TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Visita Técnica

Por:   •  26/5/2015  •  Artigo  •  785 Palavras (4 Páginas)  •  713 Visualizações

Página 1 de 4

RELETÓRIO DE VISITA TÉCNICA

Introdução

Desde a Idade da Pedra, o homem vem utilizando rochas para o seu desenvolvimento e à medida que o homem foi se tornando sedentário e passou à fase de urbanização, as rochas passaram a ter enorme importância, sendo utilizados nos mais variados tipos de construções. No início, as técnicas de uso das rochas eram extremamente rudimentares e com os avanços tecnológicos ocorreram grandes melhorias nos processos de lavra nas pedreiras. Ainda hoje, grandes quantidades de rochas britadas são utilizadas na construção de edifícios, casas, estradas e outras obras civis.

Objetivo

O Objetivo desde relatório é efetuar um relato da visita técnica a Construtora e Britagem Milanos Ltda. Solicitado pelo professor: Régis Danillo da Escola Técnica Vale dos Carajás.

Desenvolvimento

A visita foi programada para o dia 16/05/2015 nas instalações da própria empresa que produz Calcário e seus derivados inclusive com fornecimento de concreto pronto para ser aplicado.

A visita transcorreu normalmente conforme programado; A principio fomos apresentados aos representantes da equipe de segurança da empresa os quais nos falaram dos riscos bem como das medidas de mitigação para tais riscos, recebemos também algumas informações sobre o plano de atendimento a emergências e como nos comportarmos em caso de emergência no momento da visita.

Processo de Extração

Dentro do contexto da visita fomos à mina lá recebemos informações que o processo de extração do calcário é feito por detonação ou desmonte com explosivos e como são feitas essas detonações os riscos e cuidados a serem tomados.

        É sabido por nós que teoricamente O planejamento do desmonte, com utilização de explosivos, é influenciado por diversos fatores, os quais necessitam de controle para que os objetivos pretendidos do desmonte sejam efetivamente alcançados. A escolha do método e dos equipamentos de perfuração, a distribuição, o diâmetro e profundidade dos furos, o tipo de explosivo a ser utilizado e a qualificação da equipe de desmonte são, por exemplo, fatores relevantes para o sucesso do desmonte, mas, as condições geológicas têm papel fundamental e sempre devem ser consideradas no projeto.

O desmonte de rochas em pedreiras segue o método de bancadas simples ou múltiplas, dependendo do porte e condicionamento topográfico e geológico do maciço rochoso. De um modo geral, no Brasil as lavras em pedreiras são desenvolvidas em encostas e, poucas, são configuradas na forma de cavas (open pit). O método de bancadas é o método mais comum para desmontes com utilização de explosivos. A organização dos furos paralelos a faces livres permite uma fácil fragmentação do maciço rochoso tornando, dessa forma, o método de bancadas em um dos métodos mais fáceis, eficientes e econômicos de desmonte. Com algumas variantes este é o método utilizado na empresa da visita em apreço.

[pic 1]

Transporte e carregamento Britagem e Estocagem

O carregamento e transporte em pedreiras, tradicionalmente, é feito com o sistema carregadeira frontal/caminhão. Outras opções de equipamentos para o carregamento incluem retroescavadeiras. O transporte por caminhão vai desde a frente de lavra, até a planta de britagem e depois para o mercado consumidor. Os crescentes aumentos no preço do petróleo, considerando-se ainda que a tendência de crescimento de preços seja mantida para os próximos anos, têm feito com que os operadores de pedreiras procurem melhores práticas e tecnologias para permanecerem competitivos no mercado.

No caso da Construtora e Britagem Milanos não foge a regra o transporte da matéria prima é feita com a utilização de caminhões até o britador primário daí segue para outros britadores secundários terciários e os mesmos pensam no futuro na instalação de um quaternário entre esse conjunto de britadores tivemos a oportunidade de conhecer o principal deles que é um britador móvel de grande porte após o quais segue um processo de seleção levando em conta a granulometria do produto visando o atendimento de cada cliente e esse produto é estocado em pilhas de acordo com sua granulometria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (145.6 Kb)   docx (511.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com