TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síntese do Primeiro Capítulo do Livro de Paulo Freire. Saberes Necessários à Prática Educativa.

Por:   •  20/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.575 Palavras (7 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 7

Pedagogia da Autonomia. Saberes Necessarios a Pratica Docente S ntese do Cap tulo 01

Aluna: Luciana Farias Arruda da Silva Professora: Mar lia Gabriela de Menezes Guedes Departamento de Qu mica Fundamental Departamento de Metodos e Tecnicas de Ensino UFPE

19 de marco de 2021

Cap tulo 1: N~ao ha doc^encia sem disc^encia

No cap tulo 1 do presente livro vem trazendo a tona uma grande di culdade no ensino-aprendizagem dos professores e estudantes, a maneira incorreta de ensinar, conse-

quentemente, a maneira incorreta em que se aprende o conteudo,isso se aprender.

O autor deixa claro a import^ancia da pratica docente esta diretamente vinculada a maneira de como o aluno aprende o que esta sendo ensinado e de que maneira o aluno participa da sua propria formac~ao.

Em "N~ao ha doc^encia sem disc^encia", nos informa que n~ao ha professor sem aluno, n~ao ha ensino sem o ato de aprender, onde esse ato de aprender se da, n~ao por memorizac~ao de conceitos, mas sim, em saber construir seu proprio conhecimento atraves da construc~ao da sua criticidade , criticidade essa que relaciona o que acontece ao por qu^e que isso acontece.

Paulo Freire deixa muito claro em suas passagens que ensinar, n~ao e transferir conhe-cimento, ensinar vai muito mais do que memorizar conteudos ou ser apenas um ouvinte de uma aula com aspectos tradicionais, ensinar e criar no aluno possibilidade para formular seu proprio conhecimento, atraves de mediac~oes criadas pelo professor para que possibilite

o exito, exito esse em unir problematicas do dia-a-dia com os conteudos ministrados em sala de aula.

Vamos abordar mais claramente subcap tulos que o autor destacou nesse cap tulo, concluindo de maneira clara cada passagem, passagens essas que podemos relacionar a pratica do professor, da seguinte forma:

1

Estagio Supervisionado no Ensino de Qu mica 3

[pic 1]

Fonte: https://instumentalst.com/capitulo-1-1-ensinar-exige-rigorosidade-metodica-pedagogia-da-autonomia-de-paulo-freire/

1.1 Ensinar exige rigorosidade metodica

Neste primeiro destaque, o autor tras como fator principal a quest~ao da rigorosi-dade que o docente precisa ter no ato de ensinar, os metodos e tecnicas de ensino que possibilitem ao educando um reforco as capacidades cr ticas.

O professor que pensa certo, ensina o certo, passa para o aluno a import^ancia de se aprender para intervir no mundo, intervir de forma a mudar, melhorar e acrescentar, principalmente ao meio em que vivem, em que residem.

Um professor que n~ao esta preocupado com o mundo, com a cidade onde esta loca-lizada a escola e seus alunos, n~ao esta agindo de maneira correta com a sua coer^encia, sendo apenas um transmissor de conteudos, mec^anico, robotizado e alheio as quest~oes sociais.

1.2 Ensinar exige pesquisa

Em ensinar exige pesquisa, tras uma necessidade da realidade na qual n~ao exige na vida de muitos docentes. Muitos docentes n~ao se preocupam mais em aprender e aprimorar seus conhecimentos, acreditam que ja sabem de tudo que envolve sua area e se priva de um conhecimento prolongado.

Em quanto houver vida, somos seres inacabados, responsaveis pela busca do nosso proprio conhecimento e aprimoramento do que temos.

2

Estagio Supervisionado no Ensino de Qu mica 3

[pic 2]

O ato de pesquisar enquanto docente, nos tras a certeza de que nosso conhecimento n~ao e algo que esta terminado, dessa maneira, sempre e necessario esta se aprimorando a m de ter mais conhecimento para ensinar os alunos de maneira correta, a pensar de maneira correta.

E necessario tomar para si a humildade e a certeza de que n~ao sabemos de tudo, nem de nossas areas de ensino, muito menos de outras. Enquanto a vida, a aprendizado.

1.3 Ensinar exige respeito aos saberes dos educandos

Nesse item, podemos entender que o fato de ensinar e aprender acontece em conjunto, onde os saberes previos, ideias, curiosidades dos educandos s~ao de imensa import^ancia, tanto para a formac~ao do professor, como para a interac~ao entre as ideias da sala.

A aprendizagem comunitaria tras muitos benef cios para o todo, onde e debatido

tematicas da realidade dos estudantes, realidade essa que faz parte de toda uma sociedade, voltando assim, ao interesse na intervenc~ao no mundo.

Desprezar os conhecimentos previos e desrespeitar as ideias formadas pelos educandos o faz sentir, de certa forma, inutil, o que n~ao condiz com a pratica do professor, com o processo de ensinar. Os conhecimentos previos s~ao interessantes a m de explica-los a veracidade ou a inverdade dos acontecimentos.

Vale ressaltar as disciplinas, bem como seus assuntos, nasceram de pensamentos loso cos, onde se tinham a curiosidade t mida em algo, que com o passar do tempo, veio sendo explicado de forma cient ca, impulsionado pela criticidade relacionada.

1.4 Ensinar exige criticidade

Como debatemos um pouco anteriormente, ensinar exige criticidade, criticidade que esta relacionada a n~ao aceitar como correto ou como verdade tudo que for imposto pelas circunst^ancias.

Essa criticidade e o que tras a necessidade de descobrir o novo, de intervir nesse novo para buscar respostas, de maneira geral, em benef cio de toda uma sociedade. Logo, n~ao se pode menosprezar um pensamento curioso, o menos ing^enuo que seja.

1.5 Ensinar exige estetica e etica

Para essa passagem, podemos relatar a import^ancia que o autor tras na postura pro-ssional do professor, onde ensinar exige estetica e etica para qual nos, como educadores, devemos sempre esta preocupados em ter a nossa propria criticidade, ter a nossa propria postura perante aquilo que falamos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (344.5 Kb)   docx (314 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com