TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Estágio Educação Fundamental

Dissertações: Relatório De Estágio Educação Fundamental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  2.072 Palavras (9 Páginas)  •  466 Visualizações

Página 1 de 9

PROJETO PEDAGÓGICO

O projeto é gestado no contexto da realidade da escola e vai se construindo no processo cotidianamente. A Escola propõe em seu projeto possibilitar a interação com as crianças e ajudar na construção de seus conhecimentos ampliando as possibilidades de aperfeiçoamento de habilidades.

A escola procura parcerias, levando a família para o convívio escola de seus filhos, estabelecendo vínculos positivos.

A escola esta empenhada na troca de experiências com a comunidade procurando conhecer recursos existentes para facilitar na integração.

Concepção de Educação: Fundamentada na lei nº9394/96, entende a Educação como construção de conhecimentos e desenvolvimento de aptidões, objetivando o pleno desenvolvimento do aluno, o preparo para o exercício da cidadania, bem como a qualificação para o trabalho.

Dessa forma, pode-se considerar que a concepção de Educação do projeto pedagógico vai de encontro com Dermeval Saviani que a entende como um instrumento para a transformação da sociedade no contexto de um projeto de libertação e humanização.

Concepção de Ensino Fundamental: Esta modalidade de ensino é a base para a formação de cidadãos capacitados para progredir na vida acadêmica e profissional. Objetiva a construção do conhecimento para dominar a leitura, a escrita e o cálculo; compreender o ambiente físico, social, político, tecnológico, cultural; formação de atitudes e valores essenciais à vida em sociedade.

RELAÇÃO PROFESSOR ALUNO

A relação professor aluno em todas a serie e bem dinâmica havendo respeito e a procura por um dialogo continuo.

Professores trabalham por meio de projetos interdisciplinares para que o aluno tenha um desenvolvimento pleno e que seja mais agradável o desenvolvimento e apresentação de trabalho alem de aproveitar as habilidades dos alunos e a socialização com trabalho em grupo.

E feito um trabalho de adaptação com os alunos e um trabalho de organização de classe avaliando o desenvolvimento do aluno respeitando seu tempo e buscando seu envolvimento com o ambiente a fim que o aluno tenha seu pleno desenvolvimento.

Ao alunos são avaliados diariamente através de anotações feitas nos diários e analise de seus trabalhos desenvolvidos em sala.

Alem de pedir a participação ativa dos pais no desenvolvimento de seus filhos.

CARACTERIZAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR

A escola fica localizada na zona sul, região do Parque Santo Antônio. Está localizada numa região predominantemente residencial, com bons espaços comerciais próximo. A maioria da comunidade se enquadra nas classes econômicas C e D. A infraestrutura do bairro é insatisfatória, assim como as oportunidades de lazer e cultura.

A escolaridade da comunidade é baixa, mas tem aumentado o número de pessoas que buscam prosseguir nos estudos, sejam completando o ensino médio, como iniciando um curso superior, contribuindo assim para que ocorram mudanças culturais e financeiras no bairro.

A escola tem uma boa infraestrutura, e as condições de salubridade são satisfatórias, no entanto não há ausência de perigo aos educandos quanto à segurança. O acesso dos educandos à escola é feito à pé, pois os mesmos moram nas proximidades da escola.

O prédio escolar não tem estrutura que favoreça a acessibilidade portadores de necessidades especiais locomotoras, porque embora as portas possuam uma largura adequada, as salas de aulas se localizam no piso superior, a escola não conta com elevadores nem rampas de acesso.

A escola atende 952 alunos divididos em 28 turmas, sendo: Fund. I – 09 turmas; Fund. II – 16 turmas e EJA – 03 turmas.

O nome da escola foi sugerido pela comunidade em homenagem ao ator humorístico integrante o elenco trapalhões. Estampado no muro da escola está uma caricatura do Zacaria com uma de suas frases.

“ O sorriso de uma criança vale mais que qualquer coisa neste mundo”

RECURSOS HUMANOS

01 diretor

01 vice-diretor

01 Assistente de Direção

02 coordenadores pedagógicos

02 secretários

04 Auxiliares Técnico de Educação

12 Agentes Escolares e de Apoio

22 professores de Ensino Fundamental I

28 professores de Ensino Fundamental II

01 Professor de Bandas e Fanfarras

10 Profissionais de limpeza – terceirizados

ESTRUTURA FÍSICA

O prédio escolar possui 02 andares, e a unidade conta com a seguinte estrutura:

11 salas de aula

01 laboratório de informática

01 laboratório interdisciplinar

01 Parque

02 Quadras

01 Sala de Leitura

01 Direção

01 Coordenação

01 Sala de Professores

01 Secretaria

01 Cozinha com dispensa

01 Refeitório / Pátio interno

01 Pátio externo

02 banheiros para funcionários

02 banheiros para alunos

01 Arquivo-morto

01 depósito pedagógico

FORMAÇÃO DOS PROFESSORES

As reuniões de formação dos professores ocorrem de Segunda a quinta-feira em dois grupos: fundamental I – das 18:35 às 20:05 horas e fundamental II – das 12:05 às 13:30 horas.

PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO

No início do ano letivo, os professores elaboram o planejamento pedagógico, que é continuamente revisto e adaptado às necessidades dos educandos.

COMUNICAÇÃO DA ESCOLA COM A FAMÍLIA

A escola mantém uma boa comunicação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com