TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Visita técnica

Dissertações: Relatório Visita técnica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2013  •  916 Palavras (4 Páginas)  •  8.284 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Foi realizada através da disciplina Equações Diferenciais e Séries, com os alunos da 4ª série do curso de Engenharia Civil da Faculdade Anhanguera, acompanhada pelo professor Mauricio Malvezzi, no dia 24 de Agosto de 2013. A visita foi orientada pelo Encarregado de Obras Victor Luan.

O objetivo desta visita foi proporcionar aos alunos, que até então, na sua maioria, não possuíam contato com obras da construção civil, o conhecimento prático do processo de construção. Observar detalhes técnicos da construção, materiais e equipamentos, conhecer um pouco do processo planejamento e execução e do dia-a-dia dos trabalhadores num canteiro de obra, incluindo aspectos de segurança do trabalho.

Desenvolvimento

A obra visitada, o edifício Arboreto, será um edifício residencial, construído no bairro Goiabeiras, AV. São Sebastião. Edifício com 22 pavimentos, sendo 2 sub-solos, 1 térreo, 1 intermediário e mais 18 pavimentos.

Antes de se iniciar efetivamente as construções foi feito a análise topográfica do terreno, através da sondagem. A sondagem é um processo muito usado para conhecer o subsolo fornecendo subsídios indispensáveis para escolher o tipo de fundação a ser utilizada, este teste é muito importante para Construção Civil.

O conhecimento do tipo de solo é importante para se conhecer o comportamento esperado ao receber as cargas. A sondagem prossegue até a profundidade especificada pelo projetista ou então até que a percussão atinja material duro como, por exemplo, rocha, matacões, seixos ou cascalhos de diâmetro grande.

Durante a perfuração é feito um ensaio de cravação do amostrador no fundo do furo, para medir a resistência do solo e coletar amostras. Esses dados são posteriormente utilizados para traçar as plantas topográficas dos terrenos. O resultado do teste será a quantidade de golpes necessários para fazer penetrar os últimos 30 cm do amostrador no fundo do furo.

Após a análise do solo/subsolo, inicia-se a obra. A construção está a cargo da Construtora Plaenge

Plaenge

Com mais de 40 anos de atuação nos segmentos de incorporação residencial, construção civil, projetos e montagens industriais, o Grupo Plaenge é atualmente a maior construtora imobiliária de capital fechado e um dos mais tradicionais grupos de engenharia do país.

No segmento imobiliário, o Grupo ocupa posição de destaque nas 8 cidades brasileiras em que atua, tendo entregue 241 empreendimentos onde habitam mais de 65 mil pessoas. O Grupo Plaenge atua com as marcas Plaenge - para o público "premium" e Vanguard Home - focada no comprador do primeiro imóvel.

Em 2009, iniciou sua internacionalização com a constituição da Plaenge no Chile, desenvolvendo projetos habitacionais em 3 regiões ao sul do país onde já entregou diversos empreendimentos.

No segmento industrial, a Emisa Plaenge possui em seu portfólio obras entregues em 19 estados brasileiros e na Venezuela, tendo como seus principais clientes: Coca-Cola, Unilever, Philip Morris, Sig Combibloc, Michelin, Adams, entre outras.

Em visita a obra, um dos processos que me chamou bastante atenção foi o processo de compra dos vergalhões já cortado e dobrado, fornecido através da empresa ArcelorMittal Brasil S/A.

Corte e Dobra

Equipamentos de ponta realizam o serviço de Corte e Dobra do aço de maneira totalmente automatizada, garantindo qualidade e precisão em todos os formatos de peças.

Além de cortar e dobrar, o conjunto de serviços do sistema Belgo Pronto abrange:

• Programação da produção das peças em sincronia com o andamento da obra

• Conferência e checagem dos projetos e formas

• Emissão de planilhas e romaneios para utilização gerencial da obra

• Entrega de peças totalmente identificadas para melhor armazenamento e execução

• Assessoria técnica especializada para adaptação ao sistema

Obra

Redução de perdas de aço

Com Belgo Pronto é possível determinar o consumo final de aço no início da obra.

Racionalização do canteiro de obras

O espaço que seria reservado para estoque de barras, instalação de equipamentos e bancadas para corte e dobra pode ser utilizado para outras finalidades.

Construção otimizada

Tanto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com