TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Estágio Curricular Supervisionado

Casos: Relatório Estágio Curricular Supervisionado. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  4.301 Palavras (18 Páginas)  •  1.870 Visualizações

Página 1 de 18

ESTÁGIO ETAPA-4

UNIUBE UNIVERSIDADE DE UBERABA

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

PEDAGOGIA

ALUNA: ELIETE JEREMIAS GONÇALVES BALBINO

TIMÓTEO

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

I-DENTIFICAÇÃO

A escola e sua história

II-Estrutura e funcionamento

2. 1- Estrutura física

2.2- Profissionais da escola

2.3- Clientela

III- REALIDADE EXTERNA À ESCOLA

3.1-A escola e sua cultura

3.2-Os fundamentos do projeto Político-Pedagógico da escola

3.3- A prática do Projeto-Político Pedagógico no cotidiano da escola

CONCLUSÃO

REFERÊNCIA

APRESENTAÇÃO

O Curso de Pedagogia da Universidade Uberaba, tem com ponto essencial na formação do professor. O estágio supervisionado é o que impulsiona a essa formação, pois a acadêmica (o) entra em contato com a realidade educacional.

O presente relatório mostra a prática do estágio obrigatório desenvolvido em uma Escola Municipal na Educação Infantil na cidade de Ipatinga - Minas Gerais.

Nesse primeiro momento do estágio supervisionado pude conhecer a história da escola, observar as dependências da escola, ver de perto os diferentes espaços onde todos desempenham dia a dia seu papel de forma alegre, com dedicação, entusiasmo, motivação e responsabilidade dentro da organização.

I – IDENTIFICAÇÃO

A escola e sua história

Desde 1974, a Escola Municipal Estrelinha Azul funcionava em outro local, na Igreja Católica do Bom Jardim até 1976. Por votação, recebeu o nome de Escola Municipal Preliminar Estrelinha Azul e foi transferida para o prédio que funciona até hoje no Bairro Bom Jardim.

A escola guarda relações com as políticas públicas para a educação e atende 485 alunos de 4 a 6 anos tendo dois níveis de ensino: Educação Infantil de 4e5 anos e Ensino Fundamental, 1º ano.

A escola conta como os serviços de 27 professores com curso superior, 10 auxiliares de serviços gerais com Ensino Fundamental completo, 02 agentes administrativos (secretaria) com curso superior completo, estagiárias em psicologia (curso superior completo), 06 equipes odontológica (curso superior completo), 01 vigilante (2º grau completo)03 Equipes Diretivas (curso superior completo).

A escola está localizada no bairro mais populoso de Ipatinga, porém com vários índices de violência. Possui associações com projetos diversos com a comunidade, com espaços para uso da população, praça com lazer, feiras livre, comércio, etc. e às vezes a escola utiliza a praça e o centro comunitário para eventos da escola.

A instituição Escola Municipal Estrelinha Azul, foi fundada em 1974, tendo como fundador Jamil Selim de Sales, que contribuiu nos aspectos sociais e cognitivos na sociedade de Ipatinga.

Foi criado pelo Decreto Lei nº 158, 21/06/68 na administração do prefeito Jamil Selim de Sales.

Está situado à Rua Cravina, nº 76, bairro Bom Jardim, CEP 35162250, na cidade de Ipatinga, e-mail: Ipatinga.emica@gmail.com. e está localizado entre os bairros Esperança e Ideal.

II-Estrutura e funcionamento

2. 1- Estrutura física

O prédio da escola é dividido em um bloco que contém nove salas. Dispõe de três salas para a Educação Infantil, possui também uma biblioteca, uma cantina cinco banheiros, um jardim.

A rede física é pintada das seguintes cores azul e branco, tendo dois espaços internos: azul e branco. No geral a rede física apresenta-se boa, pintada e com piso regular, telhado ótimo, rede elétrica boa e hidráulica também.

2.2- Profissionais da escola

A instituição Escola Municipal Estrelinha Azul, no desenvolvimento de suas atividades, operacionaliza, administra e pedagogicamente, o trabalho por meio de uma equipe de 52 profissionais. Esses estão distribuídos da seguinte forma:

A administração geral e composta por um gestor (diretor), um (vice) diretor (res), um especialista de educação que é a coordenadora.

Os funcionários administrativos de apoio são dois auxiliares de secretaria, quatro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com