TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Separação Misturas -quimica

Pesquisas Acadêmicas: Relatório Separação Misturas -quimica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  1.596 Palavras (7 Páginas)  •  2.577 Visualizações

Página 1 de 7

1. RESUMO

Neste relatório será abordado sobre a aula experimental no laboratório de química que os estudantes de engenharia praticaram.

O objetivo foi de acompanhar o experimento sobre as misturas e as principais técnicas utilizadas na separação de misturas homogêneas e heterogêneas.

2. INTRODUÇÃO

A maioria dos materiais encontrados na natureza, ou preparados em laboratório, não são substâncias puras, mas misturas de várias substâncias.

As misturas podem ser homogêneas e heterogêneas em função do número de fases que apresentam. Entende-se por fase a toda região de um sistema que apresenta aspecto visual, propriedades e composição uniformes em toda sua extensão.

Misturas homogêneas: são aquelas que apresentam uma única fase, ou seja, são monofásicas. Misturas de água e açúcar, água e álcool, ligas metálicas e ar atmosférico são exemplos de misturas homogêneas. As misturas homogêneas são também chamadas soluções.

Misturas heterogêneas são aquelas que apresentam duas ou mais fases distintas, isto é, são polifásicas. Misturas de água e areia, água e óleo, areia e serragem são exemplos de misturas heterogêneas.

Separar os componentes de uma mistura é um dos problemas que normalmente um químico encontra. A escolha de um método de separação deverá ser feita em função do tipo de mistura a ser separada (homogênea ou heterogênea) e do estado físico de seus componentes.

Separação de sólidos

Catação: consiste basicamente em recolher com as mãos ou uma pinça um dos componentes da mistura.

Exemplo: separar feijão das impurezas antes de cozinhá-los.

Levigação: separar substâncias mais densas das menos densas usando água corrente.

Exemplo: processo usado por garimpeiros para separar ouro (mais denso) da areia (menos densa).

Dissolução ou Floculação: consiste em dissolver a mistura em solvente com densidade intermediária entre as densidades dos componentes das misturas.

Exemplo: serragem + areia, adiciona-se água na mistura. A areia fica no fundo e a serragem flutua na água.

Peneiração: separa sólidos maiores de sólidos menores ou ainda sólidos em suspensão em líquidos.

Exemplo: os pedreiros usam esta técnica para separar a areia mais fina de pedrinhas; para separar a polpa de uma fruta das suas sementes, como o maracujá.

Este processo também é chamado de tamização.

Separação magnética: usado quando um dos componentes da mistura é um material magnético. Com um ímã ou eletroímã, o material é retirado.

Exemplo: limalha de ferro + enxofre; areia + ferro.

Ventilação: usado para separar dois componentes sólidos com densidades diferentes. É aplicado um jato de ar sobre a mistura.

Exemplo: separar o amendoim torrado da sua casca já solta; arroz + palha.

Dissolução Fracionada: consiste em separar dois componentes sólidos utilizando um líquido que dissolva apenas um deles.

Exemplo:sal+areia

Dissolve-se o sal em água. A areia não se dissolve na água. Pode-se filtrar a mistura separando a areia, que fica retida no filtro da água salgada. Pode-se evaporar a água, separando a água do sal.

Separação de Sólidos e Líquidos

Para separar misturas de sólidos e líquidos podemos utilizar o método da decantação e sedimentação, centrifugação, filtração e evaporação.

Sedimentação: consiste em deixar a mistura em repouso até o sólido se depositar no fundo do recipiente.

Exemplo: água + areia

Decantação: é a remoção da parte líquida, virando cuidadosamente o recipiente. Pode-se utilizar um funil de decantação para remover um dos componentes da mistura.

Exemplo: água + óleo; água + areia

Centrifugação: é o processo de aceleração da sedimentação. Utiliza-se um aparelho chamado centrífugaou centrifugador, que pode ser elétrico ou manual.

Exemplo: Para separar a água com barro.

Filtração: processo mecânico que serve para separar mistura sólida dispersa com um líquido ou gás. Utiliza-se uma superfície porosa (filtro) para reter o sólido e deixar passar o líquido. O filtro usado é um papel-filtro.

O papel-filtro dobrado é usado quando o produto que mais interessa é o líquido. A filtração é mais lenta.

O papel-filtro pregueado produz uma filtração mais rápida e é utilizada quando a parte que mais interessa é a sólida.

Exemplo: água + areia

Evaporação: consiste em evaporar o líquido que está misturado com um sólido.

Exemplo: água + sal de cozinha (cloreto de sódio).

Nas salinas, obtém-se o sal de cozinha por este processo. Na realidade, as evaporações resultam em sal grosso, que se for purificado torna-se o sal refinado (sal de cozinha), que é uma mistura de cloreto de sódio e outras substâncias que são adicionadas pela indústria.

Separação de Misturas Homogêneas

Para separar os componentes das substâncias de misturas homogêneas usamos os métodos chamados defracionamento, que se baseiam na constância da temperatura nas mudanças de estados físicos. São eles: destilação e fusão.

Destilação: consiste em separar líquidos e sólidos com pontos de ebulição diferentes. Os líquidos devem ser miscíveis entre si.

Exemplo: água + álcool etílico; água + sal de cozinha

O ponto de ebulição da água é 100°C e o ponto de ebulição do álcool etílico é 78°C. Se aquecermos esta mistura, o álcool ferve primeiro. No condensador, o vapor do álcool é resfriado e transformado em álcool líquido, passando para outro recipiente, que pode ser um frasco coletor, um erlenmeyer ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com