TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Final

Trabalho Universitário: Relatório Final. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  3.245 Palavras (13 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 13

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Escola Técnica de Campinas - ETEC

Campinas

2012

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para graduação em Técnico em Mecatrônica na Escola Técnica de Campinas - ETEC, sob orientação do prof.

Escola Técnica de Campinas - ETEC

Campinas

2012

AGRADECIMENTOS

À Deus.

À minha família pelo incentivo constante para que eu pudesse alcançar mais essa conquista.

Aos professores do curso de Técnico em Mecatrônica, que souberam transmitir conhecimentos valiosos.

A todos os colegas de trabalho que compartilharam comigo todo o seu conhecimento.

A todos os meus colegas de curso, que me proporcionaram um clima de camaradagem e sincera amizade.

SUMÁRIO

8

9 1 Dados pessoais e da empresa 1

10 2 Introdução 2

11 3 Histórico e estrutura organizacional da empresa 4

12 4 Atividades desenvolvidas 10

13 5 Supervisão de estágio do lado da empresa 17

14 6 Conhecimentos adquiridos 18

15 7 Resultados alcançados 21

16 8 Conclusão 22

17

1 Introdução

O trabalho realizado durante o estágio foi desenvolvido no departamento de manutenção main line, Samsung unidade de Campinas, sobre a supervisão do Sr: Fabio Cley dos Santos Ferreira supervisor do setor.

Esse setor é responsável por executar funções no setor de produção tais como:

• manutenção preventiva e corretiva;

• instalação de novos programas e ajuste e radiação;

• setup das linhas de produção;

• acompanhamento da produtividade.

A oportunidade de estágio para concluir mais uma etapa do curso técnico, onde serei avaliado como profissional na área que estou representando, colocando em pratica as teorias adquiridas em sala de aula, esta experiência me fornece mais conhecimento na parte pratica, pois estou tendo que unir os conhecimentos adquiridos em aula com a parte pratica do dia a dia do trabalho, percebi que a parte teórica vem sendo utilizada com frequência, assim ajudando-me a resolver alguns trabalhos.

Na etapa 01 do estagio, foi implantada uma nova linha de produção de aparelhos celulares, a linha foi projetada com o intuito de manter a mesma capacidade de produção porem com a diminuição de funcionários, fazendo com o que o processo fique mais barato, para tanto foi seguido um cronograma pré-estabelecido em reunião com os funcionários envolvidos no projeto.

A linha de produção consiste em seis etapas, são elas:

 Montagem do aparelho;

 Teste de recepção, transmissão e gravação de hardware;

 Teste de radiação;

 Teste de teclas e visor;

 Gravação de número Serial e IMEI;

 Embalagem;

A principio foi verificado o layout, foi checada a planta baixa da fabrica e escolhido o ponto mais adequado para a execução do projeto , foi feita medição e ficou constatado que o ponto escolhido funcionaria, então foram demarcados os locais para colocação de bancadas.

Verificado o layout deu-se inicio a confecção de estrutura (bancadas) para linha de produção, para a mesma foram utilizados canos e juntas de montagem similares aos da empresa trilogic, chamados de leanteak , os tubos LeanTek são fornecidos com diâmetro externo de 28,6 mm e duas espessuras: 1 mm para as aplicações leves e 2 mm para as aplicações reforçadas.

As juntas (fig. 2) oferecem uma gama muito grande de fixações, facilitando assim o processo de montagem.

2 Histórico e estrutura organizacional da empresa

A SAMSUNG ELETRÔNICA DA AMAZÔNIA LTDA pertence ao setor de produtos eletro-eletrônico, e está instalada na cidade de Campinas/SP, situada na Rua Thomaz Nilsen Jr, 150 – Pq. Imperador.

Desde o seu início como um pequeno negócio de exportação em Taegu, Coréia, a Samsung cresceu e se tornou uma das maiores empresas do mundo da eletrônica, especializada em aparelhos de mídia digital, semicondutores, memória e integração de sistemas. Produtos inovadores e superiores de hoje da Samsung de qualidade e processos são mundialmente reconhecidas. Este cronograma capta o principal marcos na história da Samsung, mostrando como a empresa expandiu sua linha de produtos e alcance, aumentou as suas receitas e quota de mercado, e seguiu sua missão de tornar a vida melhor para os consumidores ao redor do mundo.

Samsung Eletrônica da Amazônia Ltda.

