TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Estágio - Curso técnico Em Alimentos

Casos: Relatório De Estágio - Curso técnico Em Alimentos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/5/2014  •  5.220 Palavras (21 Páginas)  •  874 Visualizações

Página 1 de 21

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA

CAMPUS PORTO SEGURO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Aluno(a): Kézia Ribeiro Gonzaga

Prof. Orientador: Marcello Leite

Porto Seguro, Outubro, 2011.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA

CAMPUS PORTO SEGURO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Aluno: Kézia Ribeiro Gonzaga

Prof. Orientador: Marcello Leite

Porto Seguro, Outubro, 2011.

Agradecimentos;

Primeiramente agradeço a Deus por ter me dado vida, saúde e oportunidades únicas que me fizeram chegar até aqui. Agradeço aos meus pais por todo o apoio necessário, encorajamento e conselhos: eu amo vocês!

Meus agradecimentos às amigas Géssica Carvalho e Michelle Passos, Professores e Mestres André Burigo Leite e Marcello Leite pelo acompanhamento dessa jornada, sem vocês seria impossível a realização desse estágio.

A toda equipe Águas do Porto. Em especial agradeço a Elisabete Castelo Branco pelo monitoramento e dedicação nos meus primeiros passos da qualidade.

A todos que de alguma forma contribuíram para a conclusão do curso e realização deste trabalho, os meus sinceros agradecimentos;

Kézia Ribeiro Gonzaga

“A mente que se abre para uma nova ideia, jamais volta ao seu tamanho original”

Albert Einstein

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

O setor do controle da qualidade vem crescendo muito no Brasil juntamente com a ascensão da indústria alimentícia, decorrente no aumento da expectativa da população que vem se tornando cada vez mais exigente e conhecedora dos seus direitos e deveres na condição de consumidores.

As indústrias de alimentos que vem tornando-se destaque no Brasil e no mundo são aquelas que apresentam uma comissão administrativa agregada à gestão da qualidade, buscando a melhoria contínua em todos os seus processos produtivos.

Segundo Adolfo (2008), atualmente é indiscutível a importância do trabalho com qualidade, em qualquer esfera profissional. A demonstração da competência técnica alicerçada em regras internacionais consensuadas é pré-requisito para a sobrevivência de qualquer empresa.

A empresa Águas do Porto - Indústria de água mineral, situada em Porto Seguro no bairro Imbirussú de Dentro, inaugurada no dia 17/06/2011 vem desde então, estabelecendo as bases da pirâmide da gestão da qualidade a fim de alcançar, no decorrer dos anos, o ponto mais alto da qualidade que é a total conformação às normas da ISO 9001, certificação NSF e ainda, o PNQ - Premio Nacional da Qualidade.

A Águas do Porto emprega hoje, cerca de 29 colaboradores, distribuídos nos setores: administração, comercial e produção. A produção da fábrica concentra-se no envase da linha de galões de 20L, mas já iniciaram as obras e instalações do maquinário para o envase da linha dos produtos descartáveis, que contemplarão as garrafas de 5L, 1.5L, 510mL e 330mL com e sem gás. A nova linha ampliará o alcance dos produtos no mercado consumidor.

Preocupada com a qualidade dos processos produtivos e a garantia na segurança e qualidade da água mineral envasada, a Águas do Porto vem desde a sua inauguração e com a extensão do estágio curricular, realizando a implantação dos programas da qualidade.

2. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Durante o estágio curricular, (01/06 a 09/08) foram realizadas atividades voltadas à gestão no controle da qualidade que visam contemplar a total conformação do produto final às normas de higiene e padronização estabelecidas pela legislação.

Os principais processos desenvolvidos no estágio levaram em consideração a implantação das Boas Práticas de Fabricação, a padronização dos procedimentos operacionais e a apresentação de palestras aos colaboradores da empresa.

3. CONTROLE DA QUALIDADE NA INDÚSTRIA DE ÁGUA MINERAL

3.1 VISÃO GERAL

A água mineral é considerada um alimento, pois nutre, alimenta e sustenta o corpo humano. E como todo alimento, a água corre riscos de contaminação, devendo portanto, receber todos os cuidados e precauções durante o seu processamento. A água é considerada um ambiente propício para o crescimento de microorganismos pois combinada com sais e moléculas orgânicas dispersas no seu meio resulta num ambiente ideal para reprodução microbiológica.

Englobando esta visão, entende-se que o controle da qualidade numa empresa de captação e envase de água, visam alcançar a inocuidade da água produzida, isenta de contaminação física, química ou microbiológica e um produto final com qualidade padrão. A qualidade total significa, entre outros fatores, a ênfase na busca da excelência onde a higiene é assegurada através da efetivação das Boas Práticas de Fabricação por todos os colaboradores envolvidos no processo de produção.

Associado a esses fatores, o processo de envase deve ser feito de maneira asséptica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.7 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com