TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Estágio Supervisionado Ed. Infantil

Casos: Relatório De Estágio Supervisionado Ed. Infantil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2014  •  4.311 Palavras (18 Páginas)  •  3.545 Visualizações

Página 1 de 18

RELATORIO DE ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

1- INTRODUÇÃO

O presente relatório de estágio parte da compreensão de que o propósito da escola é que as crianças obtenham os conhecimentos produzidos pela humanidade, ampliem as possibilidades para operá-los, transformá-los e redirecioná-los tendo como meta alocar os avanços da civilização a serviço da humanização da sociedade. Diante disso, o projeto político pedagógico brota da construção coletiva da Educação Escolar. Ele é a tradução maior da organização pedagógica que a escola faz de suas finalidades, a partir das necessidades que lhes estão colocadas diante de recursos humanos e materiais. O projeto político pedagógico ganha coerência e estabilidade à medida que apresenta a realidade na qual se insere, destacando como são organizadas as práticas para trabalhar com sujeitos atenderão, pois seu enfoque é o eixo principal da organização das práticas pedagógicas que serão adotadas pelo educador.

No ensino da Educação Infantil, as instituições se aparelham de acordo com a necessidade social que está culturalmente descrita. No âmbito do currículo, há a significação de como se dará a organização do trabalho pedagógico como explicitação do fazer da escola e do professor, mostrando que sucedem ações ordenadas e amparadas por uma filosofia educacional. E é neste sentido que o professor desempenha papel fundamental, visto que ele organizará o dia a dia das vivências que as crianças terão acesso na Educação Infantil, e bem como os procedimentos que as levarão a atingir maiores níveis de desenvolvimento.

O relatório será realizado no Colégio Estadual Antônio Luiz Lacerda em uma turma de crianças que tem nove anos de idade (4º ano) a professora é Daniele Laís da Silva Roque.

O estágio de Educação Infantil está relacionado às ações que envolvem a docência com o objetivo de observar e analisar o processo de ensino com crianças de baixa faixa etária. É importante conhecer as especificidades do trabalho pedagógico na Educação Infantil, observar, planejar ações a serem desenvolvidas com as crianças e é importante também refletir sobre a prática pedagógica. A realização do estágio representa uma investigação da realidade.

O estágio envolveu atividades de observação, co-participação e participação de aulas sob a supervisão da professora da sala, desenvolvidas no período de 03/06/2013 à 16/10/2013 num total de 210 horas.

No relatório de estágio será abordada a caracterização do contexto estagiado, a caracterização da escola, a caracterização da turma estagiada, a concepção pedagógica da instituição, a descrição e análise reflexiva das atividades de estágio Educação Infantil, o processo de observação do espaço, das instalações e dos equipamentos. A prática educativa: rotina; A prática educativa: aulas. A prática educativa: materiais, espaços, tempo e adaptação, e também um plano de estágio, e por fim as considerações finais.

2 - CARACTERIZAÇÃO DO CONTEXTO ESTAGIADO( SEGUNDO O PPP)

Atividade Prática I

2. 1 - Caracterização da escola (a partir de seu Projeto Político Pedagógico)

O Colégio Estadual Antônio Luiz Lacerda fica situada na Rua 03, S/N no povoado do Espírito Santo no município de Nova Glória – GO. Foi criado pela Lei nº. 8.275 de 08 de agosto de 1977 com o nome Escola Estadual Espírito Santo recebendo o nome de Colégio Estadual Antônio Luiz Lacerda conforme Lei nº. 11.441 de 21 de maio de 1991. O terreno foi doado pelo Sr. Osvaldo Corrêa Cirino ao governo do Estado, representado pelo Exmo.sr. Irapuan Costa Júnior. A área do terreno é de 6.560 m² sendo 427,72 a área construída, a Quadra de Esporte com 576m² tendo uma área livre de 5.556,28m².

Atividade Prática II

Perfil da clientela, da equipe docente e pedagógica, das instalações físicas e recursos utilizados.

A escola dispõe de 32 funcionários, sendo 03 cedidos pela Prefeitura Municipal. Quanto aos servidores administrativos a escola dispõe do diretor, 02 coordenadores pedagógicos, 01 secretário geral, 03 auxiliares de secretaria, 03 servidores de limpeza, 01 gerente de merenda, 03 merendeiras e 02 vigias noturnos. O corpo docente é composto por 14 professores, 09 com curso superior, dois cursando e 03 com Ensino Médio.

A escola funciona no horário das sete horas às vinte e duas horas e quarenta e cinco minutos. No momento atende um total de 182 alunos e os níveis de ensino que a escola atende são:

Ensino Fundamental: terceiro ano ao nono ano.

Ensino Médio: primeira série, segunda série e terceira série.

A maior parte dos alunos é oriunda dos povoados e sítios vizinhos conduzidos pelo transporte escolar de forma bastante responsável e segura. Os pais trabalham em Empresas da região com baixos salários sendo, portanto os alunos considerados muito carentes. O nível de retenção de alunos é pequeno e a evasão é existente por conta da falta de emprego para os jovens. Há grande empenho dos professores, equipe pedagógica e direção em buscar alternativas para sanar as dificuldades dos alunos, oferecendo a recuperação paralela nos contra turnos a todos que apresentam dificuldades de aprendizagem. Os alunos portadores de necessidades educacionais especiais são encaminhados para avaliação médica, psicológica, fonoaudiológica ou psicopedagógica e recebem Atendimento Educacional Especializado.

Alguns pais e outros moradores são colaboradores em atividades promovidas pela escola, projetos, festas e comemorações. Os professores são responsáveis, dedicados e buscam orientação junto à supervisão e em outras fontes para que possam aperfeiçoar o atendimento aos alunos.

A escola desenvolve vários projetos com o objetivo de levar os alunos a formar habilidades e competências essenciais para a sua formação integral. Na escola as aulas de Educação Física acontecem as terças e sextas-feiras em todos os períodos. Especialista em Educação da Subsecretaria atende a escola semanalmente ou quantas vezes se fizerem necessário.

2.2 CARACTERIZAÇÃO DA TURMA ESTAGIADA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com