TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Transporte

Por:   •  29/11/2016  •  Bibliografia  •  960 Palavras (4 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 4

4

Custos de Transporte


Qualquer decisão de cunho gerencial precisa ter clareza sobre os retornos e custos envolvidos. Neste capítulo, vamos detalhar os fatores que determinam os custos de transporte, tais como distância, volume e risco de carga. Para cada embarque, o tomador de decisão precisa conhecer em detalhes esses fatores para diminuir os custos gerais e contratar os serviços mais favoráveis considerando não só a empresa no curto prazo, mas também os clientes e stakeholders da organização. Além desses fatores críticos, vamos entender os tipos de custos operacionais para o transporte de carga, detalhando os cálculos de custos fixos e variáveis.

Ao elencar e compreender esses custos, tomaremos, uma perspectivia de investimento e remuneração de capital. Ainda, vamos levar em conta os efeitos no nível do serviço ao cliente e na estratégia da empresa.

OBJETIVOS

  1. Identificar os fatores principais na composição dos custos de transporte de carga.
  2. Entender os impactos relacionados a fatores como peso, distância, manuseio e acomodação de carga, volume, densidade, entre outros.
  3. Distinguir tipos de custos operacionais, como variáveis e fixos.
  4. Compreender a ligação de custos e os modais usados, em especial o caso do modal rodoviário.
  5. Dominar o cálculo de custos administrativos e de seguro, como pneumáticos e óleos lubrificantes.

70 capítulo 4


4.1 Introdução

Uma empresa apenas pode se manter competitiva se entender diversos tipos de custos e despesas incorridos em suas operações. Na mesma linha, essa empresa deve conseguir eliminar os gastos descenessários e ser capaz, ao mesmo tempo, de manter a qualidade exigida pelos seus clientes. Uma gestão que queira somente cortar custos a curto prazo sem entender as suas consequências dificilmente garantirá a sustentabilidade econômica da organização (BALLOU, 2007; BOWERSOX et al., 2007; NOVAES, 2007; CHOPRA &MEINDL, 2011).

CONEXÃO

Veja um vídeo do Sebrae sobre Gestão de Custos

https://www.youtube.com/watch?v=Dykj7QoifPM

Os preços, tarifas e fretes ligados ao transporte estão naturalmente ligados ao tipo de serviço que se oferece e como ele é tecnicamente operado. Fretes urgentes, que usam veículos dedicados e modais rápidos, tendem a custar mais caro. Transportadoras que operam com grandes escalas de carga, por usa vez, conseguem obter economias de difícil acesso a pequenos operadores. Como enfatizamos no curso, é difícil para o transportador brasileiro não ser prejudicado pelos problemas de infraestrutura logística (CEL/COPPEAD, 2007; CNT, 2002). Como resultado final de fatores diversos, as variações de preços refletirão as diferênças de desempenho operacional e as escolhas de transporte. A seguir, vamos ver alguns dos principais fatores que determinam o custo de um transporte de carga.

4.2 Fatores principais no custo de transporte

Peso e cubagem. Em qualquer operação de transporte, a medida da massa da carga – apresentada em quilos, libras, toneladas, etc. – é um dos principais componentes do custo. Naturalmente se cobrará mais para se transportar 10 toneladas do que 2, porém deve se estar atento a descontos por quantidade. O peso vai definir também que tipo de equipamentos podem ser usados para manuseio e movimentação.

capítulo 4 7172 capítulo 4


Além do peso, o volume da carga, ou cubagem, é componente determinante nos custos de transporte. É só pensarmos em cargas leves, como isopor, que colocam uma grande necessidade de espaço físico. Sem dúvida, o custo de transporte vai refletir esse grande volume de carga, mesmo que seu peso seja relativamente pequeno. Deve-se notar que a razão matemática entre peso e volume é chamada de densidade (BALLOU, 2007; BOWERSOX et al., 2007).

Distância. Da mesma forma que o peso e o volume, a distância é um fator de impacto direto nos custos. Nota-se que transportes à longa distância costumam ter custos como combústível e manutenção como os mais importantes. Como veremos mais adiante, esses são custos chamados de variáveis. Já as distâncias curtas, os custos fixos, como o custo de equipamento, são mais preponderantes (BALLOU, 2007; BOWERSOX et al., 2007).

Manuseio do produto e acomodação da carga. Produtos que sejam mais fáceis de manusear e que possam ser acomodados de forma mais segura e estável representam menores custos. Nas figuras 4.1 a 4.4, temos algumas situações de manuseio que ilustram a complexidade técnica dessa operação. Quanto maior a dificuldade para mover a carga entre terminais e veículos e acomodá-la para transporte, maior o tempo gasto e as despesas com mão de obra. Como consequência, o produtor tem uma menor margem de lucro (BALLOU, 2007; BOWERSOX et al., 2007).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (98.4 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com