Unidade Campinas.

DADOS:

1. Área Total: 192.013,11 m2

2. Área Construída: 43.979,83 m2

- Prédio - A: 17.562,59m2

- Prédio - B: 21.547,13m2

- Área comum: 4.870,11m2

3. Capacidade de produção:

- Celulares: 1.500.000 unidades/mês

- Monitores LCD: 150.000 unidades/mês

- Impressoras: 18.000 unidades/mês

Por se tratar de uma empresa muito grande e com mais de tres mil funcionários, são necessários vários setores de trabalho, para melhor organização e divisão de tarefas, são alguns deles:

 Setor de Recrutamento e Seleção de Pessoal

Este setor tem o objetivo de encontrar e selecionar as pessoas certas para preencher as vagas existentes na empresa. Essas vagas muitas vezes são ocupadas pelos próprios colaboradores já existentes, através de promoções, desde que os mesmos apresentem os pré-requisitos exigidos para o cargo.

 Setor de Treinamento

São oferecidos durante o ano, diversos cursos de treinamento e aperfeiçoamento profissional, e os mesmos são ministrados e organizados por este setor.

 Setor de Administração do Pessoal

É o setor responsável por todos os controles relacionados ao pessoal da SEDA, desde a admissão de um novo colaborador até a sua aposentadoria ou desligamento da empresa. Neste setor se faz o controle de frequência, das ausências, dos afastamentos, dos horários de entrada e saída, dos pagamentos quinzenais, mensais e eventuais, do salário família, dos adicionais noturnos, de periculosidade, dos descontos de INSS e de imposto de renda, do recolhimento do fundo de garantia, férias normais e coletivas, das relações com os sindicatos, com a delegacia regional do trabalho, com a justiça do trabalho, etc.

 Setor de Cargos e Salários

Este setor está diretamente ligado ao setor de administração de pessoal. É sob o ponto de vista de muitos colaboradores, o setor mais importante da empresa, pois é aí que se determina qual deve ser o salário de um determinado cargo, e porque um cargo tem salário maior ou menor que outro.

 Serviço Médico

O ambulatório está equipado com diversos instrumentos que permitem o atendimento de urgência nos casos de mal súbito ou acidentes de trabalho.

 Serviço Social

O papel do serviço social é de entender o seu problema e de estudá-lo junto com você, ajudando-o a encontrar as melhores alternativas para solucioná-lo. O serviço social também participa do processo de diversos benefícios oferecidos pela empresa, além de promover, em conjunto com a Associação Atlética, várias atividades sociais e culturais para os colaboradores e familiares.

 SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho)

O SESMT cuida da prevenção de acidentes do trabalho e da manutenção das condições ambientais de trabalho dentro de limites adequados e aceitáveis. Muitos trabalhadores ainda pensam que os acidentes do trabalho são “Obra do acaso” e ocorrem por “falta de sorte” ou porque “tinham que acontecer”, etc. Diversas pesquisas em diversas partes do mundo, já concluíram que os acidentes do trabalho são causados e, na maioria das vezes, são provocados pelos próprios trabalhadores que se acidentam, através do cometimento de atos inseguros na execução de suas tarefas.

 Segurança Patrimonial

Tem a finalidade de guardar e preservar o patrimônio da empresa.

 Segurança Contra Incêndio

Como a maioria dos incêndios são provocados por falhas humanas e muitas vezes ocorrem por falhas aparentemente simples, o objetivo deste setor é evitar qualquer ato que possa provocar um incêndio.

 Administração Geral de Serviços

Compreende: Transporte; Vestiários / Uniformes / Lavanderia; Serviços Gerais; Comunicações; Correspondência; Reprografia.

 Nutrição

É também um setor de grande importância, pois ele trata de todos os assuntos relacionados à alimentação sadia dos colaboradores, porém neste caso este setor é terceirizado.

 SMD

Este setor já esta relacionado com a montagem do celular. Aqui são inseridos os componentes na placa – todos sem exceção: resistores, capacitores, indutores, transistores, memória, micro processador, e chips em geral. Os periféricos da placa são fixados durante a linha de produção de solda.

