TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Técnico - Acidente com Dallas Wiens

Por:   •  19/9/2016  •  Relatório de pesquisa  •  538 Palavras (3 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 3

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL

(SENAI)

RELATÓRIO TÉCNICO

AULA INICIAL: 11/10/2013

ALUNA: VANESSA DOS SANTOS ARAGÃO

TURMA: P00106

Sabe-se que choques elétricos e fios de alta voltagem são altamente perigosos. Ainda mais quando não se tem os cuidados e equipamentos apropriados para o trabalho a ser realizado. Para isso temos várias normas que ajudam no desempenho das atividades e asseguram a integridade do trabalhador.

Como, por exemplo, a NR-06 para Equipamento de Proteção Individual, a NR-10 para Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade e a NR-35 para Trabalhos em Altura. Normas indispensáveis e que deveriam ter sido aplicadas no acidente que ocorreu com Dallas Wiens.

Em novembro de 2008 o jovem Dallas se preparava para fazer um trabalho de pintura na Igreja Batista da comunidade, quando estava subindo no elevador sua cabeça esbarrou na fiação elétrica. O acidente o deixou três meses em coma, como também, completamente desfigurado, cego e com graves lesões.

Três anos mais tarde, Dallas passou por um transplante facial completo. A primeira pessoa a passar por um transplante nos Estados Unidos, no hospital Brigham and Women's Hospital, em Boston, Chicago. A cirurgia foi paga pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos.

Enquanto esteve no hospital, ele passou por 22 procedimentos cirúrgicos e recebeu tudo novo: nariz, lábios, pele, músculos e nervos de um doador anônimo. Sua adaptação foi rápida. Segundo o cirurgião Bohdan Pomahac, responsável pela operação, o transplante foi melhor que o esperado. 

As causas do acidente de Dallas podem ser inúmeras, principalmente ocasionadas por fator humano, já que por um descuido da parte dele encostou-se a um fio de alta tensão e a tragédia aconteceu. Porém, houve a realização de um trabalho sem estar devidamente treinado e autorizado e com falta de equipamentos de proteção individual essenciais para tal operação.

Houve diversas consequências para Dallas após o acidente, como o preconceito, o modo como passou a ser visto e tratado, os olhares e afastamento das outras pessoas, o sofrimento físico e mental, as diversas cirurgias e remédios, assistência psicológica e dependência de terceiros para acompanhamento e locomoção.

Contudo, diante de tudo isso em nenhum momento ele pensou em desistir de viver, teve o apoio dos seus familiares e amigos, bem como da comunidade, conheceu novas pessoas que lhe ajudaram e teve o amor incondicional da sua pequena filha, Scarlett de quatro anos. De acordo com ele, sua filha e sua fé o mantiveram firme, já que tudo que ele mais desejava era voltar a sentir os beijos da pequena.

Deveriam ter sido tomadas atitudes antecipadas que impedissem esse acidente. Porém, com esse infeliz exemplo, percebemos que devemos controlar os riscos, cumprindo as normas e requisitos legais obrigatórios e dessa forma reduzir o número de acidentes, falhas e perdas preservando a integridade física dos trabalhadores e melhorando a qualidade de vida.

Neste caso a aplicação de EPCs e o uso de EPIs tornaria a atividade mais segura. Para isso devem ser disponibilizados capacetes de proteção, luvas isolantes de borrachas de acordo com a classe de cada voltagem, vestimentas apropriadas e botas. Além de instruir os empregados e realizar treinamentos contratando apenas trabalhadores qualificados. Se tivessem seguido essas normas, esse e tantos outros acidentes teriam sido evitados. Deve-se identificar os meios de melhorias e estabelecer metas de modo a minimizar o índice de acidentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (81.8 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com