TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De física Colisões

Exames: Relatório De física Colisões. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2014  •  645 Palavras (3 Páginas)  •  975 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo

Neste trabalho vamos demonstrar as características das colisões, com base numa experiência realizada no laboratório de física. Analisaremos atreves dos dados experimentais a energia cinética antes e depois da colisão, o momento linear (p) antes e depois da colisão; e verificaremos se existe conservação de energia cinética e potencial. Esse relatório tem como objetivo comprovar a existência de dois tipos de colisões, as suas diferenças e aplicações.

Objetivos

Através de atividades realizadas numa rampa de lançamentos horizontais, estudar a conservação do momento linear de um corpo, identificar e representar vetorialmente a quantidade de movimento deste corpo e obter vetores resultantes vetoriais de quantidade de movimento na horizontal.

Introdução Teórica

Atua em uma colisão uma força relativamente grande durante um intervalo de tempo comparativamente curto, em cada corpo que se choca. Como dois aspectos básicos que caracterizam uma colisão, tem-se a mudança brusca do movimento de ambas ou de pelo menos uma partícula que se choca e a distinção dos tempos "antes da colisão" e "depois da colisão" é clara.

Durante a colisão de duas bolinhas de vidro, por exemplo, o início e o fim da colisão podem ser determinados com precisão. O contato entre as duas bolinhas acontece num intervalo de tempo muito curto se comparado com o tempo de observação das duas bolas. Outro exemplo clássico é o bastão de beisebol batendo numa bola. O bastão exerce na bola uma força muito grande e tanto o bastão como a bola se deformam durante a colisão. As forças que atuam em intervalos de tempo muito menores que o tempo de observação do sistema são denominadas em Física de forças impulsivas.

.

MATERIAIS UTILIZADOS

• Um tripé.

• Uma rampa de lançamentos.

• Duas esfera de lançamento metálica.

• Uma folhas de papel carbono.

• Uma folhas de papel ofício.

• Lápis, régua

PROCEDIMENTO

Esquema da rampa de lançamentos utilizada para os experimentos. Determinou-se primeiramente a massa das duas esferas e a altura h no ponto em que a esfera deixa a rampa e inicia a queda livre. Seja ma a massa das esferas metálicas.

Ma= 24g => 0,024kg

H= 26cm => 0,26m

Posicionou-se a esfera metálica acima do ponto de saída da rampa de lançamento, a altura h. Para se calcular a velocidade de saída da esfera metálica neste ponto, usando a formula:

t= √sy/4,9

t= √0,26/4,9

t= 0,23s

Fixado o papel carbono em cima do papal oficio foram realizados 5 lançamentos, após os lançamentos obtivemos uma média de 22cm, utilizando a formula abaixo obtivemos a velocidade da esfera,

Xa=22cm=>0,22m

Va=xa/t

Va=0,22/0,23

Va=0,96m/s

Uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com