TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Visita técnica

Monografias: Relatório De Visita técnica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  592 Palavras (3 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 3

Foi realizada uma visita técnica com objetivo de analisar aspectos históricos e sociais e do meio ambiente da Comunidade CIA I. Fomos recepcionados pelo senhor Belmiro Silva dos Santos, morador do bairro há mais de 40 anos e líder comunitário.

Visitamos o CIA I, comunidade que foi fundada exclusivamente para abrigar os trabalhadores do Centro Industrial de Aratu (CIA).

O Centro Industrial de Aratu é um complexo industrial multissetorial, administrado pela SUDIC e fundado em 1967, logo após a emancipação do município de Simões Filho em 196, localizado na região metropolitana de Salvador, situado às margens da BR. 324 e a 18 km da capital e 14 km do Aeroporto Internacional. Com 121 empresas o CIA gera aproximadamente 13.530 mãos de obra direta. Nessa visita conhecemos as praças, ruas, quadras de esportes, associações, escolas e clubes, pode-se observar que o bairro é planejado, as construções são boas, feitas de bloco, telha de cerâmica e revestidas em cerâmica, todas são cercadas por muros, todas as casas possuem rede geral de esgoto, o lixo é coletado diariamente as ruas são todas asfaltadas e iluminadas e em cada quadra há praças e área de lazer para crianças pequenas.

A comunidade possui cinco escolas públicas de segundo grau, uma creche e diversas escolas particulares, no bairro há um posto de saúde da família, uma UPA e uma unidade da Vigilância Sanitária, a população no geral frequenta a Igreja Católica e Igrejas evangélicas, a maioria dos moradores possuem carros e está empregado na indústria com renda superior a dois salários mínimos o índice de analfabetismo é baixo, recentemente foram inauguradas duas agencias bancarias , há presença de muitos supermercados, Academias fitness, bares, pizzarias, lojas de roupas e eletrodomésticos e possui um forte comercio local, existem vários clubes para o lazer da comunidade, como o SESI, SEST SENAT, Clube Juventude, Clube União, pistas de skate e quadra de esporte e outros, O transporte público é bem ofertado e feito por micro ônibus, taxi e moto taxi.

No CIA I também está localizado o Tanque do Coronel, uma reserva ambiental com um grande lago protegido pela EMBASA, muitos jovens e crianças já morreram afogados nesse lago, no entanto o lago continua sem uma cerca de proteção, pois nunca ouve uma reivindicação por parte dos moradores a EMBASA. No entorno do bairro há presença de favelas (invasão) onde a qualidade de vida dos moradores é bem inferior, a maioria das mulheres dessa localidade trabalham como empregada doméstica no bairro e a violência é gritante entre os jovens, pela presença das “bocas de fumo”, tendo um contingente de jovens desempregado e viciado em crack, sem trabalho e precisando de dinheiro para manter o vício esses jovens saem da invasão e vão cometer delitos na Comunidade, onde as pessoas possuem uma renda melhor. Com isso o CIA I tem registrado um número crescente de assaltos, arrombamentos e até assassinatos, o que tem levado os moradores a investir em segurança privada, apesar de o bairro ter policiamento, um comando da Policia Militar (RONDESP), a Oitava Delegacia de polícia civil e a 10º GBM do Agrupamento de Bombeiros Militar.

A principal reivindicação da comunidade é ter na comunidade uma agencia dos Correios, para que o mesmo não precisem se deslocar para o centro da cidade, e que a Associação de moradores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com