TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Química Geral

Artigos Científicos: Relatório De Química Geral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2014  •  1.870 Palavras (8 Páginas)  •  736 Visualizações

Página 1 de 8

1. Introdução

As atividades desta aula prática visam comprovar experimentalmente a ocorrência das reações químicas, bem como evidenciar os tipos de reações de maior interesse, oportunizando, ainda, a prática do equacionamento de reações químicas a partir da constatação da sua ocorrência em experimentos laboratoriais. Estas atividades oportunizarão, também, a vivência prática com operações básicas de laboratório, entre elas a filtração simples e as medidas de volume por meio das pipetas.

2. Reações de Análise ou de Decomposição

São aquelas em que uma substância sofre decomposição, originando duas ou mais como produtos.

AB A + B

2.1. Prática Experimental: decomposição térmica do dióxido de chumbo

a) Em um tubo de ensaio limpo e seco está disponível uma quantidade de dióxido de chumbo (PbO2) adequada para a execução do experimento.

b) Por meio de uma agarradeira metálica, prenda o tubo de ensaio pelo seu terço superior e fixe-a a uma haste de ferro de tal forma a posicionar o tubo de ensaio em um ângulo de 450 e com o fundo a aproximadamente 20cm da bancada.

c) Aqueça fortemente o tubo de ensaio com a chama oxidante do bico de Bunsen, ao mesmo tempo em que mantém um palito de madeira em brasa na saída do tubo de ensaio (parte interna do tubo).

d) Observe com atenção o ocorrido com o palito de madeira durante o aquecimento, registre suas observações, equacione a reação ocorrida e conclua a respeito do resultado obtido.

Durante o aquecimento, o palito ascendeu novamente, desfiando a madeira.

Equação: PbO2 ----->

3. Reações de Síntese (ou de Composição) e Reações de Dupla Troca

3.1. Atividade preparatória (para os procedimentos 3.2. e 3.3.)

a) Em um béquer de 100mL coloque cerca de 2g de Óxido de Cálcio (CaO). Observe suas características e registre.

b) Acrescente 40mL de água destilada e, por meio de um bastão de vidro, agite bem o conteúdo do béquer à fim de dispersar todo o sólido.

c) Deixe o conteúdo do béquer em repouso por cerca de 30 minutos e, após, observe o resultado obtido, identifique o tipo de mistura obtida e registre.

d) Torne a agitar o conteúdo do béquer e filtre a mistura por meio de filtração gravitacional (ou filtração simples), recolhendo o filtrado em outro béquer limpo e seco. Observe os resultados obtidos e registre.

e) Identifique cinco (5) tubos de ensaio por A, B, C, D e E e transfira para cada um deles 3mL do filtrado obtido acima. Reserve estes tubos para os procedimentos que seguem (3.2 e 3.3).

a) e b) liquido não transparente branco.

C )liquido esbranquiçado transparente

D ) filtrado Liquido transparente, enquanto no papel ficou uma mistura densa branca

3.2. Reações de Sintese

São aquelas em que duas ou mais substâncias simples e/ou compostas reagem originando uma única substância como produto.

A + B AB

Prática Experimental

a) Ao tubo de ensaio identificado por A, acrescente 2 a 3 gotas de solução alcoólica de fenolftaleína e agite bem o conteúdo. Observe o resultado, registre e conclua sobre o ocorrido nos itens “a” e “b” da Atividade Preparatória (3.1.) Equacione a reação ocorrida.

A solução ficará com caráter básico. Se estiver marcada com Fenolftaleína ficará com uma cor avermelhada/roxa.

Apresentou coloração rósea forte

De acordo com a reação proposta: CaO + H2O ----> Ca(OH)2

OBS.: a fenolftaleína é uma substância orgânica solúvel em álcool e que, na presença de ácidos, manifesta-se incolor e, na presença de bases (ou hidróxidos), apresenta coloração violácea (ou rósea).

3.3. Reações de Dupla Troca ou Dupla Substituição

São aquelas nas quais duas substâncias compostas reagem, mediante a troca ou permuta entre seus cátions e ânions, produzindo duas substâncias compostas diferentes das originais.

A+ B- + C+ D- A+ D- + C+ B-

OBS.: Precipitado (ppt.) é um sólido (material insolúvel) produzido em um meio líquido homogêneo.

Prática Experimental

a) Ao tubo de ensaio identificado por B introduza a extremidade de uma pipeta no líquido aí contido e, com cuidado, sopre um pouco do ar contido nos seus pulmões para dentro do líquido até que ocorra alguma modificação perceptível. Observe e registre.

O líquido ficou branco.

b) Paralelamente, em um outro tubo de ensaio limpo e seco, coloque o mesmo volume de água destilada e, por meio de outra pipeta, sopre para dentro da água o ar contido nos seus pulmões, durante o mesmo tempo empregado no tubo anterior. Observe e registre.

Aconteceu nada

c) Compare os resultados obtidos nos dois tubos de ensaio e conclua a respeito. No caso da ocorrência de reação química, equacione.

No 1° tubo o líquido ficou branco e no 2° tubo o líquido continuou igual.

d) Aos tubos C e D acrescente, respectivamente, 1mL de solução de carbonato de sódio a 20% e 1mL de solução de oxalato de sódio a 2%. Agite bem o conteúdo dos tubos, observe, registre e equacione as reações ocorridas.

Os dois líquidos ficaram rosa claro.

Equação: Na2CO3 + 2 H2O ----> H2CO3 + 2 NaOH

Equação: Na2C2O4 + 2H2O -------> H2C2O4 + 2NaOH

e) Ao tubo E, acrescente 2 a 3 gotas de solução alcoólica de fenolftaleína, agite, observe e registre.

Coloração ficou Rósea forte

f)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com