TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório: Sobre a “Bienal do Livro São Paulo”.

Por:   •  7/10/2016  •  Relatório de pesquisa  •  656 Palavras (3 Páginas)  •  2.580 Visualizações

Página 1 de 3

Relatório: Sobre a “Bienal do Livro São Paulo”.

No dia 04 de setembro de 2016, visitei a 24ª Bienal Internacional do livro de São Paulo, evento realizado no Pavilhão de Exposições do Parque Anhembi. Localizado na Avenida Olavo Fontoura, 1209 Santana – São Paulo – SP.

A visita ao evento me proporcionou um contato muito intimo com o mundo dos livros e também com varias outras opções de cultura e lazer dentro do mesmo espaço da Bienal do livro, se mostrando mais que uma simples feira de livros para comprar obras com descontos. Está disponível uma infinita variedade de livros, de diversos autores e editoras, para todos os gostos e bolsos. Mas ali se tem a possibilidade de descobrir novos autores e obras que possam nos interessar, e podem nos auxiliar tanto em nossa profissão como na nossa vida acadêmica no momento.

O tema da 24ª Bienal do Livro de SP é "Histórias em todos os sentidos", que reafirma esse posicionamento e nos convida a vivenciar as muitas histórias que a Bienal pode contar, de acordo com os interesses de cada um, levando em conta que, se a arte pode proporcionar que nos encontremos conosco e possamos compreender o outro, que o façamos. O evento disponibilizou para os visitantes oito espaços culturais e extensa variedade de debates, sessões de autógrafos, apresentações de música e teatro, exposições, programa para crianças e atividades que vão da gastronomia ao rap e ao repente.

Podemos visitar vários espaços, entre eles a Arena Cultural voltada ao público mais jovem, promoveu encontros com best-sellers e youtubers. Já o Salão de Ideias é para o público que quer acompanhar "discussões atuais e de amplo interesse com escritores, pensadores e artistas, abordando temas de relevância social e cultural". Pude também visitar o Espaço Mauricio de Sousa, com uma exposição em homenagem aos 80 anos do criador da Turma da Mônica. Para o público infantil, trouxe uma série de atividades, as crianças puderam se divertir em brinquedos, parede de escalada, teatro de fantoches e ilustrações para colorir. Nós visitantes podemos ainda personalizar um livro e se tornar um personagem de uma história da Turma da Mônica. Outro espaço interessante é o espaço Cozinhando com Palavras junta a gastronomia e a literatura, o espaço promove livros de gastronomia e debates sobre literatura, comida e cultura. Outros dois destaques são o Espaço Cordel e Repente, dedicado ao gênero da literatura regional do nordeste, o processo de fazer cordel e a xilogravura foram debatidos por artistas que trabalham com essa linguagens. E o Espaço Ignácio de Loyola Brandão, com debates sobre direitos autorais, políticas públicas e a lei de inclusão, e o mercado editorial e a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil esteve na pauta de discussão também, outro espaço que pude visitar foi a BiblioSescs (Praça da Palavra e Praça da História) podemos presenciar shows e contação de histórias, e o Bate-Papo: Histórias para bebês. Outro espaço que gostei muito de visitar foi a Arena cultural BNDES, que trouxe um grande autor da nossa área da educação, Mauro Sérgio Cortella - filósofo, escritor e doutor em educação, palestrante e professor universitário, Mario Sergio Cortella é um pensador de extrema relevância. É autor de diversos livros nas áreas de educação, filosofia, teologia.

Desta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (62 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com