 Linha de Produção (main-lines)

As placas entram na linha de produção pronta. Antes o processo de solda de alguns periféricos era realizado na própria linha de montagem, mas percebeu-se a inviabilidade dessa ideia. Assim, a fixação de MIC, Display (em alguns casos), EAR_JACK entre outros, e agora realizada numa linha de soldagem separada. Dessa forma, as placas entram na linha de produção somente para montagem (colocação dos gabinetes, parafusagem e teste)

Bem, esses são alguns dos setores da empresa, apenas para enfatizar a complexidade e organização da mesma.

O setor de produção de celulares, também conhecido como Anycall, saiu da cidade de Manaus, vindo para cidade de Campinas em Dezembro / 2003 a Fevereiro / 2004.

A manutenção é responsável por todo o setor de main line onde são produzidos os aparelhos celulares, a main line é composta de 14 (quatorze) Block Cell, 20 (vinte) P. Cell e 02 (duas) Block Tablet.

Block cell.

Figura 4 Block cell / Linha de produção.

Nas blocks cell são produzidos todos os modelos e tipos de aparelhos celulares da marca Samsung.

P-Cell

Figura 5 P-cell Montagem individual de celular.

Todas as P-cell funcionam como se fose uma block cell, mais compactada onde este pequeno espaço faz tudo que uma linha pode fazer usando apenas 01(um) colaborador ao invés de 16(dezesseis) como nas blocks cell.

Block Tablet.

Figura 6 Block tablet / Linha de produção de Tablet.

Já a block tablet, somente para produzir os modelos de tablets.

3 Atividades desenvolvidas

Abaixo vou descrever as atividades desenvolvidas durante o período de estágio realizado na empresa Samsung, onde exerci a função de operador de produção 2 nos anos de 2010, 2011 e 2012.

Na função de operador 2, tenho a oportunidade de auxiliar a empresa no desenvolvimento/adaptação de layouts para a linha de produção, confecção de bancadas, organização de disponibilização de insumos para os turnos produtivos, instalação de equipamentos diversos, entre outras atividades.

Nos tópicos a seguir, vou comentar com maiores detalhes algumas das situações, por mim vivenciadas, sobre as quais possuo grande afinidade com os assuntos e conteúdos envolvidos.

1.1 Apuração da quantidade de aparelhos celulares produzida em um turno.

Primeiramente foi feita uma apuração da quantidade de aparelhos celulares produzida em um turno, para ao final da modificação se analisar se o resultado obtido seria satisfatório.

Para isso tomou-se um modelo de aparelho como base, e cada etapa da linha foi analisada, principalmente os dois processos a serem modificados, o Adjustment e o Imei Writer.

No Adjustment foram analisados os tempos para se pegar um aparelho na esteira, conectá-lo aos cabos de teste, acionar o start, testar o aparelho, acionar o clear, desconectá-lo e colocá-lo na esteira.

No Imei Writer foram analisados os tempos para se pegar o aparelho na esteira, conectá-lo ao cabo de dados, fazer a leitura dos códigos de barras, gravar o número de Imei, desconectá-lo e colocá-lo nas bandejas.

Após se analisar tudo isso conseguiu-se verificar que para o modelo de base a quantidade de aparelhos produzidos na linha manual em um turno era de 2505 aparelhos.

1.2 Modificação do setup da bancada de Adjustment

Para se fazer a modificação do setup da bancada de Adjustment, primeiramente foi necessária montar um pequeno sistema pneumático para alimentação dos simuladores de robôs eletro-penumáticos, constituído de mangueiras, um medidor de pressão, e uma pequena válvula pneumática. A partir daí foi necessário então montar o setup eletro-pneumático de simuladores de robôs, com uma fonte de alimentação mais potente, já que cada simulador possui duas válvulas solenóides.

Feito isso, substituiu-se os antigos simuladores de robôs pelos novos simuladores eletro-penumáticos. Para isso foi necessário fazer um rearranjo na bancada para conseguir o melhor posicionamento dos novos simuladores e melhor aproveitamento de espaço. Então conectou-se a alimentação de ar comprimido aos novos simuladores, e conectou-se os mesmos aos seus respectivos computadores com os cabos de dados que eram conectados aos antigos simuladores.

1.3 Projeto e confecção de nova bancada de Imei Writer

Para se fazer a semi-automatização do processo de Imei Writer seria necessário a implementação de todo um sistema de controle do processo, sendo assim uma modificação maior que a do processo de Adjustment.

