TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Medidas E Precisão

Casos: Relatório De Medidas E Precisão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  793 Palavras (4 Páginas)  •  1.119 Visualizações

Página 1 de 4

OBJETIVO

Realizar medições lineares utilizando régua, paquímetro e micrômetro, assim como utilizar a balança de precisão para a medida da massa da folha A4, aplicando a Teoria de Erros e Algarismos Significativos, além de realizar medidas indiretas tal como o volume, a densidade e a gramatura da folha A4 e aprender o manuseio dos instrumentos de precisão.

RESUMO

A primeira parte do experimento consiste na utilização dos instrumentos de medida para dimensionar o comprimento, a altura e a espessura da folha A4, bem como a determinação de sua massa.

Com base nestas medidas, possibilitou-se a realização da segunda etapa do experimento, que consistiu na utilização das medidas diretas para calcular suas medidas indiretas

INTRODUÇÃO TEÓRICA

Nosso dia-a-dia está repleto de elementos que conseguem ser medidos, a altura de uma árvore, a largura de uma porta, o comprimento de uma pessoa…

Ao passar dos anos, houve o avanço da tecnologia e com isso o invento de instrumentos cada vez mais sofisticados para se obter medidas cada vez mais precisas. Porém, como consequência, o custo de cada um desses instrumentos fica elevado.

Há dois tipos de medidas, as diretas e as indiretas. A direta é o resultado da leitura de um instrumento de medida. A indireta é o resultado de uma relação matemática, uma fórmula.

Para a atividade, realizada no Laboratório de Física da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (FEIS), foi utilizada régua, paquímetro, micrômetro e balança, sendo os três primeiros medidos em milímetro (mm), um multíplo do metro (m) e o último medido em grama (g), um múltiplo do quilograma (Kg).

Hoje, o metro é a distância percorrida pela luz no vácuo durante um intervalo de tempo de 1/299.792.458 de segundo. A velocidade da luz é usada por ser extremamente precisa. O padrão de massa do Sistema Internacional (SI) é um cilindro de platina-irídio mantido no Bureau Internacional de Pesos e Medidas, nas proximidades de Paris, ao qual foi atribuída, por acordo internacional, a massa de 1 quilograma. O cilindro tem 3,9 cm de altura e 3,9 cm de diâmetro.

A régua, um instrumento de uso rotineiro, é graduada em cm com 10 subdivisões, portanto sua precisão é de 1mm. O paquímetro é um instrumento usado para medir com precisão as dimensões de pequenos objetos. Trata-se de uma régua graduada, com encosto fixo, sobre a qual desliza um cursor. O paquímetro possui dois bicos de medição, sendo um ligado à escala e o outro ao cursor e sua precisão é de 0,05mm. Com a mesma finalidade de ambos os instrumentos apresentados, o micrômetro se diferencia pela sua maior precisão (0,01mm). A balança de precisão é um instrumento usada para medir massa e, no caso deste experimento, foi utilizada uma de precisão 0,01g.

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Material Necessário

Régua

Paquímetro

Micrômetro

Balança

Folha de papel A4

Primeiramente, utilizamos a régua para aferir o comprimento e a largura da folha. Foram realizadas 3 medições para cada dimensão. Em seguida foram aferidas a espessura e a massa da folha utilizando o micrômetro e a balança, respectivamente, realizando, em ambas, 3 medições. Após o término das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com