TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Visita Técnica

Ensaios: Relatório De Visita Técnica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2014  •  2.555 Palavras (11 Páginas)  •  1.299 Visualizações

Página 1 de 11

EQTEI – Escola de Qualificação Técnica de Enfermagem de Imperatriz

Filial – Balsas-MA

Av. Brasil nº 345 – Bairro Potosí

Fone: (99) 3541- 7006 – Celular (99) 8815-8314

VISITA TÉCNICA

Agropecuária e Industrial Serra Grande Ltda.

AGROSERRA

...............................................................................................................................

RELATÓRIO

Aluno: Iranil Botelho Moreira

BALSAS-MA

2013

Iranil Botelho Moreira

RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA DA EMPRESA AGROSERRA

Relatório apresentado como exigência do Programa de visitas do Curso de Técnico em Segurança do Trabalho da Escola EQTEI de Balsas-MA.

Professores envolvidos:

Prof. Evandro Bastos

Prof. Robson K. Shynidher

BALSAS-MA

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 04

2 OBJETIVO 05

3 DESENVOLVIMENTO 06

4 CONCLUSÃO 11

ANEXOS 12

1 INTRODUÇÃO

Visita Técnica realizada pelos alunos da Escola EQTEI da Turma “P”, filial de Balsas-MA, em 02 de junho de 2013 a empresa Agroserra, Empresa promissora para o desenvolvimento do sul do Maranhão.

Vamos acompanhar todo o processo de colheita, fabricação do álcool, todo processo de moagem da cana, setor de vapor, responsável pelo andamento da usina, sendo que esta é gerada pela queima do próprio bagaçu da cana que fica estocado ao lado da usina para futuro consumo.

A energia utilizada na empresa hoje é quase toda gerada pelo setor de geração de energia da usina, através de turbo geradores que produzem energia suficiente para rodar quase toda a usina, já com o pensamento voltado para a geração de mais energia e venda num futuro próximo, bem como captam a água utilizada por toda a usina e diga se de passagem de muito boa qualidade.

Poderemos observar que hoje para a usina, o maior retorno é a produção de álcool.

A Empresa é bem organizada e calcula os riscos com eficiência e metas a serem cumpridas e novas a serem implantadas, sendo monitoradas periodicamente e tendo excelência em gestão não acontecendo ainda nenhum acidente no ano decorrente.

2 OBJETIVO

A presente visita técnica à Usina de Açúcar e Álcool da empresa Agroserra, localizada na zona rural do Município de São Raimundo das Mangabeiras, tem como principal objetivo observar, aprender e relatar como a referida empresa vem reduzindo perdas, agregando valor ao produto e minimizando riscos, através de planejamentos bem realizados, de um sistema de gestão que envolve Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança Ocupacional, conhecer um pouco mais sobre a Empresa, sua história, seu início, área de atuação, seus valores, missão, funcionários e também detalhar um pouco sobre o processo de produção de usina, seus custos, como funciona o processo de produção de álcool desde a colheita na lavoura até o seu processo final dentro da usina, assim como os procedimentos de segurança na prevenção de acidentes de trabalho que é o nosso maior foco.

3 DESENVOLVIMENTO

Antes de chegar na Usina, o Professor Robson nos passou todas as normas exigidas pela visitada que teríamos que cumprir rigorosamente durante a visita.

Ao chegar à Usina fomos recepcionados pelo Professor Evandro o qual no levou ao auditório da Empresa e passar todo o itinerário, bem como reforçar as normas durante a visita. Foi passado um vídeo autoexplicativo sobre o funcionamento de uma usina onde é fabricado tanto o álcool como o açúcar.

Fomos apresentados ao Sr Evangelista que tem a função de Coordenador de Segurança, o mesmo conversou longamente com a turma e explicou que 70% (setenta por cento) da energia própria gerada pelo bagaçu da cana da Empresa é devolvidas em crédito de carbono, ou seja,

Créditos de Carbono são certificados que autorizam o direito de poluir. O princípio é simples. As agências de proteção ambiental reguladoras emitem certificados autorizando emissões de toneladas de dióxido de enxofre, monóxido de carbono e outros gases poluentes.

Inicialmente, selecionam-se indústrias que mais poluem no País e a partir daí são estabelecidas metas para a redução de suas emissões. As empresas recebem bônus negociáveis na proporção de suas responsabilidades. Todos os bônus, cotado em dólares, equivale a uma tonelada de poluentes. Quem não cumpre as metas de redução progressiva estabelecidas por lei, tem que comprar certificados das empresas mais bem sucedidas. O sistema tem a vantagem de permitir que cada empresa estabeleça seu próprio ritmo de adequação às leis ambientais.

Estes certificados podem ser comercializados através das Bolsas de Valores e de Mercadorias, como o exemplo do Clean Air de 1970, e os contratos na bolsa estadunidense. (EMISSION TRADING – Joint Implementation).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com