TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Do Filme Capitão Phillips

Trabalho Universitário: Relatório Do Filme Capitão Phillips. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2014  •  528 Palavras (3 Páginas)  •  5.940 Visualizações

Página 1 de 3

O filme Capitão Phillips conta a história de um comandante naval experiente, que possui a tarefa de entregar mercadorias e alimentos para o povo somaliano. Assim que a viagem se inicia ele recebe uma mensagem da marinha, comunicando que a rota que ele e sua tripulação irão passar frequentemente esta sendo atacada por piratas. Logo que a mensagem foi transmitida, o capitão pede para que seja realizado um treinamento de segurança com toda a tripulação. Após esse treinamento, logo foi detectado pelos radares dois barcos vindo em direção do cargueiro com toda velocidade, os barcos ao se aproximarem do navio, o capitão consegue visualizar a tripulação dos barcos e percebe que todos estão armados. As medidas de segurança foram acionadas fazendo com os um dos barcos fosse embora com medo e o outro barco insistente não conseguisse se aproximar do navio por estar em alta velocidade, esforçando o motor do barco ao máximo, fazendo com que o mesmo quebrasse deixando-os para trás.

Tais medidas de segurança não impediu que os piratas desistissem, retornando no dia seguinte, apesar de todos os procedimentos de segurança serem realizados não impediu que os piratas subissem a bordo. Eles exigiam todo o dinheiro abordo, além de quererem secuestrar o navio roubando toda a sua carga. Deixando a vida de todos a bordo em perigo. Apesar da tripulação fazer toda a negociação para que pudessem ir embora levando apenas os US$ 30.000 e o capitão somaliano, os piratas acabaram secuestrando o capitão Phillips. Começando uma longa e cansativa negociação entre os piratas e os serviços especiais americano em busca de salvar a vida do comandante.

O filme mostra a bandeira do navio que é Americana, alguns procedimentos que são realizados para que se evite a entrada de entrusos no navio, as autoridades em que se deve recorrer nesses casos levando em consideração o país da bandeira anexada no navio e toda a responsabilidade que o capitão tem com o seu navio e sua tripulação, o que realmente é levado em cosideração no transporte internacional de cargas.

Segundo especialistas o número de ataques de pirataria na zona da Somália reduziu drasticamente, devido as políticas de combate da Comunidade Internacional. Mas que o número de ataques no Oeste da África e na zona do Golfo da guiné, está aumentando cada vez mais, devido a instabilidade política e a fragilidade do sistema jurídico. Cerca de 95% do comércio dos Estados-Membros da UE (em volume), é transportado por via marítima e 20% do comércio mundial passa pelo Golfo de Aden, deixando os países cada vez mais preocupados com esse absurdo. Muitas companhias marítimas estão optando por contratar a bordo de seus navios forças armadas e especializadas em proteção. Porém a IMO – Organização Internacional Marítima não aconselha esta opção, dada a potencialidade de escalada de violência.

O que podemos observar com este filme e que antes pensávamos que crimes como a pirataria, era coisa vista somente em cinema, filmes antigos (a luta dos piratas e os países europeus em muita das vezes) um exemplo desses filmes é os Piratas do Caribe, o que pensávamos que era incidentes do passados, é uma realidade que ainda tá sendo combatida nos dias atuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com