TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha livro de paulo freire

Por:   •  11/3/2017  •  Resenha  •  758 Palavras (4 Páginas)  •  687 Visualizações

Página 1 de 4

FUNDAÇÃO FRANCISCO MASCARENHAS

FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS

LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA

ANTONIO BENEDITO DA SILVA NUNES

RESENHA CRITÍCA

PATOS, PB

2015

ANTONIO BENEDITO DA SILVA NUNES

RESENHA CRITÍCA

Trabalho apresentado à disciplina de Epistemologia da Pedagogia do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, oferecido pelas Faculdades Integradas de Patos, como requisito parcial da avaliação.

Orientadora: Profa. Ms. Edilene Araújo dos Santos 

PATOS, PB

2015

WERNECK, Hamilton. Se você finge que ensina, eu finjo que aprendo. 20. Ed. Petrópolis- RJ: Vozes, 1992.

O Professor Hamilton Werneck Mouta é natural do Estado do Rio de Janeiro, professor formado em Pedagogia e também Orientador Educacional. Administrador Escolar e pós-graduado no grau de Especialista em Educação pela PUC de Minas Gerais onde foi também professor. Autor de 26 livros publicados, alguns já traduzidos para o espanhol e inglês, e com nove DVDs educativos, Hamilton Werneck já realizou mais de 1.950 conferências em todo o Brasil envolvendo colégios, secretarias de educação, sindicatos patronais e de classe e universidades. Seu livro "Se você finge que ensina, eu finjo que aprendo", já está na sua 26ª edição, que tem como principais colocações aspectos básicos do processo de educação e os aspectos da pressão social exercida pelos familiares que rodeiam a classe envolvida em educação. Nesta obra, ressalta-se a teoria do fingimento na sua definição mais abrangente e destaca um jogo onde professor finge ensinar e trabalhar e alunos fingem aprender, criando um círculo vicioso de fingimento que alerta todos os aspectos da sociedade brasileira, que por sua vez, fingem viver bem.

Aborda, primordialmente, a pedagogia do fingimento que atinge a educação, esta ideia central mostra como tal prática que cerca a classe educacional do país, pois prejudica e cria um mascaramento do saber, mostrando total falta de comprometimento com o processo de ensino aprendizagem.

È um livro que aborda diretamente pontos referentes à educação, aprendizagem e metodologia de ensino, sendo uma boa referência de leitura para profissionais da área da educação mostrando que, a realidade em sala de aula, muitas vezes não é o que se parece.

Ressalta que em grande maioria, o educador não reconhece que não é o único detentor do saber e que o aluno possui conhecimentos e frustrações, como por exemplo, ser imposto a avaliações de conteúdos que não assimilaram ou que não tenham interesse. Assim, com esse primeiro ponto, enxerga-se onde começa o fingimento na prática educativa, pois o aluno realiza a avaliação tendo como objetivo atingir uma boa nota e o professor satisfeito com as boas notas, não se preocupa se houve realmente aprendizagem.

Outro destaque importante que o livro faz é que o professor não deve se colocar como figura principal da aprendizagem, mas também deve enxerga no aluno a mudança que a sociedade necessita para o equilíbrio social. Assim, o professor além de respostas prontas, deve traçar métodos que provoquem os alunos a buscar respostas, com isso quebrando o fingimento em sala de aula.

O livro contem 88 páginas distribuídas em 19 capítulos mostra uma boa organização das ideias e exemplos que o autor utiliza de maneira simples para exposição do assunto de modo que o leitor compreenda de forma clara, utilizando uma linguagem moderna para que não fique confusa e que expresse o que pensa sem deixar dúvidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (110.5 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com