TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Química Analítica Prática 03 - Aplicações De Volumetria De Neutralização Análise Do ácido Acético - Vinagre Comercial Concentração Real Da Solução De Hidóxido De sódio Preparado. Titulação Da Solução De ácido Acé

Artigos Científicos: Relatório De Química Analítica Prática 03 - Aplicações De Volumetria De Neutralização Análise Do ácido Acético - Vinagre Comercial Concentração Real Da Solução De Hidóxido De sódio Preparado. Titulação Da Solução De ácido Acé. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  1.103 Palavras (5 Páginas)  •  1.703 Visualizações

Página 1 de 5

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

CATARINENSE – CAMPUS SANTA ROSA DO SUL

Prática 03 – Aplicações de volumetria de neutralização

Análise do ácido acético – Vinagre Comercial

Concentração Real da solução de Hidóxido de sódio preparado.

Titulação da solução de ácido acético.

Relatório realizado para obtenção de nota parcial para a disciplina de Química Geral e Analítica, lecionado pela Professora Edivaltrys Inayve, realizado pelos acadêmicos: Carolina Roncato, Guilherme Macedo, Juliana Claudino, João Mario Lemes, Luana Silva Franceschetto e Marcos Muller Lauxen

SANTA ROSA DO SUL

2014

INTRODUÇÃO

Na análise titulométrica, o constituinte desejado é determinado medindo-se sua capacidade de reação contra um reagente adequado usado na forma de uma solução com concentração exatamente conhecida, chamada solução padrão. A solução padrão é adicionada progressivamente à solução contendo o constituinte até completar a capacidade de reação deste último. A quantidade do constituinte é determinada em função do volume ou peso da solução padrão gasto na titulação. (Alcides, 1982)

A acidez total do vinagre é convenientemente determinada mediante titulação com uma solução padrão alcalina em presença de fenolftaleína. Embora no vinagre existam outros ácidos orgânicos, o resultado é expresso em termos de ácido acético, em média 4 a 5 % da composição do vinagre. (Alcides, 1982)

O intuito da analise volumétrica é determinar a quantidade de substancias desconhecida por meio de medidas de volumes, fazendo reagir uma solução de concentração conhecida (padrão) com a amostra cuja concentração ou quantidade é desconhecida. (CONSTANTINO, 2004).

Na analise volumétrica o reagente de concentração conhecida é o titulante e a substancia com a concentração desconhecida é o titulado, em uma titulação pequenos volumes da solução de reagente (titulante) são adicionados ao titulado até que a reação termine. A esse término dar-se o nome de ponto de equivalência, ou o ponto final da titulação.

O ponto de equivalência ocorre quando a quantidade de titulante adicionado é a quantidade exata necessária para uma reação estequiométrica, ou seja, neste ponto o numero de mols de OH ou (H) adicionados como titulante é igual ao numero de mols existente no titulado. O sucesso da técnica se dar em detectar esse ponto. (HARRIS, 2005)

O ponto final da titulação é observado através da mudança de coloração, para isso se faz necessário o uso de um indicador adequado capaz de permitir a visualização deste ponto, podemos destacar como exemplo a fenolftaleína que é um indicador de pH a sua cor muda a valores de pH entre 8,2 e 9,8.

Objetivo

O Objetivo do presente trabalho é determinar o teor de ácido acético no vinagre por titulometria de neutralização.

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

MATERIAIS E REAGENTES:

1 Bureta de 25 mL

2 Béqueres de 50 mL

1 Balão volumétrico de 100 mL

4 Erlenmeyers de 250 mL

1 Pipeta volumétrica de 5 mL

1 Espátula

1 Frasco lavador com H2O destilada

1 Suporte universal

1 Garra para bureta

Hidróxido de sódio 0,1 mol/L

Fenolftaleína (Indicador)

Vinagre (solução de ácido acético comercial)

Biftalato de potássio (HOOCC6H4COOK)

Balança analítica

MÉTODOS:

Procedimento 01 - Para determinar a Concentração Real da solução de hidróxido de sódio preparado, pesou-se em uma balança analítica com o auxílio de um béquer e espátula 0,20 g de biftalato de potássio HOOCC6H4COOK (biftalato de potássio). Realizou-se esse procedimento por 2 vezes, em seguida adicionou-se a massa pesada de biftalato de potássio uma quantidade de água para fazer a diluição e transferência para o erlenmeyer e adicionou-se 3 gotas de fenolftaleína.

Colocou-se a solução de hidróxido de sódio na bureta, acertando o ponto zero da mesma. Utilizou-se um papel branco sob o erlenmeyer para melhor visualização do ponto de equivalência da titulação. Iniciou-se a adição de hidróxido de sódio, sempre agitando o erlenmeyer com a solução de biftalato de potássio, cuidadosamente e controlando a passagem da base pela torneira da bureta até observar a mudança de cor (rosada), fechou-se imediatamente a torneira da bureta.

Para a realização da segunda titulação preencheu-se a bureta até alcançar o ponto zero da mesma.

Anotou-se o volume de hidróxido de sódio gasto na titulação para posteriores cálculos;

Procedimento 02 - Para a Titulação da solução de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com