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NA SAÚDE MENTAL: UMA ANÁLISE A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CAPS DE BARRA DOS COQUEIROS/SE.

Este estágio teve o objetivo de apresentar uma análise da prática vivenciada pelo estagiário de Serviço Social da Universidade Tiradentes. Sendo o momento em que o aluno tem o contato direto com a realidade a qual se insere cada usuário, tendo assim uma visão de como será a demanda quando efetivado como profissional. Nesse período de Estágio supervisionado I realiza-se a observação da instituição para a elaboração do diagnóstico, perfil dos usuários qual será o público alvo, alvas atividades realizadas na instituição e discussão acerca do projeto de intervenção que será aplicado durante o estágio supervisionado II.

No estágio supervisionado II, serão realizadas as atividades propostas no projeto de intervenção onde o estagiário irá apresentar seu projeto e executá-lo na instituição concedente de estágio, sendo avaliado pelo supervisor de prática.

O estagiário de Serviço Social na área da saúde mental tem como base a experiência vivenciada no CAPS de Barra dos Coqueiros/se. Esta fase do estágio objetivou possibilitar a compreensão e aprofundamento das competências teórico metodológicas, técnico operativas e ético políticas inerentes a atuação do Assistente Social.

Esta inserção do Serviço Social na sociedade se consolidou mediante um serviço especializado que em premissa o Estado, utilizava-se na tentativa de mediar o conflito gerado pelo capital x trabalho. De acordo com Freire (1998),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.4 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com