TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório do livro Uma breve história da curadoria

Por:   •  29/11/2017  •  Resenha  •  318 Palavras (2 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 2

Relatório do livro Uma breve história da curadoria (pag. 241-290)

Lucy Lippard

Lucy Lippard nasceu em 1937, em Nova York.

Lucy é critica de arte, escritora e teórica feminista. Entre muitas outras atividades. É co- fundadora da Printed Matter, e responde pela curadoria de inúmeras exposições nos Estados unidos. Fez mestrado em historia da Arte.

Sua primeira exposição como curadora foi em 1966.

Realizava trabalhos no MoMA, mas no final da década de 1960 começou a protestar pelo direito dos artistas e mais tarde protestou contra o MoMA por não permitir que os funcionários se sindicalizassem e por chantagear artistas, e por negligenciar mulheres artistas.

Lucy diz que as pessoas sempre comentavam que ela sabia as coisas antes do tempo, e ela diz que não sabia antes do tempo, mas que acompanhava a arte de dentro dos ateliês. Também fala que não se inspirava muito em ninguém, a não ser pela sua comunidade de artistas.

Ela não gostava da exclusão racista e sempre que podia incluía alguém que ela gostasse do trabalho.

Ela relata que em 1968, foi um dos seus momentos mais radicas, pois estava envolvida com o movimento antiguerra.

Lucy relata que naquela época os artistas não tinham muita ligação com a política, mas que começou a ver a idéia de arte ligada a política como forma de protesto e achou interessante.

Lucy fala que foi a arte feminista que a trouxe de volta ao universo da arte, porque as mulheres queriam estar nas exposições e que escrevesse sobre elas, ela não queria sair do meio, pois tinha o receio de sair e isso impactar no que se tinha conquistado ate o momento.

Lucy Lippard, na minha visão teve como sua maior contribuição a luta pelo lugar da mulher não só na arte mas em toda sociedade, e muito alem disso, ela buscava dar oportunidade aos que eram menos vistos (seja home ou mulher), aos que tinham uma barreia imposta pelas injustiças da discriminação e preconceito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (53.2 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com