TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relação Da Educação - Ciência E técnica E Teoria E Prática

Ensaios: Relação Da Educação - Ciência E técnica E Teoria E Prática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  600 Palavras (3 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 3

A educação é caracterizada como de costume por dois pontos de vista: pela relação entre a ciência e técnica e pela relação entre teoria e prática. A relação ciência e técnica possui uma perspectiva positiva e retificadora. Os educadores são sujeitos mais técnicos que aplicam com maior ou menor eficácia as diversas tecnologias pedagógicas desenvolvidas por especialistas, técnicos ou cientistas. A relação teoria e prática os educadores aparecem como sujeitos críticos que munidos de diferentes ideias reflexivas e comprometidos com maior ou menor êxito com práticas educativas concebidas na maioria das vezes sob uma perspectiva política.

Esses dois pontos de vista estão bem evidenciados nas ultimas década, pois é notável a diferença entre os partidários da educação como ciência aplicada e os partidários da educação como práxis política. O autor deste estudo diferenciando e sabendo da realidade desses dois pontos de vista propõe um ponto de vista com uma realidade mais existencial sem ser existencialista e mais estética sem ser esteticista a pensar a educação a partir da experiência/sentido sugerindo um significado destas palavras em diferentes contextos.

Segundo o autor a experiência significa o que nos passa e o que nos toca e não o que se passa e ele ainda cita uma frase de um texto de Walter Benjamin onde fala na pobreza de experiências do mundo “nuca se passaram tanta coisa, mas a experiência é cada vez mais rara”. Concordo com o texto que fala que o excesso de informação que nos cerca dificulta nossa experiência, mas discordo em partes que a informação seja o contrário da experiência e entendo que o autor generalizou em falar que o sujeito busca estar cada vez melhor informado achando que está buscando sabedoria, mas saber não no sentido de “sabedoria”, mas no sentido de “estar informado” acredito que isso possa acontecer se não vivenciarmos todas as informações adquiridas e se acreditarmos nas informações como realidades absolutas assim tendo opiniões formadas sobre tudo.

Há uma frase de Albert Einsten diz "A única fonte de conhecimento é a experiência" que condiz ao observar a visão do autor deste texto em separar a informação de experiência, pois foi uma ideia bastante inteligente e nos leva a ter uma visão do saber diferente de que a informação que absorvemos não nos faz vivenciar, se ela não fez suceder ou acontecer nada, ela não é experiência. Penso que a informação é importante no sentido de entender a realidade atual que vivemos e refletir sobre as informações que nos são bombardeadas a todo o momento para assim julgarmos o quanto estamos sendo levados a ter opiniões concretas e formadas. A informação como objetivo e a opinião como subjetivo acaba realmente reduzindo nossa capacidade de aprendizado limitando muitas vezes em sermos a favor ou contrários a determinada informação e com certeza a correria do dia a dia, a velocidade dos acontecimentos, a euforia e o excesso de trabalho prejudicam a experiência como um todo.

Precisamos ter paixão pela profissão e buscar cada dia mais vivenciar acontecimentos para assim adquirir experiência com a vivência, tendo a criatividade, perseverança e coragem para que possamos adquirir experiência com conhecimento por caminhos talvez ainda desconhecidos e sabendo que nosso fanatismo e a emoção muitas vezes nos fazem observar uma realidade diferente e errônea daquela que poderíamos enxergar e somente com o experimentar conseguimos buscar um saber mais sólido e confiável, mas nunca definido e acabado, pois o saber nunca será absoluto e a busca por muda-lo para melhor em todos os sentidos é o que nos dá motivos para nós seres inacabados de continuar a lutar por um mundo melhor.

...

Baixar como  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »