TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Final

Dissertações: Relatório Final. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/6/2014  •  4.271 Palavras (18 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 18

Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Docência Educação Fundamental

Vanilda Borges Ribeiro

Vitória,

ABRIL/2014

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Docência Educação Fundamental

Relatório exigido como parte dos requisitos para conclusão da disciplina de Prática de Estágio Supervisionado em Docência Educação Fundamental sob a orientação da Professora Maria Cristina de Lima.

Curso: Pedagogia

Vitória,

ABRIL/2014

Agradecimentos

Em primeiro lugar quero agradecer ao nosso soberano Deus por me proporcionar sabedoria e espírito de equipe que possibilitou a realização do trabalho desta natureza;

Ao José Carlos Pereira e Júlia Ribeiro Pereira meus amores, que sempre me deram força para superar as barreiras e conquistar cada etapa vencida até aqui;

A todos os funcionários da escola EMEF ARAGUAYA que tiveram o compromisso dedicação e colaboração durante o meu estágio;

E a todos que direta ou indiretamente contribuíram para a construção deste trabalho.

"A principal meta da educação é criar homens que sejam

capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o

que outras gerações já fizeram. Homens que sejam

criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da

educação é formar mentes que estejam em condições de

criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe."

(Jean Piaget)

Sumário

1. INTRODUÇÃO-----------------------------------------------------------------------------------------06

2. CAPÍTULO I - CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA------------------------------------------ 07

3. CAPÍTULO II – DIMENSÃO PEDAGÓGICA---------------------------------------------------11

4. CAPÍTULO III – RELATO SOBRE O PROJETO DESENVOLVIDO EM SALA ------17

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS------------------------------------------------------------------------19

INTRODUÇÃO

Este trabalho é um relatório de estágio do curso de pedagogia à distância da Universidade Estácio de Sá. O estágio foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Araguaya, no ano de 2014, na turma do quarto ano, onde estão matriculadas 19 crianças, com faixa etária de 9 anos.

No capítulo I estarei falando da estrutura e do funcionamento da instituição, procurando fazer uma descrição geral do local, observando sua estrutura física, o histórico da fundação e o levantamento do quadro de profissionais da instituição.

No capítulo II falarei da dimensão pedagógica, focando principalmente na pesquisa sobre o PPP (Plano Político Pedagógico) da instituição, e a formação dos professores, de modo a avaliar se estão de acordo com o PPP.

No capítulo III, relatarei as minhas expectativas ao começar o estágio, minhas experiências, minhas impressões e principalmente todas as atividades das quais participei e que desenvolvi durante o estágio.

CAPÍTULO I

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA ESCOLA

A. IDENTIFICAÇÃO/CARACTERIZAÇÃO:

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Araguaya é uma entidade pública, mantida pela Prefeitura de Marechal Floriano. Fica localizada na Rua Lorenzoni, S/N° no distrito de Araguaia, Marechal Floriano - E.S. CEP 29258 – 000. Telefone: (27) – 3288 3090.

A escola está situada no centro do distrito, a rodovia que atravessa liga a BR 262 à BR101, está próximo a um posto de saúde, há duas farmácias, a Igreja de São Miguel (padroeiro), dois supermercados, um posto de polícia, uma pracinha, uma padaria e uma estação ferroviária (recebe o Trem das Montanhas Turismo), pois foi colonizado pelos imigrantes Italianos, o acesso dos alunos acontece pela rua de trás da escola, pois a entrada frontal fica perto da rodovia é estreita e não tem estacionamento.

A escola já passou por diversas reformas, pois antigamente era uma casa de moradia e aos pouco foi se transformando neste espaço que atende várias crianças. A escola ganhou um terreno onde a prefeitura fará um prédio com estruturas adequadas, com acessibilidade e uma quadra poliesportiva, dentro das reformas que foram feitas conseguiram fazer certas adaptações para a inclusão social, melhorou bastante o ambiente tendo mais espaço e salas amplas. A escola tem recebido certo apoio da prefeitura para manter o ambiente aconchegante, em boas condições e para pequenos reparos na estrutura física. Não há problemas na parte elétrica, observei pequenas infiltrações, não há problemas com o abastecimento de água, pois a mesma é proveniente da nascente local, porém passa por um tratamento (Pro Água). A coleta de lixo é feita em dias alternados, não tem acúmulo de lixo pela calçada e nem fora dos tambores, eles são suficientes, porém não há cobertura. Atualmente é oferecidos serviços à comunidade principalmente aluno que necessita de computadores com internet, é só agendar o dia e a hora para realizar a pesquisa.

Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.2 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com