TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Final Sobre Os Fundamentos Das Políticas Sociais

Ensaios: Relatório Final Sobre Os Fundamentos Das Políticas Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  3.702 Palavras (15 Páginas)  •  526 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

FUNDAMENTOS DAS POLITICAS SOCIAIS

ALINE LOREDO SOARES- RA: 2331068689

KAREN DA CRUZ QUADROS RA: 3345560129

LETÍCIA SANTOS DA SILVA RA: 2306284537

NAIR DE PAULA LOPES RA: 3300495818

Relatório Final sobre os Fundamentos das Políticas Sociais

PELOTAS, 19 DE SETEMBRO DE 2012

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

FUNDAMENTOS DAS POLITICAS SOCIAIS

ALINE LOREDO SOARES - RA: 2331068689

KAREN DA CRUZ QUADROS RA: 3345560129

LETÍCIA SANTOS DA SILVA RA: 2306284537

NAIR DE PAULA LOPES RA: 3300495818

Relatório Final sobre os Fundamentos das Políticas Sociais

Trabalho realizado pelas alunas Aline Loredo Soares, Karen da Cruz Quadros, Letícia Santos da Silva e Nair de Pula Lopes para avaliação parcial da disciplina Fundamentos das Politicas Sociais orientado pela tutora a distancia, professora, Mª Edilene Xavier Rocha Garcia

Pelotas, 19 de Setembro de 2012.

INTRODUÇÃO

As políticas sociais se referem as ações que determinam o padrão de proteção social imposto pelo Estado, para a redistribuição dos benefícios sociais visando a diminuição das desigualdades estruturais produzidas pelo desenvolvimento socioeconômico.

As Políticas públicas são formas de interferência do Estado; As ações públicas, articuladas com as demandas da sociedade, devem se voltar para a construção de direitos sociais.

O Estado em ação aponta para a necessidade de acompanhamento e reforma no campo da educação, no modelo do que acontece em nível internacional, num esforço de superação das diferenças de classes e inclusão social aos bens e patrimônios que historicamente se restringiam às classes dominantes numa espécie de sinergia supranacional em que o homem toma consciência de sua humanidade.

O papel político da educação escolar com o passar do tempo, levando em conta a relação da acumulação do capital, produz e reforça a hegemonia de classes sociais com a ênfase na expansão de educação básica para o povo e sua preparação para um mercado de trabalho determinado pontos foram observados na agenda das políticas educacionais no Brasil a partir da Constituição Federal de 1988 na projeção de “eliminar o analfabetismo e universalizar o ensino fundamental”,

A Constituição de Federal de 1988 representou um marco histórico para a política de Assistência Social, porque reconheceu a assistência social como política social.

O agravamento da questão social e a pressão popular exigiu a introdução de mecanismos compensatórios de atenção aos pobres, desempregados, vulnerabilizados fazendo desta forma nascer um Sistema de Proteção no Brasil,

A assistência social deve ser prestada aos dela necessitados, independentemente de contribuição. Tem como objetivos a proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice; o amparo às crianças e adolescentes carentes; a promoção da integração ao mercado de trabalho; a habilitação e a reabilitação das pessoas com deficiência e a proteção de sua integração à vida comunitária.

Esse novo trabalho consiste em colaborar na construção de estratégias de efetivação direitos de cidadania, sobretudo no que se refere aos mecanismos de mobilização da comunidade para atrair lideranças e/ou representantes destapara participar do processo de criação, instalação e funcionamento de canais ou instâncias in

Diferentes concepções de Estado: Estado Liberal- Social Democrata e o Socialismo Real – O Estado proposto pelas ideias neoliberais.

Para Marx, o Estado é uma relação historicamente determinada, uma relação de dominação e subordinação, relação mantida entre as classes sociais. Sua função é a de assegurar e conservar a dominação e a exploração da classe burguesa sobre o proletariado; O Estado é uma instância a serviço da sociedade, cuja magnitude está em seu caráter público, sendo fundamental a compreensão da concepção de Estado e de política social que sustentam tais ações e programas de intervenção.

As políticas sociais têm suas raízes nos movimentos populares do século XIX, voltadas aos conflitos surgidos entre capital e trabalho, no desenvolvimento das primeiras revoluções industriais.

Estado implanta projeto de governo, através de programas, por meio da criação, formulação, de projetos e ações voltadas à classes sociais. As políticas públicas são compreendidas como as politicas de responsabilidade do Estado na implementação e manutenção a partir de um processo de tomada de decisões que envolvem órgãos públicos e diferentes organismos, agentes da sociedade relacionados à política implementada. As políticas públicas não podem ser reduzidas a políticas estatais.

O processo de definição de políticas públicas para uma sociedade reflete os conflitos de interesses, os arranjos feitos nas esferas de poder que perpassam as instituições do Estado e da sociedade como um todo; Na relação entre políticas públicas e Estados cabe destacar uma diferença cruciforme entre a perspectiva neoliberal e a crítica marxiana. Remete-se ao pensar a origem da questão social, na primeira é simplesmente uma questão de teor individual.

Já na filosofia marxista, a situação de pobreza, miséria, exploração social, é resultante da relação de classes sociais.

Nesse tempo de poder ilimitado da classe rentista, do capital financeiro e de neoliberalismo, que é a política econômica que serve de alicerce

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com