TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Sobre O Documentário A Origem Do Homem

Monografias: Relatório Sobre O Documentário A Origem Do Homem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  790 Palavras (4 Páginas)  •  766 Visualizações

Página 1 de 4

RESENHA DESCRITIVA DO LIVRO: LINGUAGEM E PERSUASÃO

O autor Adilson Odair Citelli, mestre em Letras e professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, constitui em seu livro Linguagem e Persuasão de modo didático a história, a construção e os métodos de uma linguagem persuasiva, mostrando-nos algumas idéias para aperfeiçoarmos nosso conhecimento no ato de persuadir. Citelli percorre a história da retórica, explicando conceitos, como verdade e verossimilhança, e figuras, como a metáfora e a metonímia.

Em primeira estância o autor nos mostra uma revista dizendo-se neutra, imparcial, e que não utiliza da persuasão. Entretanto, a essa afirmação, ela está sendo persuasiva, pois está usando de uma afirmação para convencer alguém de sua imparcialidade. Citelli logo conclui que não há discurso sem persuasão, pode-se acontecer que esta venha mascarada, de tal maneira que impossibilite a sua percepção caso o leitor não esteja extremamente atento ao texto.

A persuasão teve sua origem na Grécia Antiga, onde os homens para mostrar que eram democráticos, expunham suas idéias (discursos¬) através deste importante elemento. Para ensinar à arte do domínio da fala de maneira convincente e elegante as escolas gregas buscavam essa conciliação na retórica.

Em seu livro Aristóteles apresenta os elementos básicos da retórica, segundo sua concepção: Exórdio (Introdução); Narração (argumentos em si); Provas (comprovação do que está sendo dito) e por fim a Peroração (Retoma-se o texto efetuando um fechamento). O autor deduz que a retórica não é a persuasão. Em sua concepção retórica pode revelar como se faz a persuasão. Portanto, a retórica seria uma ciência que busca ensinar como se empregam os argumentos.

Há certa dificuldade nas pessoas em saber interpretar em um discurso o significado das palavras verdade e verossimilhança. Descobrimos então, que a diferença dá-se no fato de verossímil ser aquilo que se torna verídico dentro de uma lógica própria. O que pode ser claramente esclarecido pelo exemplo do super-homem. Na verdade ele não existe, porém numa "realidade" criada pelo autor do personagem, ele é verdadeiro.

Com o passar do tempo a retórica perdeu parte de sua importância, sendo vista apenas como um mero elemento de linguagem. Ao longo do tempo voltou à tona tomando seu importante papel.

A retórica moderna se utiliza da metonímia, quando se quer usar um termo em lugar do outro e da metáfora, na representação de um designativo, mas adequado. Para que aconteça a retórica, alguns elementos podem contribuir para prender a atenção do receptor, como as figuras de linguagem: a metáfora e a metonímia, além das mesmas darem noções ideológicas aos discursos.

Existem alguns raciocínios discursivos já codificados pela retórica, que possuíam gradações persuasivas: O raciocínio apodítico que fornece uma verdade única, sem deixar caminho para dúvidas para o receptor. O raciocínio implícito em que o receptor fica impedido de esboçar qualquer questionamento, o caráter imperativo do verbo o torna indiscutível. E por fim temos o raciocínio dialético que mostra várias possibilidades usando o verbo na condicional, mas aponta a mais desejada.

Um importantíssimo elemento da persuasão são os signos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com