TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Musica Na Ed. Infantil

Por:   •  16/7/2013  •  4.652 Palavras (19 Páginas)  •  680 Visualizações

Página 1 de 19

UNIVERSIDADE GUARULHOS

CURSO DE PEDAGOGIA

ANA KAROLINE SANTOS TIBURCIO

A MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

GUARULHOS

2013

ANA KAROLINE SANTOS TIBURCIO

A MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalho de conclusão do curso de Pedagogia apresentado à Universidade Guarulhos como parte dos requisitos necessários à aprovação na disciplina Trabalho de Graduação.

Orientador: Vanderlei Maciel.

GUARULHOS

2013

Dedicatória

Dedico este trabalho as pessoas que estiveram ao meu lado incentivando e dando credibilidade em minhas conquistas.

Dedicatória

Agradeço aos meus pais que me incentivaram e acreditaram em meu potencial quando nem eu mesmo, em alguns momentos, não fui capaz de fazê-lo; aos professores, pelo conhecimento e amizade oferecidos, em especial ao Prof. Orientador Vanderlei Maciel.

“Sem a música, a vida seria um erro.”

Friedrich Nietzsche

Resumo

Este trabalho tem por finalidade apresentar uma breve história da música, a sua importância e os benefícios do ensino musical na educação infantil. A música tem o poder de despertar na criança emoções e sentimentos, e através destes meios a criança desenvolve seus aspectos afetivos, sociais, cognitivos e coordenação motora.

O artigo tem por objetivo demonstrar que a música pode ser usada como um rico instrumento para auxiliar no ensino infantil, pois ela facilita o aprendizado da criança de forma interativa, prazerosa e satisfatória para a mente e para o corpo.

Palavras – chave: Educação, Desenvolvimento e Socialização.

Sumário

Introdução

Este texto tem como objetivo entender os benefícios das práticas musicais no desenvolvimento humano e, também, compreender como os resultados dessas transformações se destacam no aprimoramento de outras áreas, emocional, cognitivo e inclusive no aprendizado escolar. Desde que a música se tornou componente curricular nas escolas, não se pode deixar de conhecer as implicações que ela traz para a construção do desenvolvimento infantil e também para a promoção de igualdade e cidadania.

A música é considerada como elemento enriquecedor para o desenvolvimento humano, que proporciona bem-estar e colabora para a ampliação de outras áreas necessárias para a formação plena do indivíduo. Conforme estudos, o aprendizado musical serve como estímulo no período de escolarização, ajudando na apropriação da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.2 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com