Assim, fez-se necessária a confecção de uma nova bancada para o processo, para poder receber os novos equipamentos e os mesmos serem posicionados da melhor maneira para operação e futuras manutenções. Analisando-se tudo isso projetou-se então uma bancada que melhor atendesse essas necessidades, e montou-se a mesma novamente utilizando-se tubos tipo Lean-Tek, juntas de montagem, madeira e mantas anti-estáticas.

1.4 Montagem de setup da nova bancada de Imei Writer

Depois de confeccionada a nova bancada de Imei Writer fez-se então a montagem do setup da mesma, utilizando-se para isso alguns equipamentos e cabos já utilizados na antiga bancada, como o computador industrial, monitor de vídeo, teclado, mouse, switch de vídeo, switch de rede e cabos de dados, e os equipamentos novos, que eram um computador industrial, um painel elétrico, cabos de comunicação, sensores de posição e scanners de precisão do sistema de controle do processo, e equipamentos pneumáticos.

Foi montado um pequeno sistema pneumático idêntico ao do Adjustment para alimentação do sistema eletro-penumático de controle do processo, e montado o setup do processo de Imei Writer.

O sistema de controle foi montado com um computador industrial, um painel elétrico de controle, e sensores de posição. Os sensores foram posicionados de forma a fazerem a identificação da porta do computador onde foi conectado determinado aparelho ao serem acionados por uma placa de metal acoplada aos scanners de precisão que fazem a leitura do número de Imei, que foram montados numa pequena esteira rolante, facilitando assim a leitura dos códigos de barras e a identificação da posição. Todo o sistema de controle foi interconectado, sensores, painel e computador, e alimentado com ar comprimido, e posteriormente acoplado ao setup de Imei.

Após a montagem de todo o setup da nova bancada de Imei Writer a mesma foi posicionada no lugar da antiga bancada e interligada à linha.

1.5 Teste das bancadas modificadas

Após as modificações dos processos de Adjustment e Imei Writer foi necessário testar os mesmos para verificar se estavam funcionando corretamente e identificar possíveis erros de montagem.

Terminada a confecção das bancadas foi feito o setup de equipamentos nas mesmas, para o setup foram utilizados:

 Computadores (fig.8)

Para monitoramento da produção

 Scanners

Para leitura e controles de entrada de placas de celulares

 Parafusadeiras

Para montagem de aparelhos

 Esteiras

Para Movimentação de aparelhos

 Equipamentos de teste de transmissão e recepção (Fig. 9)

Para de teste de aparelhos

 Fontes (Fig. 10)

Para Teste de Tensão e Consumo de Bateria

 Impressoras (Fig. 11)

Para impressão de etiquetas para embalagem

Foi feito o teste do ajuste de aparelhos no Adjustement, utilizando-se aparelhos de teste, e verificado a comunicação dos computadores com os novos simuladores de robôs.

No Imei Writer foi testado o funcionamento dos computadores e da rede dos mesmos, comunicação dos computadores do Imei Writer com o sistema de controle, funcionamento dos sacnners e do switch de vídeo, e também o processo da gravação de Imei em aparelhos de teste.

1.6 Nova apuração da quantidade de aparelhos produzida em um turno

Concluída toda a modificação da linha de produção fez-se uma nova apuração da quantidade de aparelhos celulares produzida em um turno, para se analisar o resultado obtido.

Para isso utilizou-se o mesmo modelo de aparelho utilizado antes da modificação como base, analisando-se novamente cada etapa do processo, mas principalmente os dois processos modificados.

No Adjustment foram analisados os tempos para se pegar um aparelho na esteira, encaixá-lo à base do simulador de robô, acionar o start, testar o aparelho, retirá-lo da base e colocá-lo na esteira.

No Imei Writer foram analisados os tempos para se pegar o aparelho na esteira, encaixá-lo à base, fazer a leitura do código de barras do número de Imei, gravar o número de Imei, retirá-lo da base e colocá-lo nas bandejas.

Após se analisar tudo isso conseguiu-se verificar que para o modelo de base a quantidade de aparelhos produzidos em um turno após a semi-automatização da linha era de 3321 aparelhos.

4 Supervisão de estágio do lado da empresa

O suporte por parte da supervisão foi muito importante para o desempenho das minhas atividades, que recebo através do plano de trabalho diário, elaborado pelo setor de planejamento e entregue a mim em reuniões diárias com o supervisor de manutenção.

Todos os dias temos uma reunião onde abordamos vários assuntos, através destas reuniões que recebo por parte do supervisor o feedback das minhas atividades, onde abordamos as dificuldades encontradas no setor e recebo orientações de como sanar essas dificuldades aplicando ações corretivas.

