TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impacto Financeiro De Ter Apenas Um Prestador De Serviço De Transportes Em Uma Indústria Farmacêutica No Estado Do Rio Grande Do Sul

Por:   •  1/9/2023  •  Artigo  •  5.983 Palavras (24 Páginas)  •  65 Visualizações

Página 1 de 24

IMPACTO FINANCEIRO DE TER APENAS UM PRESTADOR DE SERVIÇO DE TRANSPORTES EM UMA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL 

FINANCIAL IMPACT OF HAVING ONLY ONE TRANSPORT SERVICE PROVIDER IN A PHARMACEUTICAL INDUSTRY IN THE STATE OF RIO GRANDE DO SUL

RESUMO

A indústria farmacêutica apesar de movimentar bilhões vem progressivamente sofrendo uma diminuição no seu lucro, devido à popularização dos medicamentos genéricos e a expiração de patentes, gerando a preocupação com os custos de distribuição dos seus produtos. O objetivo do estudo é analisar o impacto financeiro de uma indústria farmacêutica atuar com apenas um prestador de serviços de transporte. A forma utilizada no estudo é apresentar os principais parâmetros utilizados na escolha dos seus prestadores de serviços de transporte para a distribuição do seu principal produto, além de traçar e comparar os custos de distribuição com as transportadoras de forma isolada e conjunta. A pesquisa caracterizou-se como um estudo de caso, com abordagem qualiquantitativa e descritiva. Empregou-se para tal a análise de documentos institucionais da empresa e os dados coletados através de entrevistas semiestruturadas com os gestores dos setores de venda, produção, finanças e recebimento sobre os custos de distribuição do produto no ano de 2021. Observou-se que mesmo que do ponto de vista técnico ser cômodo trabalhar com apenas uma transportadora, em relação aos custos, realizar cotações com várias transportadoras auxilia na diminuição de despesas com os fretes e permite verificar se os preços praticados estão de acordo com o mercado, além de estimular a competitividade e a qualidade dos serviços prestados. Sugere-se que sejam realizados mais estudos sobre o impacto financeiro que os custos com transportes podem acarretar na indústria farmacêutica, em decorrência desse setor da economia ter altas despesas com transporte, e apresentar lucros cada vez menores.

Palavras-chave: Logística. Custos Com Distribuição. Serviço De Transportes. Indústria Farmacêutica.

ABSTRACT

The pharmaceutical industry has gone beyond the costs of generic distribution to the reduction of its profits, due to a concern with the drug-delivery products and their profits. The objective of the study is to analyze the financial impact of a pharmaceutical industry acting only as a provider of health services. The method used is not to present the main parameters used in the choice of transport of its main service providers, of study and comparison of the distribution costs with the carriers in an isolated and joint way. A is characterized as a case study, with a qualitative-quantitative and descriptive approach. For this purpose, the company's institutional documents and analysis data were used through semi-analysis studies of the managers of the sales, production, finance and receiving sectors in the year 2021. That the technical point is to be comfortable working with only one carrier, in relation to the costs, carry out with several auxiliary carriers in the increase of expenses with freights and allows to verify the prices of view are in accordance with the market, in addition to simulating a quality and quality of the services provided. It is suggested that further studies on financial costs can impact the costs incurred with transport costs, and present profits each time.

Keywords: Logistics. Distribution Costs. Transport Service. Pharmaceutical Industry.

1 INTRODUÇÃO

A logística se refere a um conjunto com uma variedade de atividades executadas com o objetivo comum de gerenciar as informações, o tempo, os custos e a disponibilidade de bens e serviços. Dessa forma, a empresa e seus colaboradores em seu próprio cotidiano executam uma grande quantidade dessas atividades relacionada à mesma (BALLOU, 2006).

A Logística pode ser considerada uma ciência já que ela se relaciona com campos teóricos como a matemática, a engenharia e a administração de empresas. A sua fundamentação está na preocupação em promover uma melhor rentabilidade nos serviços de distribuição aos clientes e consumidores, através do desenvolvimento de conceitos e métodos de planejamento, organização e controle efetivo para as atividades de movimentação e armazenagem, visando facilitar o fluxo de produtos (ARAÚJO; LIMA; LIMA, 2018).

Engane-se quem pensa que a logística está apenas relacionada com o transporte. O transporte é somente um dos fatores entre muitos outros em um sistema de logística efetivo. Outras variáveis devem ser consideradas, como, a localização geográfica das instalações, administração de estoques, o controle de matérias-primas, os padrões de demanda, as estratégias de mercado (FANZAN; COSTA, 2005).

Os custos de uma maneira geral sempre foram a grande preocupação de muitas empresas, independente do tamanho das mesmas. Dessa maneira, o atual ambiente globalizado cria a necessidade de que se apliquem os conceitos de logística como condição para que as empresas consigam sobreviver. Em decorrência disso, a logística tem adquirido grande importância para as instituições, na medida em que o aumento de seu conhecimento pode contribuir para a criação de companhias competitivas em um mercado cada vez mais exigente e interligado (BERTAGLIA, 2009).

Para facilitar o processo de compreensão sobre os custos das operações realizadas, é essencial que se conheçam os custos de cada atividade. Disso resulta o aumento na preocupação em analisar os operadores logísticos com sistemas de informações eficazes, especialmente os relacionados à distribuição, que permitem aos gestores obter um melhor controle de custos dos processos operacionais e uma maior eficiência no gerenciamento das informações de logística (RODRIGUES, 2006).

Como dito anteriormente, a logística envolve uma série de áreas, e, consequentemente, de profissionais. Entre todas essas, a contabilidade tem um destaque especial. A visão do contabilista é imprescindível para a análise de custos que tem impactos financeiros para as instituições. Além disso, é a partir dessa análise que serão realizadas as melhores tomadas de decisões, bem como, a otimização dos processos para evitar despesas desnecessárias. (FANZAN; COSTA, 2005).

No que se refere ao ramo da indústria farmacêutica, tanto do ponto de vista nacional, como internacional, mesmo este setor movimentando bilhões de reais anualmente, sua margem de lucro tem diminuído de forma progressiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.5 Kb)   pdf (128.7 Kb)   docx (27.7 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com