TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Estágio Educação Especial

Artigo: Relatório De Estágio Educação Especial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2014  •  3.848 Palavras (16 Páginas)  •  4.686 Visualizações

Página 1 de 16

ESTÁGIO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO........................................................................................................03

2 EDUCAÇÃO MUNICIPAL INCLUSIVA E SUAS DIRETRIZES..............................05

2.1 IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA.......................................................05

2.2 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA........................................................05

3 DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO...................................................................................................06

4 PLANO DE ESTÁGIO.............................................................................................11

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................15

REFERÊNCIAS..........................................................................................................16

1 INTRODUÇÃO

O presente relatório refere-se ao estágio supervisionado na Educação Especial e tem como objetivo analisar as políticas educacionais inclusivas atualmente em nosso país, como também relatar a observação realizada no período estagiado, como a investigação do espaço de ação de todos os envolvidos no ambiente escolar, a pesquisa do Projeto Político Pedagógico e sua prática cotidiana acerca da inclusão social na instituição, a organização de todo o espaço escolar e a promoção da acessibilidade a esses locais, o planejamento do professor (a), a organização e disposição dos materiais escolares e demais espaços físicos da sala de aula, os principais obstáculos enfrentados pela escola em relação à inclusão de alunos (as) com deficiências, altas habilidades/superdotação ou transtorno global do desenvolvimento, dentre outras observações que foram realizadas no período estagiado e que serão relatadas no relatório com suas especificidades e clareza para um bom entendimento do processo de inclusão social no ambiente escolar.

O presente trabalho objetiva discutir o valor do estágio no curso de Pedagogia considerando o seu contexto histórico, a sua importância na profissionalização do docente e a sua organização didática pedagógica.

A metodologia do desenvolvimento deste estágio foi coleta de dados na instituição pública, pesquisa em livros que fundamentasse melhor a prática pedagógica na Educação Inclusiva.

O relatório de estágio será composto por: Caracterização da escola (nome, endereço, horário de funcionamento); Concepção Pedagógica da Instituição (ponto de vista do pedagogo da escola sobre temas ligados à sociedade de um modo geral); Descrição e Análise Reflexiva das Atividades de Estágio; Orientações para elaboração do plano de estágio supervisionado – Educação Especial.

Para consolidação do estágio, investiguei a UMEI Sabinópolis (Unidade Municipal de Ensino Infantil), onde tive a oportunidade de ver na prática a realidade do trabalho desenvolvido com crianças de Educação Especial e crianças apontadas como aptas à escola regular. Como é a convivência dos demais alunos com a inclusão, sendo que essa realidade especial ainda é minoria. Como os profissionais da área pedagógica lidam com as diferentes realidades no dia a dia e de que forma contribuem para o desenvolvimento dessas crianças. Quais são os materiais disponíveis e como é à disposição do espaço físico para com esses alunos.

Dessa maneira investigativa e de tantas outras questões abordadas e pesquisadas foram tirados muitos pontos positivos e negativos. Absorvi algumas experiências vivenciadas nesse pequeno período de pesquisa, mas que foram de grande valia para o meu futuro exercício na área pedagógica. Espero que através deste relatório eu possa transparecer ao máximo a minha observação e ação no campo pedagógico inclusivo e regular.

2 EDUCAÇÃO MUNICIPAL INCLUSIVA E SUAS DIRETRIZES

2.1 IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA

O estágio foi realizado na Unidade Municipal de Educação Infantil Sabinópolis que pertence à Escola Municipal Dom Jaime de Barros Câmara, situada à Rua Sabinópolis, número 120, bairro Carlos Prates, CEP 30710-340, localizada na cidade de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais. O contato com a escola pode ser realizado através do telefone (31) 3246-3018 e do Blog http://umei-sabin.blogspot.com.br. A escola oferta atendimento na educação infantil no período matutino e vespertino.

A instituição atende um total de 340 alunos, desse total 12 são alunos em processo de inclusão e dois são alunos da educação do primeiro ciclo que compreende alunos de 0 a 3 anos e o restante alunos do segundo ciclo, que são alunos de 3 a 5 anos e 8 meses.

2.2 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA

O Projeto político pedagógico da UMEI Sabinópolis está em construção. O processo está acontecendo de forma participativa e as educadoras têm dado boas contribuições ao debate. No período que realizei o estágio obrigatório pude observar que foram definidas algumas questões pedagógicas como a concepção de criança, de aprendizagem e desenvolvimento infantil.

Vários pensadores foram fundamentais para os conceitos estabelecidos e debatidos nas reuniões de criação e continuação do PPP. O que ajudou a ampliar o conceito de crianças e suas diversas formas de desenvolvimento. Foram abordados importantes temas para a área infantil, tirados de grandes nomes como, Comênio, Froebel, Decroly,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com