Assim a empresa recebe o parecer técnico da supervisão que da seu respaldo, autonomia e orientação para o profissional.

5 Conhecimentos adquiridos

Foi passado para mim um valioso conhecimento, tanto para vida como na profissão que fui buscar nos estudos. Com minha determinação e força de vontade, estou realizando mais este momento maravilhoso da minha vida, onde com uma humildade sem igual meus companheiros de trabalho passaram conhecimentos sobre: componentes, sistemas elétricos, hidráulicos, leitura do esquema elétrico, leitura de desenhos.

Adquirindo um melhor esclarecimento do processo de produção, por que um técnico é importante para a linha de produção, o conhecimento mais importante passado por todos foi o trabalho em equipe o respeito para com todos independente da sua posição na empresa.

Estou procurando aprofundar os meus conhecimentos, durante o período de estágio focando nos programas e software usados para o ajuste dos aparelhos celulares, Call+Wi-Fi, teste funcional através de maquinas e gravação de imei.

Ajuste – ajusta as bandas em que o aparelho vai trabalhar tais como GSM 850, WCDMA etc.

Ajuste da linha de produção.

Figura 12 Posto de Ajuste.

Call + Wi-Fi – Tem como objetivo verificar as taxas de transmissão e recepção que o aparelho emite ao ser utilizado, e também faz a verificação do sistema de internet sem fio, fazendo o teste de retorno de voz dos aparelhos celulares, tanto no viva voz, fone de olvido e saída de voz, também testa se esta recebendo e emitindo sinal de comunicação, verifica se esta recebendo sinal via wi-fi sem problemas.

Call + Wi-Fi teste.

Figura 13 Posto Call + Wi-Fi teste.

Teste funcional através de maquinas – faz todo o teste de teclas, voz e áudio do aparelho celular.

Maquina de teste funcional.

Figura 14 Posto de teste funcional.

Gravação de Imei – “Identificação Internacional de Equipamento Móvel” inserido no aparelho celular as informações sobre a operadora responsável pelo mesmo, tais como Claro, Vivo, Oi e TIM.

Gravação de imei.

Figura 15 Posto de gravação de imei.

6 Resultados alcançados

Os resultados alcançados foram importantes para o setor, com um trabalho em equipe fizemos algumas melhorias, Após a modificação da linha de produção de aparelhos celulares, pôde-se concluir que para se realizar a modificação de um processo é necessário estudar o caso para verificar se a mesma irá atender às expectativas, e a partir disso analisar quais as melhores formas para execução dessa modificação, terminada a modificação da linha iniciou-se a utilização da mesma, e o objetivo de se aumentar a produtividade da linha em um turno de trabalho foi alcançado, conseguindo-se produzir durante um turno de trabalho na linha semi-automatizada, 816 aparelhos a mais do modelo utilizado como base em relação à quantidade produzida na linha manual. Os resultados alcançados foram tão satisfatórios que foi programada a modificação de mais nove linhas de produção.

Este período de estágio me proporcionou um conhecimento importantíssimo para minha vida pessoal e profissional, pois aprendi muito com todos os meus companheiros de trabalho, que tiveram total paciência e humildade para passar adiante o conhecimento adquirido.

7 Conclusão

Querido Deus obrigado por mais esta etapa da minha vida realizada com sucesso onde alcancei meu objetivo, todo conhecimento adquirido foi valioso.

Agora todas as minhas expectativas estarão voltadas para uma possível vaga como técnico de manutenção, assim buscando mais conhecimento e uma melhor capacitação profissional.

É chegado o fim de meu estágio, por algumas dificuldades passei durante esta etapa, Algumas das dificuldades enfrentadas neste período foi a: falta de paciência, stress por trabalhar sobre preção, dificuldade de escutar, com o setup das linhas de produção, tive um pouco de trabalho com isto mais com o passar do tempo fui memorizando e sanado as dificuldades em relação ao setup da linha de produção, mas tudo foi enfrentado com garra e determinação, pois trabalho com uma equipe que acolhe e ensina com paciência e dedicação no crescimento de todos sem deixar ninguém para traz, todos os colaboradores são importante para que a equipe funcione bem.

Este relatório descreve as atividades executadas pelo aluno durante o período de estágio em nossa empresa:

...

Baixar como  txt (22.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »