TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório técnico cientifico

Por:   •  18/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.224 Palavras (5 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

AGENCIA SENAI IVINHEMA-MS

Adriana Silva

Gustavo Teixeira Tolfo

Granagem

Formação de cristais de açúcar por técnica de semente

Ivinhema-MS,2015

Escola Estadual Reinaldo Massi - Extensão E.M.R

Benedita Figueiró de Oliveira

Escola agrícola

Bruna Nissallys Tolfo

Relatorio de Estagio Supervisionado

  Relatório de Produção Agroindustrial Vegetal apresentado a disciplina de estagio supervisionado, sob coordenação da professora Kelly Hourpes e Valmir Silva Cruz Como um dos pré-requisitos para obtenção de titulo” Técnico em Agropecuária” integrado ao Ensino Médio, extensão E.E. Reynaldo Massi campus E.M.R Benedita Figueiró de Oliveira ( Escola Agrícola)

Professora:Kelly

Ivinhema-MS,

2016 [pic 3]

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2.1        OBJETIVO        5

3        MATERIAIS E MÉTODOS        6

3.1        MATERIAIS UTILIZADOS        6

3.1.1        PRODUTOS UTILIZADOS        6

3.2        PROCEDIMENTOS        7

        CONCLUSÃO        8

        REFERENCIAS        9


1 INTRODUÇÃO

Este Relatório de Estagio Supervisionado consiste na apresentação de dados conseguidos após aula pratica na Sala de Industria que teve como fim observar o processo de formação do polvinho por meio da utilização da técnica de Mandioca. Nas Industria Farinheiras, para obter um bom polvinho da mandiocal, é usada a técnica da granagem, a qual é de extrema importância para se obter um nível máximo de cristais uniformes. A granagem é feita de mel pobre do tanque de armazenagem da fábrica de açúcar.

A semente de açúcar é uma mistura homogênea de duas partes de álcool anidro para uma parte de açúcar. Esta mistura é preparada em sementeira, na qual há esferas que trituram os cristais de açúcar até que todos estejam no mesmo padrão de tamanho. Esta mistura é utilizada no vácuo durante a granagem do açúcar. As Moléculas de sacarose presentes no processo se depositam sobre os pequenos grânulos presentes na semente, formando os cristais de açúcar.

Entretanto durante a aula técnica realizou o processo adicionando agua no lugar do álcool anidro na mesma proporção dois por um. Nos dois processos esperou-se o período de seis dias para formação dos cristais a partir da semente da semente

Na formação dos cristais pode haver diferenças quanto a concentração do caldo: zona insaturada: não ocorre a formação dos cristais e os cristais adicionados se dissolvem; zona metaestável: não ocorre formação de novos cristais, os já existentes se desenvolvem; zona intermediaria: nascem novos cristais e os existentes crescem; zona supersaturada: ocorre a rápida formação de cristais, que se desenvolvem de forma desigual.

A granagem ou também cristalização do açúcar é o primeiro passo para se conseguir os resultados esperados e o mais importante. Existem 3 métodos diferentes para fazer a granagem do açúcar: por espera, por choque ou por meio de adição de semente. No qual seu ponto de formação dos cristais é dada por um coeficiente de saturação, cujo seu valor não deve ultrapassar a marca de 1,44, pois acima desse valor a cristalização acontece de forma desordenada.

No método de adição por espera consiste em alimentar o cozedor (evaporador de simples efeito) com xarope, enquanto processa a evaporação da água. Há um aumento do ss (coeficiente de saturação). Quando este atinge 1,1 a 1,2 (metaestável), nada ocorre, pois não tem cristais. Quando ss atinge a região intermediária, também não ocorre cristalização. Quando o coeficiente de saturação atinge valores superiores a 1,3 correspondente à zona supersaturada, ocorre a granagem ou o surgimento espontâneo dos cristais, ou seja, moléculas de sacarose deixam a solução passando a constituir a fase cristalina.

No método de adição por choque promove-se a concentração até a zona intermediária. Para isso trabalha-se com temperatura acima da temperatura normal de funcionamento do cozedor (vácuo menor). Quando a zona intermediária é atingida, promove-se uma redução do aquecimento às (ou aumento brusco do vácuo) condições normais do aparelho, promovendo uma redução da temperatura do xarope dentro do cozedor.

 No método de adição por semente consiste em concentrar o xarope até a região metaestável, e em seguida, injetar no interior do cozedor uma suspensão de microcristais preparada em laboratório através da moagem de cristais de sacarose suspensos em etanol absoluto. Estes cristais passarão a crescer em tamanho, pois o processo é realizado na região metaestável através da adição de xarope durante o cozimento. No caso da aula pratica foi usado o processo de adição por semente, o mais usado atualmente.


2 OBJETIVO

Este relatório tem por objetivo apresentar resultados encontrados em aula pratica na sala de Industria, bem como observar a formação do polvilho da mandioca.


3 MATERIAIS E MÉTODOS

3.1 MATERIAIS UTILIZADOS

Facas

Baldes

Liquidificador

Bacias

Pano de prato

Ralador

Balanca

3.1.1 PRODUTOS UTILIZADOS

  • Mandioca
  • Agua

  1.  PROCEDIMENTOS

Inicia-se lavando as mandiocas em seguida descascou-se para retirada de sujeiras. Sempre a mexendo para uma boa diluição do açúcar.

Sempre colocando na proporção dois por um até atingir a quantidade necessária, no processo foi usada quatro medidas de açúcar para duas de agua, entretanto, a quantidade pode variar se necessitar, após este processo é guardada a solução, enquanto é amarra-se o barbante no palito de sorvete e mergulhando-o na solução.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (137.1 Kb)   docx (57.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com