TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Visita Técnica: CIMATEC

Por:   •  19/6/2018  •  Relatório de pesquisa  •  3.862 Palavras (16 Páginas)  •  2.146 Visualizações

Página 1 de 16

IFBA – INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA

CURSO TÉCNICO DE REFRIGERAÇÃO E CLIMATIZAÇÃO INDUSTRIAL

Dandara Vitória Gonçalves Costa

Relatório de Visita Técnica: CIMATEC

Salvador

2016

IFBA – INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA

CURSO TÉCNICO DE REFRIGERAÇÃO E CLIMATIZAÇÃO INDUSTRIAL

Dandara Vitória Gonçalves Costa

Relatório de Visita Técnica: CIMATEC

Relatório solicitado pelo professor Antônio Gabriel para avaliação parcial da 2ª unidade na disciplina de Instalação, na turma de Refrigeração-11841.

Salvador

2016

Sumário

• Introdução 4

• Objetivos 5

• Instituição Visitada 6

• Roteiro da visita 7

• Revisão Teórica E Detalhamento Técnico Dos Sistemas Encontrados 8

• Análise crítica das instalações 20

• Conclusão 20

• Referências 22

• Introdução

Este relatório pretende trazer uma análise sobre as atividades realizadas durante a visita técnica ao SENAI CIMATEC, localizado na Av. Orlando Gomes, Piatã, dia 3 de setembro de 2016. E uma revisão teórica sobre os aparelhos e sistemas visitados.

• Objetivos

A visita técnica realizada teve como objetivo principal relacionar os conhecimentos teóricos com práticos sobre o sistema de refrigeração por expansão indireta, visualizar os equipamentos, seu funcionamento e sua importância real para o todo sistema, além de sabermos como era feito toda o monitoramento e atendimento dos equipamentos e ambientes climatizados.

• Instituição Visitada

Foi durante o governo nacionalista de Getúlio Vargas e com a necessidade de desenvolvimentos industrial no país que em 1942 o SENAI- Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial- nasceu com a missão de formar profissionais qualificados para nascente indústria de base. Entre as suas áreas de atuação estão a educação profissional, a prestação de serviços técnicos e tecnológicos, a pesquisa aplicada e a consultoria.

O SENAI CIMATEC – Campus Integrado de Manufatura e Tecnologia- foi criado para promover a modernização da indústria na Bahia, referência em todo o país na formação de profissionais qualificados que pretendem atuar em processos industriais automatizados. Seu principal objetivo é atender à indústria através das ações de educação para o trabalho, serviços técnicos e tecnológicos e pesquisa aplicada.

Podemos encontrar na instituição diversas áreas de atuação para a indústria, como por exemplo Processos de Fabricação; Materiais e Ensaios; Engenharia Automotiva entre outros. O CIMATEC possui uma área total de 51.755,85 m² sendo 15.847 m² de área construída. Toda sua estrutura é composta por 35 salas de aula mais de 40 laboratórios didáticos, biblioteca, 06 auditórios além de suas 05 unidades móveis equipadas e climatizadas, para atendimento em Caldeiraria, Soldagem, Projeto Prumo, Eletricidade, Hidráulica e Pneumática.

Atualmente, a Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC desenvolve projetos junto a órgãos de fomento à pesquisa, fundos setoriais do Ministério de Ciência e Tecnologia, Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), entre outros órgãos, em parceria com empresas e organizações com forte base tecnológica. Há também a participação ativa de seus pesquisadores em redes cooperativas de pesquisa, envolvendo diversas universidades e empresas regionais e nacionais, aliados ao estabelecimento de intercâmbios para transferência de tecnologia com institutos de pesquisa renomados mundialmente, para um contínuo aperfeiçoamento de suas atividades e de seus quadros.

• Roteiro da visita

A visita se iniciou no pátio do CIMATEC 2, onde ouvimos o histórico da instituição e algumas instruções do técnico de manutenção do CIMATEC, sobre o funcionamento da instituição. Em seguida fomos dirigidos ao pavimento superior do CIMATEC 2 consequentemente fomos apresentados ao Fan - coil de Alvenaria, Chiller Didático, Chiller Inverter e Laboratório de Refrigeração. Em seguida partimos em direção ao CIMATEC 1 deste modo conhecemos a casa de máquina, central de bombas geladas (primária e secundária), depois fomos para a cobertura onde conhecemos os Chillers com condensação a Ar, as Torres de Arrefecimento do laboratório de motores e podemos visualizar também o Tanque de Termoacumulação. Por fim finalizamos a visita conhecendo a sala onde se encontra o sistema supervisório que controla todo sistema de refrigeração e climatização do CIMATEC.

• Revisão Teórica E Detalhamento Técnico Dos Sistemas Encontrados

 SISTEMA POR EXPANSÃO INDIRETA

Na visita podemos visualizar todo sistema por expansão indireta que é utilizado para climatizar grandes edifícios como o CIMATEC, pois possuem precisão de funcionamento, consumo de energia satisfatório, facilidade de operação e autonomia de funcionamento em cada setor. Um sistema comum opera do seguinte modo: em uma casa de máquinas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (156 Kb)   docx (24.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com