TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Sobre Paquímetro

Ensaios: Relatório Sobre Paquímetro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  1.299 Palavras (6 Páginas)  •  699 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE SALVADOR - UNIFACS

ENGENHARIA ELÉTRICA

ATIVIDADE DE METROLOGIA

PAQUÍMETRO

JONATHAS PEREIRA

SALVADOR, BAHIA

2014

UNIVERSIDADE SALVADOR - UNIFACS

ENGENHARIA ELÉTRICA

ATIVIDADEDE METROLOGIA

PAQUÍMETRO

JONATHAS PEREIRA

Relatório referente a atividade da disciplina de Metrologia, curso de Engenharia Elétrica, ministrada pelo professor Luis Sousa.

SALVADOR, BAHIA

2014

INTRODUÇÃO

• Objetivo

A finalidade deste relatório é abordar medições de materiais realizados através de dois instrumentos, paquímetro e régua. Realizar as devidas comparações e análises de erros entre as medições, e observar qual instrumento é mais preciso para determinadas medidas.

• Paquímetro

O paquímetro é um instrumento usado para medir com precisão as dimensões de pequenos objetos. Trata-se de uma régua graduada, com encosto fixo, sobre a qual desliza um cursor. O paquímetro possui dois bicos de medição, sendo um ligado à escala e o outro ao cursor.

O paquímetro possui normalmente uma graduação em centímetros e outra em polegadas para que possamos realizar as medições. O cursor móvel tem uma escala de medição que se denomina nônio ou vernier. A escala é chamada de nônio ou vernier em homenagem aos seus criadores: o português Pedro Nunes e o francês Pierre Vernier. O vernier (nônio) possui uma escala com n divisões para X mm da escala fixa, a finalidade é proporcionar uma medida com uma resolução menor, mais precisa.

Existem diversos tipos de paquímetro no mercado, abaixo segue os principais instrumentos, e suas respectivas características:

• Paquímetro universal: Serve para realizar medições internas, externas, de profundidade e de ressaltos.

• Paquímetro universal com relógio: Possui um relógio acoplado ao cursor que facilita a leitura, agilizando a medição.

• Paquímetro com bico móvel: É muito empregado para medir peças cônicas ou peças com rebaixos de diâmetros diferentes.

• Paquímetro de profundidade: Serve para medir a profundidade de furos não vazados, rasgos, rebaixos, entre outros. Esse paquímetro pode apresentar haste simples ou com gancho.

• Paquímetro digital: Utilizado para leitura rápida, livre de erro de paralaxe e ideal para controle estatístico.

Para ser usado de forma correta, o paquímetro precisa ter seu cursor e encosto limpos e a peça a ser medida precisa estar bem posicionada entre seus bicos, não deve-se desmontar o equipamento, evitar choques ou movimentos bruscos e aperto forte dos bicos sobre o objeto que será medido.

• Teoria de Erros

Inicialmente é necessário afirmar que nada é exato em uma ciência experimental. Mensurar algum objeto é um ato de se interferir de alguma maneira no fenômeno e esta interferência faz com que não seja possível "enxergar" o fenômeno como ele realmente acontece. A partir desse pensamento surge o conceito sobre teoria de erros. A partir desse ponto outras afirmações são necessárias: O entendimento completo de uma área do conhecimento é impossível. Com o surgimento da Física Moderna, principalmente da Física das partículas elementares, pode-se mostrar claramente que nunca se obteve nem nunca se obterá uma medida exata de um fenômeno qualquer. Por estas razões a medida de uma grandeza tem obrigatoriamente uma incerteza.

Todo aparelho possui uma limitação. Essa medida pode ser chamada de desvio absoluto, relativo, e absoluto avaliado. Estas limitações são inerentes ao aparelho e resultaram da sua fabricação e de sua escala (faixa de medida). Além das limitações citadas devem ser consideradas erros de sistemáticos e fortuitos. Os erros sistemáticos são aqueles que estão diretamente ligados com a limitação inerente ao aparelho. Os erros fortuitos não podem ser mensurados em sua totalidade, exatamente pelo fato de sua indeterminada origem.

ANDAMENTO

• Material utilizado:

- 01 PAQUÍMETRO

- 02 RÉGUA

- 03 MENSURANDOS:

PEÇA-01: Cilindro de madeira

PEÇA-02: Esfera de Vidro

PEÇA-03: Palito estreito com revestimento de trissulfuretofosfórico (P4S3) numa da extremidades.

• Caracterize cada um dos aparelhos de medida quanto á finalidade, precisão etc.

O paquímetro e a régua convencional são instrumentos de medição. A régua é um instrumento próprio para medir segmentos de reta e pequenas distâncias. O paquímetro, porém, é um aparelho que oferece mais recursos, pois contém a própria régua convencional aliados a outros objetos que promovem outras medidas. Quanto a precisão, o paquímetro também leva vantagem, pois em seu cursor é possível ajustar o mensurando, promovendo maior precisão sendo esta equivalente a 0,05 mm, ou seja, um erro de 0,025 mm para mais ou menos.

• Crie uma estratégia para determinar a densidade da PEÇA-01 supondo que sua massa seja 4g (identifique através de fotos medidas necessárias previstas na sua estratégia).

Para determinar a densidade da peça1 retiramos seis medidas de sua altura e diâmetro. Foi calculada a média aritmética da altura e diâmetro, para posteriormente encontrar a medida do raio – valor médio do diâmetro - e volume (Πr².h) do objeto, para enfim encontrar a densidade do objeto.

Figura 2: Espessura da peça 01. Figura 3: Altura da peça 01.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com