TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do livro de Paulo Freire Educadores de Rua

Resenha: Resumo do livro de Paulo Freire Educadores de Rua. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  Resenha  •  495 Palavras (2 Páginas)  •  3.798 Visualizações

Página 1 de 2

Faculdades Anhanguera Ribeirão Preto

Curso de Pedagogia 2º Semestre

Aluna:

RA:

Resumo do livro de Paulo Freire

Educadores de Rua

Paulo Freire define neste livro a educação popular, entende como um esforço de mobilização, organização e capacitação das classes populares,esse esforço nao se esquece, em uma primeira definiçãoeu aprendo desse jeito define ele.

Meninos e meninas de rua :

Essas crianças são em sua maioria meninos e meninas entre sete e dezessete anos, que vivem na rua trabalhando para se sustentarem ou sustentarem suas famílias, que quase sempre são pobres demais para atender as necessidades basicas de sus filhos.

Quando estão na rua são efetivamente desamparados da proteção famiiar e da comundade, muitas passam virtualmente nas ruas todas as horas em que estão acordadose algumas até suas noites.

Em decorrencia disto são poucas as perspectivas de se desenvolverem e conquistarem um futuro melhor, sendo assim essas crianças representam um enorme desperdicio de potencial humano.

É prematuramente adulta e busca meios para sobreviverem na rua, satisfaz suas necessidades basicas e reais na própria rua e com grupos de pares, dormem comem e trabalham.

Enfrentam cresecentes dificuldades escolares que a leva a repetencia ou abandono dos estudos.

Desenvolvem habilidades especiais que lhe permitem sobreviver, é um produto de carencia e afeto familiar e social.

O menino de rua é forte, astuto dentro do seu proprio meio, ha entretanto uma nitida demarcação entre o menino e a menina de rua. São duas realidades distintas embora vitimas de uma mesma situação nacional.

O educador de rua em eterno pasmo pedagogico " perplexidade"de nao ter resposta. O que devo fazer? como devo fazer?

Essa ação criativa e participativa do educador de rua gera uma reação contrária a comunidade, cobrando respostas, resultados imediatos ou desprezando qualquer tipo de ação realizada pelo educador.

Esta reação da sociedade por vezes é violenta e torna vulnerável a figura do eduacador de rua.

Paulo Freire acredita que o eduador social de rua precisa estar consciente de suas proprias limitações e dos riscos e desafios impostos e presentes na rua e na sociedade.

Recuar não significa insucesso e sim aguardar o momento certo de poder avançar para ganhar espaço.

A presença do eduacdor social de rua não foi inventada para ser mais uma equipe, ele existe em razão da necessidade constatada no trabalho dia a dia frente ao reconhecimento da ineficiencia da instituição.

Neste contexto surge a figura presente e amiga do eduacador de rua que se solidariza e se compromete com as crianças. É aquele que respeita e não julga , não reprime, é flexivel capaz de reavaliar suas concepções e limitações .

È aquele que estimula a ação participativa da comunidade de forma que veja os meninos de rua como efeito de toda uma situação injusta.

Ele

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com