TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Estágio - Educação Especial

Trabalho Universitário: Relatório De Estágio - Educação Especial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2015  •  2.388 Palavras (10 Páginas)  •  519 Visualizações

Página 1 de 10

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

FRANCILENE SANTOS LIMA

HAYDE DAYANNY ABADE HAIDAR AREIA SANTOS

HERMILIANE SILVA SANTOS COSTA

LENILDA VIANA RAMOS DE MIRANDA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO – EDUCAÇÃO ESPECIAL

IMPERATRIZ-MA

2009

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

FRANCILENE SANTOS LIMA

HAYDE DAYANNY ABADE HAIDAR AREIA SANTOS

HERMILIANE SILVA SANTOS COSTA

LENILDA VIANA RAMOS DE MIRANDA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO – EDUCAÇÃO ESPECIAL

Trabalho apresentado à disciplina de Estágio – Educação Especial, no Curso de Pedagogia a Distância da Faculdade Internacional de Curitiba – FACINTER.

Tutor Local: Cátia Zemf

Centro Associado: IMPERATRIZ-MA

IMPERATRIZ-MA

2009

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO .................................................................................... 04

2 CARACTERIZAÇÃO DO CONTEXTO ESTAGIADO .............................. 06

2.1 CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA ................................. 06

2.2 CARACTERIZAÇÃO DA TURMA ESTAGIADA ................................... 04

3 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA INSTITUIÇÃO .................................. 08

4 DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO –

EDUCAÇÃO ESPECIAL .......................................................................... 09

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS .................................................................... 11

REFERÊNCIAS ..................................................................................... 13

INTRODUÇÃO

A Educação especial não é um assunto recente, porém é uma área de estudo relativamente nova no campo da pedagogia, de grande importância estratégica, para que tenhamos uma escola que atenda as modernas exigências de uma sociedade cada vez mais evoluída em termos de conhecimento, em que os avanços das telecomunicações, da informatização e descobertas científicas têm provocado mudanças rápidas e radicais, as quais a escola precisa acompanhar.

Embora tenha havido um grande progresso nas últimas décadas, o que poderia possibilitar uma vida digna para todos, ainda hoje boa parte da população mundial está excluída do crescimento científico e tecnológico. Pois esse conhecimento geralmente está sob o domínio das grandes potências, que ao invés de proporcionar o bem estar de todos, contribui para acentuar as diferenças e para destruir grande parte da natureza, causando danos irreparáveis no equilíbrio ecológico já tão frágil do nosso planeta.

Ainda que o conhecimento tenha se tornado uma necessidade vital, nem todos os cidadãos estão tendo a possibilidade de acesso às informações atualizadas e nem estão conseguindo organizá-las de maneira adequada. É necessário se construir uma relação com o contexto, a partir do uso do conhecimento que o indivíduo já possui sobre o mundo.

Tantas mudanças e avanços estão provocando revisão nos valores tanto públicos, como pessoais, gerando com isso a quebra de consensos e a diversificação de princípios.

Para novos tempos é necessária uma nova escola inclusiva e identificada com o processo de construção de uma vida digna para todos e de uma sociedade mais justa. Uma escola onde a prática pedagógica seja vista como prática de vida, de todos e com todos e permita dar significado as suas vidas, na tarefa de formar cidadãos e cidadãs que integrem e contribuam com sua comunidade.

Necessitamos mais do que nunca de uma escola democrática e verdadeiramente comprometida com a aprendizagem significativa do educando, transformado informações em saberes necessários à vida de seus alunos.

Para acompanhar tantas mudanças e exigências é urgente e imprescindível que a escola se modernize e facilite seus processos burocráticos e pedagógicos.

Para isso é necessário que haja um bom planejamento de todas as atividades e uma constante pesquisa e aprimoramento, através de uma gestão democrática e com a participação de todos os segmentos da escola.

“A realização de pesquisas na Educação Especial fornecerá subsídios para uma melhor atuação na complexa e dinâmica realidade educacional, tendo em vista a diversidade de alunos que ali transitam, a fim de promover o seu acesso aos saberes que compõem o currículo”. BERGAMO, Regiane Banzzato. Pesquisa e prática profissional: educação especial. Curitiba:IBPEX, 2009. 19 p.

Este relatório é referente à contextualização das observações e descobertas do funcionamento administrativo e pedagógico do Centro de Ensino Governador Archer, realizadas nos dias 18 a 21 de agosto do corrente ano, por Francilene Santos Lima, Hayde Dayanny Abade Haidar Areia Santos, Hermiliane Silva Santos Costa e Lenilda Viana Ramos de Miranda, o acompanhamento foi feito por meio de visitas periódicas estipuladas pela disciplina de Estágio – Educação Especial, promovendo e inserindo o contato direto entre o aluno universitário e a escola.

Contato esse de suma importância, pois permite aos alunos do curso de pedagogia, uma visão mais crítica e questionadora da educação inclusiva no País ao deparar-nos com a realidade escolar, impulsionando-os a pensar quanto ao caminho profissional e ético que iremos seguir ao nos formar como educadores e como conduziremos os outros estágios que se darão no decorrer do curso.

A coleta de dados para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com