TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório sobre medidas de dois pontos e dispersão

Resenha: Relatório sobre medidas de dois pontos e dispersão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  Resenha  •  310 Palavras (2 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 2

Relatório 2- Medidas de Posição e Dispersão

Medidas de posição: é um valor que representa uma entrada típica ou central do conjunto de dados, são também estatísticas que representam uma série de dados orientando-nos quanto à posição da distribuição em relação ao eixo horizontal do gráfico da curva de frequência. As medidas de posições mais importantes são média, mediana e moda.

• A média de um conjunto de dados é a soma das entradas de dados dividida pelo número de entradas ou seja e a soma de todos os valores da amostra, dividida pelo número desses valores.

• A mediana de um conjunto de dados é um valor que está no meio dos dados quando o conjunto de dados é ordenado. É uma medida de tendência central que indica exatamente o valor central de uma amostra de dados, mediana mede o centro de um conjunto de dados ordenado dividindo-se em duas partes iguais. Se o conjunto de dados tem um número impar de entradas, a mediana é a entrada de dados do meio. Se o conjunto de dados tem um número par de entradas, a mediana é a média das duas entradas do meio.

• A moda de um conjunto de dados é um valor no conjunto de dados que ocorre com a maior frequência. Se nenhum valor é repetido, o conjunto de dados não tem moda. Se dois valores ocorrem com a mesma frequência, cada valor é uma moda e o conjunto é chamado bimodal.

Medidas de dispersão ou variabilidade servem para verificar a representatividade das medidas de posição, ela mede o grau de concentração ou dispersão dos dados em torno da média, as principais medidas de dispersão são: amplitude total, variância, desvio padrão e coeficiente de variação, tanto para dados não agrupados e dados agrupados com ou sem intervalos de classe.

• Amplitude é a diferença entre o maior e o menor valor analisado em uma amostra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com