TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Visita

Trabalho Universitário: Relatório De Visita. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  2.747 Palavras (11 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 11

Relatório de Visita

Ana Paula Brasil

Nadilene Pereira

Recife

Abril / 2013.

Ana Paula Brasil

Nadilene Pereira

Relatório de Visita

Trabalho apresentado à Professora Tatiana Araújo da disciplina de PPPIII Práticas Curriculares na Escola e na Sala de Aula da turma PC do Curso de Pedagogia.

UFPE

Recife – 18/04/2012

APRESENTAÇÃO

Este relatório tem o objetivo de relatar as observações feitas em uma unidade educacional, voltado para a prática dos ensinamentos teóricos, da disciplina de Pesquisa e Prática Pedagógica Curricular III, ministrada pela Professora Tatiana Araújo.

I – INFORMAÇÕES GERAIS

A Escola escolhida para o desenvolvimento da observação foi a Escola Municipal de Santo Amaro, localizada na RPA-1, na Avenida Norte, nº 752, Santo Amaro, Recife – PE. Ela está bem situada, no centro da cidade de Recife, próximo ao Cemitério dos Ingleses e a Sede do SENAI/PE. O início de história não tem um registro oficial, sendo coletada oralmente. Ela Iniciou se funcionamento na Rua Ouricuri, por volta de 1995, num prédio onde abrigava o Antigo Clube Salinas, cedido pelos moradores da área. Ela foi criada com o intuito de educar as crianças da localidade. Em meados de 2005 foi solicitado a Prefeitura do Recife sua inclusão na rede de Ensino Municipal. Quando também a Prefeitura doou o atual prédio desta Unidade Educacional.

Sendo uma escola voltada para atendimento da Redondeza, possui apenas 6 salas, e oferece educação infantil, Grupo VI, e educação fundamental até o 4º Ano e Educação de Jovens e Adultos, no turno da noite.

Não oferece atividades a comunidade devido a sua estrutura física ser muito pequena, possui apenas 6 (seis) salas, uma secretaria, refeitório, cozinha, banheiros feminino e masculino para alunos.

II – ENTREVISTA COM A PROFESSORA OBSERVADA

A professora observada tem sua primeira formação em magistério datada de 1986, e também é formada em Pedagogia há 11 anos, pela Universidade de Pernambuco. Ensina há 21 anos, e está nesta Escola há um ano, no turno da noite. Durante o dia, pela manhã, ensina o 5º Ano na Escola Estadual Sara Kubitschek, em Peixinhos, e exerce a coordenação dos trabalhos na Creche Municipal Unidos Venceremos, no turno da tarde.

Tem pós-graduação em Coordenação Pedagógica. Participou de diversas formações continuadas, dentre elas em Direitos Humanos, Projeto político Pedagógico, Inclusão e matemática, sendo estás oferecidas pelas redes Municipal e Estadual.

A Professora planeja suas aulas em cima do Projeto Político Pedagógico da Escola e levando em conta o conhecimento prévio dos alunos, atrelado ao tema proposto pela rede, o tempo de duração da aula, o material disponível para as atividades.

III – PRÁTICAS CURRICULARES E SALA DE AULA: Planejamento Curricular e Conhecimento Escolar

A valorização dos interesses culturais locais da comunidade escolar é abordado com atividades de pesquisa e exposição em sala de aula.

As escolhas temáticas são feitas relacionadas ao tema imposto pela Prefeitura do Recife, que neste ano é “Educação e Direitos Humanos: O Reconhecimento das Diferenças como Elemento de Construção da Cidadania”, paralelo ao Projeto Político Pedagógico da Escola, junto ao conhecimento prévio do aluno. No início do amo letivo, foi feito um projeto para trabalhar a identidade dos alunos. Eles puderam expor tudo o que achavam de relevante em sua vida que estivesse relacionado à interrupção dos estudos na idade certa, suas dificuldades de antes e de agora.

Os trabalhos são realizados em sua maior parte dentro da escola, porém há um espaço de tempo para visitas técnicas, para completar o conhecimento iniciado em sala de aula. Recentemente, aconteceram dois passeios, um ao teatro e o outro ao catamarã. Este último contou com a participação de pouquíssimos alunos devido ao horário estipulado para o trajeto ser vespertino.

Quem faz a determinação do uso do tempo é a própria professora, que já vem estipulado dentro do planejamento. Este é flexível, permitindo alterações de acordo com a necessidade. Ela chama a atenção para a turma, que é modulada, com várias séries, prevalecendo a alfabetização. Desta forma, o tempo da atividade é analisado de acordo com cada aluno e sua desenvoltura na atividade proposta. Normalmente, é a própria professora que faz toda a explanação dos assuntos. Exceto quando há passeios e/ou palestras propostas pela Rede Municipal de Ensino.

O conteúdo é agrupado de forma que facilite o trabalho e a compreensão dos alunos. Um exemplo citado pela mestra foi a aula trabalhada com a música Amazônia, quando foi trabalhado as disciplinas de Língua Portuguesa, Meio Ambiente, Geografia e a bibliografia da vida do autor da letra.

Por ser uma turma com vários níveis de aprendizado, a professora procura trabalhar de forma homogênea o conteúdo geral, aprofundando o assunto com os educandos que tem um conhecimento maior.

Apesar de não ter o domínio total do que foi proposto no Projeto Político Pedagógico da Escola, sabe que a equipe pedagógica ao planejar, procura atender ao solicitado pelo Tema da Rede Municipal de ensino juntamente ao que está em seu PPP.

Tem informação dos documentos que configuram a construção curricular da escola, pois embasa a sua prática educativa, mas sabe pouco sobre o PPP da escola, devido ao pouco tempo na unidade escolar.

IV – SALA DE AULA, AS RELAÇÕES ENSINO-APRENDIZAGEM E SUA RELAÇÃO COM O CAMPO CURRICULAR (POLÍTICAS CURRICULARES, LEGISLAÇÃO E GESTÃO CURRICULAR): PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO E AVALIAÇÃO

Existem ações na escola para a promoção de uma gestão democrática de sucesso, inclusive o índice do IDEB vem subindo a cada ano. E está programado para o dia 18 de abril do corrente ano um Fórum dos alunos do EJA, para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com