TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO GERAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

Ensaios: RELATÓRIO GERAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  5.787 Palavras (24 Páginas)  •  1.721 Visualizações

Página 1 de 24

1.0 IMUNO HEMATO

A contagem de células vermelhas e células brancas faz parte da rotina de contagem global de células do sangue dentro de um laboratório de analises clinicas.

As células vermelhas (RBC) são as que aparecem em maior numero. Sua contagem fornece aproximadamente uma estimativa indireta da capacidade de transporte do oxigênio no sangue, sendo útil no diagnostico e no tratamento de muitas doenças como por exemplo as anemias.

As células brancas (WBC) são menos numerosas do que as vermelhas, porém desempenham um papel de grande inportancia para o organismo através da imunidade, resistindo a doenças. Sua contagem informa a capacidade de defesa que o organismo possui.

Eritrograma (RBC)

O eritrograma é a primeira parte de um hemograma. É o estudo da série vermelha do sangue (hemácias ou eritrócitos). São realizadas as seguintes contagens e dosagens:

Contagem de eritrócitos (CE): é realizada por contadores automáticos. Feitas com um microscópio são ultrapassadas e cansativas. Esse valor varia com a idade e com o sexo do paciente.

Dosagem de hemoglobina (Hb): a hemoglobina é responsável pelo transporte de oxigênio dos pulmões até os tecidos. Na prática, a dosagem de hemoglobina acaba sendo a mais precisa na avaliação de uma anemia. É feita em espectrofotômetro e contadores.

Hematócrito (Ht): é o volume pelos eritrócitos em uma coluna de sangue centrifugado, ou seja, é o percentual do sangue que é ocupado pelas hemácias. Um hematócrito de 45% significa que 45% do sangue é compostos por hemácias. Os outros 55% são basicamente água e todas as outras substâncias diluídas. Pode-se notar, portanto, que praticamente metade do sangue é na verdade composto por células vermelhas. Se por um lado, a falta de hemácias prejudica o transporte de oxigênio, por outro, células vermelhas em excesso deixam o sangue muito espesso, atrapalhando seu fluxo e favorecendo a formação de coágulos.

Volume corpuscular médio (VCM): mede o tamanho das hemácias e ajuda no diagnóstico da anemia. Se o paciente está com as hemácias pequenas, elas são chamadas de microcíticas. Se estão maiores do que o normal, são chamadas de macrocíticas. Em um adulto, o tamanho normal varia de 80 a 96 fl. Quando há variação, ou seja, são observadas hemácias macrocíticas e microcíticas, o quadro é chamado de anisocitose. A unidade utilizada é femtolitro (fl).

Hemoglobina corpuscular média (HCM): é o peso da hemoglobina na hemácia. O valor normal é de 26-34 picogramas.

Concentração da hemoglobina corpuscular média (CHCM): é a concentração de hemoglobina contida na hemácia. Esse valor confere com a coloração das hemácias, pois a coloração depende da concentração de hemoglobina na hemácia, logo, com pouca hemoglobina a célula se colore pouco, ficando com o centro esbranquiçado. Quando há muita hemoglobina a célula se cora mais do que o normal. No caso de esferocitose, onde não há concavidade no centro da hemácia, há aumento do CHCM. Hemácias que se coram normalmente são chamadas de normocrômicas, que se coram pouco são chamadas de hipocrômicas e as que se coram além do normal são hipercrômicas.

RDW: Indica a variação de tamanho das hemácias. Quando elevada, indica anisocitose. Seu valor normal é de 11 a 14%.

Reticulócitos: São células precursoras de hemácias, recém saídas da medula óssea, que ainda contêm RNA ribossômico. O número normal não varia com a idade e é de 0,5 a 2%. O aumento de reticulócitos no sangue circulante indica eritropoiese aumentada, o que indica anemia. Pode ser uma anemia ou o tratamento de uma. Baixa quantidade indica anemia hipoproliferativa como a anemia ferropriva. Quando o paciente já está com anemia ou em processo terapêutico, deve ser feito a correção da contagem de reticulócitos e avaliar o índice de produção de reticulócitos, cada um com sua fórmula específica.

Análise ao microscópio: é importante confirmar os dados das contagens eletrônicas e verificar a presença de hemácias anormais como esferócitos, ovalócitos, estomatócitos, drepanócitos, células falsiformes, equinócitos, acantócitos, leptócitos, dacriócitos, eritrócitos mordidos ou fragmentados, esquisócitos e queratócitos.

Leucograma (WBC)

O leucograma é a parte do hemograma que avalia os leucócitos. Estes são também conhecidos como série branca ou glóbulos brancos. São as células de defesa responsáveis por combater agentes invasores.

Os leucócitos são, na verdade, um grupo de diferentes células, com diferentes funções no sistema imune. Alguns leucócitos atacam diretamente o invasor, outros produzem anticorpos, outros apenas fazem a identificação e assim por diante.

O valor normal dos leucócitos varia entre 4000 e 11000 células por ml.

Existem cinco tipos de leucócitos, cada um com suas particularidades, a saber:

Neutrófilos: O neutrófilo é o tipo de leucócito mais comum. Representam em média de 45% a 75% dos leucócitos circulantes. Os neutrófilos são especializados no combate a bactérias. Quando há uma infecção bacteriana, a medula óssea aumenta a sua produção, fazendo com que sua concentração sanguínea se eleve. Portanto, quando temos um aumento do número de leucócitos totais, causado basicamente pela elevação dos neutrófilos, estamos provavelmente diante de um quadro infeccioso bacteriano. Os neutrófilos tem um tempo de vida de aproximadamente 24-48 horas. Por isso, assim que o processo infeccioso é controlado, a medula reduz a produção de novas células e seu níveis sanguíneos retornam rapidamente aos valores basais.

Neutrofilia = é o termo usado quando há um aumento do número de neutrófilos.

Neutropenia = é o termo usado quando há uma redução do número de neutrófilos.

Segmentados ou bastões: Os segmentados ou bastões são os neutrófilos jovens. Quando estamos infectados, a medula óssea aumenta rapidamente a produção de leucócitos e acaba por lançar na corrente sanguínea neutrófilos jovens recém-produzidos. A infecção deve ser controlada rapidamente, por isso, não há tempo para esperar que essas células fiquem maduras antes de lançá-las ao combate. Em uma guerra o exército não manda só os seus soldados mais experientes, ele manda aqueles que estão disponíveis. Normalmente, apenas 4 a 5% dos neutrófilos circulantes são bastões. A presença de um percentual maior de células jovens é uma dica de que possa haver um processo infeccioso em curso. No meio médico,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.6 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com